Dicas e informações sobre casa e construção

Quais pesticidas podem ser usados no jardim ou quintal de casa?

Veja as principais pragas em hortas, pomares e jardins de casa, os pesticidas caseiros que podem ser usados como: cascas de ovos, urtiga, estrume e inseticida de tomate ou alho. Veja as dicas de como usar no seu jardim.

O ideal é utilizar no jardim e no quintal de casa pesticidas orgânicos. Quando aparecem as primeiras pragas e fungos, pode-se eliminá-los com produtos químicos que são vendidos em estabelecimentos de agroquímicos. Para usá-los, é preciso ter alguns cuidados especiais para aplicar, principalmente a dosagem, que deve levar em conta o perigo de toxicidade.

O uso de pesticidas químicos de agricultura de larga escala, não é recomendado para hortas ou pomares caseiros, porque para aplicar é preciso ter conhecimento especializado, com treinamento e equipamento adequado. Por serem sintéticos, não os manusear direito, pode atrapalhar o ecossistema e a saúde de pessoas.

Pesticidas caseiros

Para proteger as hortas, pomares e jardins domésticos, existem algumas receitas caseiras que ajudarão a manter longe insetos, fungos e qualquer outro parasita indesejado. Eles são bem defensivos, com pouca toxicidade para o homem e animais domésticos, respeitando o meio ambiente, ao serem utilizadas na agricultura orgânica. O pesticida caseiro deve ser escolhido de acordo com o inseto, parasita ou fungo que se deseja controlar, e com a disponibilidade dos ingredientes para a formulação.

Antes de fazer o pesticida, é preciso identificar pragas e doenças para conseguir um bom manejo e a garantia do desenvolvimento das plantas. Para ajudar, existem aplicativos para celulares, tablets e notebooks, alguns gratuitos.

Principais pragas em hortas, pomares e jardins

pragas de plantas

As principais pragas que são encontradas em hortas, pomares e jardins são:

Ácaros– eles são bem pequenos, com cerca de meio milímetro e uma cor avermelhada. Eles são a causa das manchas amareladas nas folhas.

Caracol– eles comem as folhas das plantas, e são fáceis de serem vistos, deixando uma trilha de baba pelo caminho.

Pulgões– eles se alimentam da seiva das plantas, até que fiquem secá-la. Além disso, soltam uma substância açucarada que atrai as formigas.

Percevejo– eles causam danos nas folhas das plantas, deixando um mau cheiro.

Mosca branca– ela age de forma parecida com o do pulgão, atraindo também formigas com eliminação do líquido açucarado. A diferença é que se espalha com maior facilidade.

Lagartas– elas são as larvas das borboletas, sendo facilmente identificadas e eliminadas.

Tripes– eles são pequenos, com um corpo mais estreito e possuem um sugador. Na fase adulta, desenvolvem dois pares de asas.

Traças– quando se encontram na fase de larva, são bastante prejudiciais e penetram em frutos, buscando por abrigo e alimento. Elas podem destruir toda uma horda se não for feita a proteção e combate necessários.

Fungos– são os mais difíceis de serem eliminadas quando estão em um ambiente favorável. Se desenvolvem em altas temperaturas e umidade, podendo matar a planta. Alguns dos principais fungos são: míldio, fungo branco-acinzentado, ferrugem e mofo cinzento.

Pesticidas que podem ser feitos em casa

Inseticida de tomate

As folhas do tomate podem ser excelentes repelentes para pulgões, vermes e lagartas, sendo muito fácil de fazer. Pique encha dois copos com as folhas e coloque água, deixe a mistura descansando por no mínimo uma noite e dilua em outros dois copos com água. Basta colocar em uma embalagem com spray e aplique sobre as plantas. Porém, ele deve ficar longe de animais domésticos.

Inseticida de alho

O alho é um grande repelente natural que pode ser facilmente usado. Uma cabeça de alho deve ser batido no liquidificador com cravos da índia e dois copos de água. Assim que estiver bem batido, deixe descansar por um dia e depois dilua em 3 litros de água. A mistura deve ser espalhada diretamente sobre as folhas das plantas.

Estrume

O estrume ou esterco ajudam a enriquecer o solo, pode ser comprado em lugares especializados ou produzido em casa, com as fezes de animais.

Urtiga

A urtiga pode ser uma grande ajuda para o cultivo. Usando luvas grossas, é necessário colher um pouco de urtiga e deixar de molho, coberto. A mistura deve ficar descansando por pelo menos uma semana para começar a pulverização.

Cascas de ovos

As cascas de ovos podem ser usadas como fertilizantes e repelentes, estando em pedaços ou trituradas. Ao triturar, espalhe o pó sobre a base das plantas, ou use os pedaços, circulando em volta dela. Será uma barreira para afastar caracóis e lagartas.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade