Dicas e informações sobre casa e
construção

Vantagens e desvantagens home office ou escritório em casa

Vantagens como a qualidade de vida, mais tempo para outras atividades e até o conceito de sustentabilidade. Veja também algumas desvantagens como produtividade, perda de foco e concorrência.

Trabalhar em casa é uma tendência que está na moda uma moda e que cada dia cresce mais no Brasil, já são muitos os artigos na internet e outras mídias falando da expansão do modelo de home Office ou trabalhar em casa. Embora seja apontado sempre como um ponto positivo, existem também alguns problemas relacionados ao modelo de escritório e trabalho em casa. Abaixo temos as vantagens e desvantagens desses modelos.

Vantagens

Qualidade de vida

O principal benefício d escritório em casa é a qualidade de vida, afinal trabalhar em casa proporciona mais comodidade e menos estresse no trânsito e na vida no escritório nas empresas. O ambiente doméstico também traz mais conforto e acesso a recursos que normalmente nas empresas não existem.

Com um número crescente de funcionários trabalhando em casa - ou usando a casa como base de trabalho por pelo menos parte da semana - fica claro que há uma série de benefícios para os negócios , como:

  • Melhoria na retenção de funcionários -o trabalho em casa pode ajudar a manter os pais que trabalham com as responsabilidades de cuidar dos filhos.
  • Acesso a um grupo mais amplo de candidatos -por exemplo, pessoas com deficiência que podem preferir trabalhar em casa.
  • Possíveis ganhos de produtividade -devido a menos interrupções e menor tempo de deslocamento.
  • Maior motivação do pessoal -com níveis reduzidos de stress e doença.
  • Benefícios financeiros - economia no espaço do escritório e outras instalações.
  • Conveniência - capacidade de localizar pessoal de vendas perto de clientes em vez de nas suas instalações.
  • Melhor equilíbrio vida/trabalho - os funcionários que trabalham em casa podem levar a melhorias na saúde e no bem-estar.

Mais tempo para outras atividades

Contribui ainda com o fator qualidade de vida o fato de sobrar mais tempo para outras atividades, afinal o tempo de deslocamento para o trabalho diariamente é precisoso e quem trabalha em casa pode usá-lo para praticar exercícios, leitura, descansar ou dedicá-lo à família, por exemplo.

Conceito de sustentabilidade

Recentemente em uma entrevista sobre o assunto home Office surgiu inclusive o conceito da sustentabilidade, isto é, ao deixar o carro na garagem você estará também contribuindo para menos queima de combustível, é um carro a menos na rua e isto resultaria no princípio da sustentabilidade.

Desvantagens

Produtividade

Como desvantagens existe a preocupação com a produtividade que pode ser prejudicada caso não haja uma consciência de que trabalhar em casa é trabalhar mesmo e a concorrência doméstica e outras pessoas em casa não podem tirar o foco do trabalho e assim ter a produtividade prejudicada.

Concorrência

A concorrência neste caso pode ser outras pessoas, como filhos, esposas ou maridos que as vezes não entende que você está trabalhando e confunde o ambiente doméstico com o trabalho em casa, pode ser a TV, a sala de descanso, a geladeira, entre outros.

Perda do foco

Então acho que o grande desafio é não perder o foco e isto é visto por muitos como uma desvantagem, uma vez que a concorrência citada acima pode ser irresistível. Mas é preciso ficar atento e manter o foco naquilo que precisa ser feito, desta forma o trabalho em casa ou o home Office pode ser sim uma boa alternativa.

Há também algumas desvantagens para os funcionários que trabalham em casa, a maioria delas se relaciona com aqueles que trabalham em casa para todos, em vez de parte, da semana de trabalho:

  • Dificuldade em monitorar o desempenho - pode haver dificuldade em gerenciar os trabalhadores domésticos e monitorar seu desempenho. Veja gerenciar com eficiência os funcionários que trabalham em casa.
  • Problemas de desempenho - possível deterioração nas habilidades dos funcionários e na qualidade do trabalho.
  • Custo de trabalhar em casa - custos iniciais de treinamento e fornecimento de equipamento adequado, incluindo adaptações para atender aos padrões de saúde e segurança e às necessidades dos funcionários com deficiência.
  • Problemas com o desenvolvimento da equipe - dificuldade de manter o desenvolvimento da equipe e aprimorar as habilidades.
  • Risco de segurança da informação - os problemas de segurança da informação podem ser mais prováveis ​​de ocorrer.
  • Aumento dos custos de telecomunicações - por exemplo, aumento de contas telefônicas ou de banda larga ou a exigência de fornecer ao seu funcionário um telefone celular para fins de trabalho.
  • Problemas de comunicação - podem aumentar os sentimentos de isolamento entre os trabalhadores domésticos.
  • Diminuição da moral da equipe - pode ser mais difícil manter o espírito de equipe quando os funcionários estão trabalhando em diferentes locais.
  • Nem todos os trabalhos são adequados para o trabalho em casa - o trabalho em casa é mais adequado para alguns trabalhos do que para outros. Da mesma forma, trabalhar em casa combina com alguns tipos de personalidade, mas não com outros. Algumas pessoas podem preferir o contato do colega pela comunicação face a face.

Uma mudança para o trabalho em casa não significa que os funcionários tenham que trabalhar apenas em casa. Muitas vezes,dividir o tempo entre a casa e o local de trabalho é a solução mais produtiva e você pode querer que o empregado de casa participe de reuniões para mantê-las totalmente envolvidas e informadas.

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.