Dicas e informações sobre casa e construção

Chapas de aço, ferro e alumínio para fogão a lenha ou a gás

Saiba o que são as chapas de alumínio, ferro fundido e aço inox para uso em fogões residenciais ou em modelos industriais. Veja os tipos e algumas aplicações.

Existem diversos acessórios para serem usados na cozinha, aliás, é na cozinha que temos a maior variedade de utensílios domésticos, desde os mais simples aos mais sofisticados.

Um desses utensílios de grande utilidade é a chapa para fogão que pode ser encontrada em vários modelos e para aplicações diferentes. Abaixo veremos alguns desses modelos e seus principais usos na cozinha em fogões a lenha ou a gás.

Tipos de chapas

Chapa para lanches

Há vários tipos e inúmeros materiais são usados na sua fabricação, permitindo assim aplicações diversas. Os mais comuns são os seguintes:

Chapa para fogão a lenha

É o tipo mais antigo e tradicional que temos, já que na construção dos fogões a lenha o material usado é o tijolo, mas ele serve para fazer a base do fogão e as laterais da boca, mas não serve para fazer a parte superior, onde se coloca as panelas. É ai que entra as chapas de ferro.

Essas chapas podem ter vários tamanhos e quantidades de furos, que neste caso são usadas como bocas ou similar aos queimadores no fogão a gás. Assim, muitas vezes o fogão a lenha é desenhado de acordo com a chapa disponível.

Os modelos mais antigos geralmente tinham duas ou três bocas em sequência. Os modelos mais modernos podem ter mais ou ter disposições diferentes. Alguns integram inclusive uma opção de chapa para lanches.

Veja aqui algumas fotos de chapas de ferro para fogão a lenha.

Chapa para fogão a gás

Já os fogões a gás por terem modelos muito variados, tem também variados modelos de chapas que podem ser usados para diversos fins.

Os casos mais simples são as chapas para lanches que são colocadas manualmente em cima de um queimador ou boca do fogão a gás, como se fosse uma panela. Há diversas dessas chapas a venda para uso domésticos.

Mas o modelo mais comum são as chapas grandes usadas pelas lanchonetes para fazer lanches. Essas são maiores e já vem acopladas aos queimadores, que podem ser vários dependendo do tamanho da chapa.

Conheça as várias chapas para fogão a gás.

Fogões industrial

Nos fogões industriais as chapas têm formatos diferentes e são feitas para aguentar peso e desenhada com vários queimadores, sem contar que pelo fato das panelas industriais serem muito grandes, o espaçamento entre os queimadores também é maior.

Confira as chapas para fogão industrial.

Tipo de material

Quanto ao tipo de material usado na fabricação, as chapas para fogões podem ter vários deles, dependendo da aplicação desejada. Os materiais mais comuns são os seguintes:

  • Aço inox: É típico para o uso na fabricação das chapas para lanches ou alguns modelos para uso domésticos em fogões a gás. Por ser um material muito resistente ele é uma boa opção, especialmente para evitar a corrosão que é comum nesses ambientes devido a altas temperaturas.
  • Ferro fundido: Este material é mais usado para a fabricação das chapas para fogões a lenha, mas também para algumas chapas para lanches que usam também o ferro na fabricação. Uma característica desses modelos é o peso que geralmente é bem mais alto do que os demais materiais.
  • Alumínio: O alumínio é um material muito maleável e usado na fabricação de objetos diversos, podendo também ser usado para fazer chapas para uso em fogões.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade