Dicas e informações sobre casa e construção

Vale a pena colocar piso frio na área externa de uma casa?

Em quais sentidos o piso frio poderá ser útil na área externa de uma casa? Limpeza, conservação das paredes e muros, estética e valorização do imóvel. Veja as dicas.

O que fazer com a área externa de uma casa? As estratégias que encontramos por ai são as mais diversas que vão desde o chão batido ao piso frio. O piso da área externa, também conhecida como quintal pode influenciar muito a área interna de uma casa na limpeza e conservação, por exemplo, sem contar no contraste que poderá haver entre um e outro. A densidade contribui para um revestimento de porcelana resistente à umidade e resistente a cavacos, mas também dificulta o corte do azulejo. Se você decidir instalar porcelanatos em sua varanda ao ar livre, considere alugar uma serra molhada equipada com uma lâmina de diamante. Essas serras são fortes o suficiente para cortar porcelana com o mínimo de quebra de ladrilhos que vale a pena colocar piso frio na área externa de uma casa? Eu acredito que sim e abaixo coloco algumas observações sobre isso.

Limpeza

A principal vantagem é em relação a limpeza externa e interna. Durante um tempo minha casa teve piso cimentado (contra-piso apenas) na área externa e isto torava o processo de limpeza bastante complicado. Gasta muita água e demanda tempo para lavar tudo e o que é pior é que a sujeira vinha sempre para dento de casa já que o contrapiso da área externa solta muita areia e outras sujeiras que fica acumulada nos poros e o entra e sai diário inevitavelmente acaba trazendo a sujeira para dentro. Depois que coloquei piso frio melhorou muito.

Algumas dicas de limpeza:

  • Produtos de limpeza: Tome muito cuidado com produtos de limpeza em pisos, especialmente em porcelana, já que muitos acabam danificando o produto. O ideal é utilizar um detergente neutro ou algum produto que seja comprovadamente específico para limpeza de porcelanato.
  • Piso escorregadio: Vale lembrar que o por ser lá nato ou piso cerâmico em área externa pode ser uma armadilha, especialmente quando estiver chovendo vou quando estiver lavando. O que acontece que esse piso tende a ser muito liso e precisa tomar todos os cuidados para evitar quedas e possíveis fraturas.
  • Lavadora de pressão: Uma boa opção para limpar pisos em porcelana atos externos a utilização das lavadoras de alta pressão, uma vez que elas utilizam basicamente água e força para remover sujeira e deixar o piso bastante limpo. É uma boa estratégia para evitar produtos de limpeza que podem danificar o piso.

Conservação

A conservação da parede, portão e do próprio piso é beneficiado também. O contra-piso tende a ir se soltando e com o tempo começa aparecer as fissuras e ai só vai aumentando. Com  o piso frio além de resolver este problema evita a sujeira que é ruim para a pintura da parede, do portão e outras áreas expostas.

Algumas dicas de conservação:

  • Cores mais escuras: Usar cores mais escuras no piso externo pode ser uma boa estratégia de conservação, uma vez que é mais comum nessas áreas acumular sujeira se deixar o piso mais encardido. Assim um peso muito claro tem de aparecer muita sujeira e perder um pouco o visual estético.
  • Desnível: Outra estratégia importante é quanto a colocação do piso, Jack desse caso deve ser observado um bom desnível para que a água da chuva não fique acumulado e assim acumule sujeira, como é o caso de ficar encardido ou com bolor onde a água fica parada.
  • Rodapé alto: O uso do rodapé alto também é uma boa estratégia pensando em proteger a parede e consequentemente o próprio peso. Sabemos que a água da chuva pode provocar danos em paredes quando ela for consistente, assim um peso um pouco mais alto pode ser uma boa proteção.

Estética

Outro fator beneficiado é a estética da casa que melhora muito. Um bom piso para a área externa muda muito o fator estético a valoriza inclusive o imóvel. Aqui é importante escolher um bom piso que venha combinar com o piso da casa e as cores das paredes externas.

Algumas dicas de estética:

  • Combinação de cores: A estratégia para uma boa estética e um piso externo e fazer uma boa combinação de cores, levando em conta a cor da parede, a cor do piso interno e outros elementos em seu contexto.
  • Tamanhos adequados: Também vale observar a questão do tamanho do piso, isto deve ser considerado levando em consideração o tamanho da área externa que você vai colocar o produto. Para espaços muito pequenos pode se adotar um tamanho de peso menor, já para espaços muito grande não tamanho maior pode ter uma estética mais agradável.
  • Rejunte escuro: Usar um rejunte escuro é uma boa estratégia para uma estética externa. O que acontece é que se um rejunte muito claro for colocado a tendência dele de encardir é muito grande e isso pode comprometer a qualidade estética do piso.

Valorização

Um dos fatores importantes de se considerar ao colocar piso na área externa é de uma maior valorização do imóvel. Uma vez que é dar um acabamento melhor e isso tende a deixar o imóvel mais atrativo em caso de venda, por exemplo.

Neste caso o piso por ser lá nato é mais indicado do que eu piso cerâmico comum, uma vez que esse tem uma resistência maior e que normalmente é mais bem visto do ponto de vista de investimento.

Piso liso em área externa

Mas na casa onde eu morava eu fiz uma reforma e decidi colocar um piso liso em toda a área externa, incluindo a garagem e corredor lateral. O resultado é que ficou muito bom e para ser sincero não tive o problema de ficar tão escorregadio. Claro que é preciso de um pouco mais de cuidado, especialmente quando estiver lavando e usando sabão em pó ou outros tipos de sabão. Mas o ganho foi muito grande, já que a facilidade para lavar é muito grande e em muitos casos até uma simples vassoura já resolvia o problema. No caso dos pisos emborrachados, algumas pessoas reclamam da maior dificuldade para a limpeza.

Cuidados

Piso frio é liso e quando molhado torna-se escorregadio! Isto é uma verdade é precisa realmente ter cuidado nisso. Outra dica seria colocar o chamado piso emborrachado que não escorrega, mas tome cuidado, ele também costuma dar mais trabalho para a limpeza e pode acumular sujeira muito mais facilmente.

Se o quintal tem pouco desnível o piso frio liso pode ser colocado sem problemas, mas tendo apenas o cuidado para dias de chuva ou quando for lavar, quando houver muito desnível é recomendável um emborrachado para evitar quedas de pessoas. A fundação em sua casa pode vazar uma quantidade substancial de ar, já que está praticamente fora do chão. Ter pisos frios no inverno é provavelmente causado por um mau isolamento na viga da sua casa ou espaço rasteiro,áreas conectadas à fundação.Como um impacto negativo adicional de pisos frios, as condições frias em sua casa farão com que seu sistema de aquecimento trabalhe arduamente para combatê-lo, levando a um aumento em suas contas de luz.

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade