Dicas e informações sobre casa e construção

Guarda-roupa planejado ou modulado, qual é melhor?

Qual a diferença entre um modelo e outro em termos de espaço? Veja um comparativo entre esses dois tipos de guarda-roupas e um relato da minha experiência que mostra a opção que fiz e qual a principal razão para adotar um e não o outro.

Os móveis planejados estão em alta já faz algum tempo e não é incomum vendo pessoas trocarem guarda roupas e armários convencionais e fazerem modelos planejados, visando ganhar mais espaço e aproveitar melhor a disposição do ambiente.

Acredito que boa parte das pessoas já se conscientizaram de que os móveis planejados trazem muitas vantagens em relação aos modelos convencionais, mas existem também os móveis modulares que também têm características interessantes que podem ser uma boa alternativa em muitos casos.

Então nesse artigo nossa proposta é tentar analisar as características e vantagens de cada um deles para que você possa decidir na hora de fazer uma reforma na sua casa.

Guarda-roupa planejado

Guarda-roupas embutido planejado

Os móveis planejados têm como grande atrativo o fato de você poder criá-lo sob medida para atender as necessidades mais específicas e não ficar limitado a tamanhos e modelos padrão, como os que encontramos em lojas quando vamos comprar.

Assim, você pode criar um guarda-roupa do tamanho que quiser, colocar quantas portas quiser e aproveitar tanto espaço horizontal, como vertical. Esta é uma característica muito interessante e que vem trazer muito ganho de espaço, algo bastante necessário atualmente.

O segundo ponto importante dos móveis planejados é que eles podem ser criados com materiais e em cores que venha melhor combinar com todo o conjunto tanto de móveis, como das paredes da sua casa. Este aspecto decorativo também é importante e pode ser pensado em cada detalhe visando atender não apenas o aspecto funcional, mas também estético.

Por fim e não menos importante, devemos considerar os espaços pequenos que podem ser mais bem aproveitados. Nos guarda-roupas tradicionais é comum ficar aquele canto sobrando, pois o tamanho do guarda-roupa é menor do que o espaço disponível para eles. Nos móveis planejados você pode aproveitar cada um desses espaços, projetar melhor os cantos e assim sanar problemas que não eram possíveis com os modelos tradicionais.

Guarda-roupa modulado

Guarda-roupa modulado

Um guarda-roupa modulado, como próprio nome já diz ele é formado por módulos. Então, você compra os módulos prontos e une os uns aos outros formando o guarda-roupa do jeito que você quer.

De certa forma ele é parecido com o modelo convencional, pois você já os compra prontos, porém, por outro lado é parecido com o planejado pois você pode montar do jeito que precisar.

Quando eu construí a minha casa, inicialmente eu considerei a ideia de fazer móveis planejados, mas depois analisar os custos cheguei a conclusão que ficaria caro demais e aí foi que encontramos a ideia dos móveis modulados. Foi uma alternativa bem mais barata e que atendeu perfeitamente aquilo que a gente precisa.

Desta forma, você compra vários módulos, que podem ser com gavetas, de canto, sapateiras, módulos para vestido, com divisão ao meio, com cabideiro, dentre outros. Você pode escolher a quantidade e o tipo de módulos que desejar.

Depois na sua montagem eles são unidos um ao outro formando o conjunto do guarda-roupa. Quem olha para ele acha que ele é planejado, mas na verdade é modulado.

Qual é a vantagem do guarda-roupa modulado?

Acredito que a grande vantagem dele é a economia, pois ele fica bem mais barato do que se você fizer no modelo planejado. Então com eles eu acredito que você consegue reproduzir um pouco da ideia do planejado, mas é um custo mais acessível.

Qual a desvantagem guarda-roupa modulado?

A desvantagem é que os módulos têm tamanhos padrão, especialmente na altura. Sob esse aspecto, eles são mais parecidos com os guarda-roupas convencionais e portanto não dá pra você aproveitar muito o espaço vertical dele. Minha esposa cogitou inclusive a ideia de fazer um fechamento na parte de cima, mas depois de fazer alguns orçamentos, cheguei a conclusão de que ficaria caro demais.

Minha experiência

Em minha casa eu uso guarda-roupa modulado e sim já pensei em fazer um planejado e até fiz um orçamento com uma empresa, mas após ver o investimento que eu teria que fazer eu vi que ainda não tenho a honra de ter essa mordomia.

E comparando os dois digo que ambos são bons e atendem bem, mas o modulado serve para quem tem realmente uma necessidade de um guarda-roupa e não tem “tantas roupas” isto serve tanto para solteiros quanto para casais pelo fato de serem mais baratos.

Já os planejados não que não sirvam para quem também precisa de um guarda-roupa, mas ele serve para pessoas que tem uma boa renda e tem condição de planejar um, como eu disse é uma mordomia ter um, ele serve mais para decoração e design de um quarto, claro que também é ótimo para quem gosta de bastante espaço e tem muitas roupas, sapatos, perfumes entre outros, porém tem a mesma função e qualidade de um modulado, e fica com você escolher qual faz seu tipo e qual cabe no seu bolso.

Qual é o melhor: planejado ou modulado?

Conforme visto acima, eles apresentam características ligeiramente diferente e aí com base nesses dados, você pode entender melhor aquele que atende a sua necessidade.

Se você estiver disposto a gastar um pouquinho mais, com certeza o planejado é melhor pois você poderá aproveitar melhor os espaços e fazer algo sob medida, atendendo assim exatamente aquilo que você precisa.

Se a grana estiver um pouquinho curta e a economia for importante pra você, talvez o guarda-roupa modulado seja uma alternativa, da mesma forma que foi para mim.

Faça um orçamento de ambos e compare a qualidade dos materiais, bem como o próprio resultado.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade