Dicas e informações sobre casa e construção

Depois da massa corrida, usa-se selador ou a tinta?

Depois de feito aplicação da massa corrida em uma parede para tirar as imperfeições e deixar ela bem lisinha, pode se aplicar tinta diretamente ainda é necessário fazer o uso de um selador antes da tinta?

A massa corrida é um produto que ajuda muito no acabamento de uma parede e é quase consenso entre as pessoas do seu uso para deixar a parede lisinha e para facilitar no processo de pintura que ocorrerá posteriormente. Mas a pergunta é se depois de aplicado a massa corrida ainda é necessário passar selador ou pode fazer a aplicação da tinta diretamente sobre a massa que foi colocada na parede.

Selador

rolo para pintura de paredes

A função de um selador é de permitir que a parede que está crua receba o primeiro tratamento antes da tinta, desta forma a parede vai chupar o selador e tornará mais fácil para aplicação da tinta, inclusive permitindo um melhor aproveitamento da tinta. Normalmente utiliza se a cor branca para facilitar aplicação da tinta posteriormente que poderá ser uma cor qualquer.

Desta forma, seu uso é recomendado para paredes novas que estão no reboco apenas. Caso você não use o selado e aplique a tinta diretamente no reboco, o que irá acontecer é que a primeira demão da tinta irá fazer o trabalho de selar a parede, mas o preço da tinta é muito maior do que de um selador, então, financeiramente não compensa.

Massa corrida

Massa corrida na parede

Quando se aplica a massa corrida, a mesma já faz o trabalho do selador, ou seja, ela faz o primeiro contato com a parede já deixa a superfície pronta para aplicação da pintura. Nada impede que você aplique um selador ou um fundo preparador, mas geralmente não há esta necessidade e a aplicação da tinta pode ser feita diretamente sobre a massa corrida que já deve ter sido devidamente lixada e está pronta para acabamento final.

Desta forma é correto afirmar que a massa corrida já substitui o selador, ou seja, ela tem dupla função que é selar e dar acabamento à parede deixando-a pronta para a aplicação da tinta.

Importante considerar que podem existir fatores diferentes e situações diferentes, portanto a informação acima é baseada numa situação relativamente normal, mas em algumas exceções você poderá utilizar o selador sem problemas se for essa a necessidade.

Cabe ao pintor analisar a parede e fazer o uso do produto que for necessário para obter um resultado satisfatório no final.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade