Dicas e informações sobre casa e construção

Leroy Merlin, C&C ou Telha Norte, O que vale a pena comprar?

Veja nesta análise o que vale a pena comprar nas mega lojas de materiais de construção, como a Leroy Merlin, C&C, Telha Norte e outras do mesmo ramo. Veja a análise abaixo.

As grandes lojas de materiais de construção, como Leroy Merlin, C&C, Telha Norte e outras são excelentes alternativas pois oferecem uma linha muito ampla de produtos para a construção, é aquele lugar onde você encontra praticamente de tudo para começar e terminar uma obra, sem contar que a enorme variedade de produtos ajuda na inspiração para várias coisas. Eu mesmo tenho o hábito de visitar essas lojas mesmo que não vá comprar nada, simplesmente pelo fato de observar algumas tendências, novos materiais, entre outras motivações.

Entre 2013 e 2020, fiz a construção de duas casas e a reforma de uma delas posteriormente. Com isso, precisei comprar muito material de construção e fiquei por muito tempo visitando lojas de materiais de construções de todos os portes, ora comprando, ora pesquisando para uma possível compra futura.

Como eu moro em uma cidade próxima de Campinas, muita coisa do que eu precisei foi comprado nas grandes lojas de materiais de construção de Campinas, ou seja a Leroy Merlin, C&C e Telha Norte. Na verdade, eu a comprei muito na Leroy Merlin, algumas coisas na Telha Norte e muito pouco na C&C.

Mas vale a pena comprar nessas lojas? Leroy Merlin, C&C ou Telha Norte tem preços competitivos se comparados a outras lojas de menor porte e mais comuns em todas as cidades? Estive analisando por este aspecto e conclui que algumas coisas:

Material básico

A primeira observação que fiz foi que no caso do material básico e do ponto de vista financeiro nem tudo vale a pena. Telha, tijolo e bloco, por exemplo geralmente são bem mais caros do que nas lojas menores que você encontra na sua cidade. A diferença de preço chega a ser alta. Um bloco cerâmico que estava a R$ 0,60 em uma dessas lojas me custou R$ 0,35 em material de construção na minha cidade.

De fato, a compra de material básico faz muito mais sentido você comprar localmente do que buscar nessas grandes lojas. O que acontece é que muitos desses materiais básicos tem diversos fornecedores que acabam sendo mais competitivos nas lojas locais do que nas grandes.

Deve se levar em conta ainda a questão do frete que eles cobram e acaba inviabilizando, pois nesse caso ficaria muito caro, sem contar que a entrega acaba sendo mais demorada. Na loja de material de construção no bairro onde você mora, você liga lá e uma hora depois o caminhão está descarregando na obra, isto não acontece com Leroy Merlin ou Telha Norte, por exemplo.

Acabamento

Já na questão de materiais para acabamento história um pouco diferente e aí eu vi mais vantagens para comprar nessas grandes lojas do que em lojas pequenas localmente. Porcelanato, iluminação, material elétrico, torneiras, peças de banheiro, decoração, dentre outros. As opções são bem mais variadas e os preços bastante competitivos. Nos materiais de acabamento eu comprei muita coisa e realmente vale a pena considerar, especialmente a Leroy Merlin.

Promoções

Por outro lado outros tipos de material geralmente tem preços melhores, como pisos, revestimentos, tintas, entre outros. Especialmente pelas promoções que são feitas e que nesses casos é possível comprar por preços bastante atrativos.

Este é um ponto alto que essas lojas têm, afinal de contas eles conseguem fazer compras gigantescas e com isso fazer boas promoções. Acompanhar então o site ou mesmo visitar a loja periodicamente enquanto você está construindo é sempre uma boa opção para encontrar produtos com preços bem promocionais.

Custo do frete

Para pessoas de outras cidades em relação à localidade dessas lojas existe um detalhe que precisa ser considerado que é o custo do frete. Na C&C, por exemplo, eles cobram 4% do valor da compra para a entrega em outras cidades, na Telha Norte e Leroy Merlin eu não sei, mas provavelmente deve ser mais ou menor isso também. É preciso incluir este custo no valor dos produtos comprados quando você for de outra cidade.

Material de segunda linha

Uma dificuldade que algumas pessoas podem ter é quando você desejar comprar materiais de segunda linha. Sim, isto acontece com muita gente que está fazendo uma construção mais simples e que precisa desses materiais para baratear o custo da sua construção. Eu diria que na Leroy Merlin, C&C ou Telha Norte não é o melhor lugar para encontrá-los, exceto alguns produtos apenas, mas a maioria não se encaixa bem nesta categoria.

Sobre a Telha Norte:

É uma rede de lojas de distribuição de materiais de construção e que pertence ao grupo grupo francês Saint-Gobain, um dos maiores do mundo. Tem 46 lojas no Brasil, todas no estado de São Paulo, nas cidades de Barueri, Bragança Paulista, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Osasco, Piracicaba, Praia Grande, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, Sorocaba, Sumaré, São Carlos, São José dos Campos, Taubaté e várias lojas na cidade de São Paulo.

Mais informações: https://www.telhanorte.com.br

Sobre a C&C:

A C&C é uma empresa nacional com 41 lojas no Brasil nos estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A rede possui o maior Centro de Distribuição do Brasil, um no Estado de São Paulo e outro no Rio de Janeiro, além do maior estoque de pisos, azulejos, esquadrias, louças, metais sanitários, tintas e demais artigos para casa e construção, entre as redes varejistas atuantes no mercado.

Mais informações: https://www.cec.com.br/

Sobre a Leroy Merlin:

A Leroy Merlin é uma empresa francesa com atuação em 13 paises. No Brasil a empresa atua desde 1998 e tem dezenas de lojas espalhadas em 12 estados e no Distrito Federal. Apenas a título de curiosidade, o nome da loja, segundo informações no site da empresa, é formado pelos sobrenomes de Adolphe Leroy e sua esposa Rose Merlin (ver história da Leroy Merlin).

Mais informações: https://www.leroymerlin.com.br

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade