Como alugar um imóvel, apartamento ou casa

Veja quais os passos e recomendações para alugar um imóvel, seja ele um apartamento ou uma casa. Veja as dicas, os cuidados e o que você precisa saber sobre locação de imóveis.

Ter a casa própria é mais que um sonho, é um direito que toda família deveria ter, afinal ela pode constituir uma base sólida para a formação da família e um recanto de segurança para todos. Mas apesar do crescimento imobiliário observado nos últimos anos, infelizmente nem todas as família tem casa própria e o aluguel de imóveis ainda continua em alta no Brasil. Diante disse mostrarei, principalmente para os novatos, como alugar uma casa ou apartamento.

Busca do imóvel certo

chave da casa própria ou aluguel

Encontrar um imóvel para alugar pode ser tão complicado como encontrar um para comprar, exige paciência e bastante dedicação. O melhor caminho é procurar nos sites das imobiliárias de sua cidade e para isso, relacione todas as imobiliárias que trabalham com aluguel (a maioria só faz venda) e depois especifique o perfil do imóvel desejado, como:

Definir este perfil é particularmente importante para você não perder tempo e ficar dedicando sua atenção a imóveis que não irá alugar. Há uma observação importante: no caso do preço, se o seu limite é R$ 1.500, procure imóveis até R$ 1.700, pois é comum haver negociação de valor, principalmente para imóveis mais caros onde a locação não ocorre de forma tão rápida como imóveis com valores mais baixos.

Depois de fazer isso faça uma busca nos sites primeiros e separe os imóveis desejados. Quando for até a imobiliária para pegar as chaves para ver os imóveis refine a sua busca lá,pois muitos imóveis não estão cadastrados no site.

Documentação exigida

A documentação exigida poderá alterar de imobiliária para imobiliária, mas em geral são solicitados os seguintes documentos do(s) locatário(s):

Fiador

Além da documentação do locatário ou pessoa que está pretendendo alugar é preciso incluir uma garantia contratual de que caso você não pague o aluguel ou os encargos que for de sua responsabilidade, outra pessoa pague em seu lugar. Esta pessoa é o fiador que também pode variar de caso para caso, mas em geral pode usar como fiador as seguintes opções:

Pessoa

Uma pessoa idônea que tenha um imóvel registrado em seu nome. Neste caso, a pessoa e o seu imóvel entram como garantia. Algumas imobiliárias exigem ainda que este imóvel esteja na mesma cidade que o imóvel locado, ou trás estabelecem cidades da região.

Caução

A caução é um depósito em dinheiro que você faz e fica guardado até o término do contrato como garantia de pagamento caso este não seja feito. Se ao término do contrato todas as obrigações forem feitas, o valor ora depositado volta para você. Neste caso a imobiliária ou o locador estabelece um valor para a caução que normalmente fica em torno de 3 a 5 vezes o valor do aluguel. Nem todas as imobiliárias trabalham com esta modalidade de fiança.

Seguro fiança

Algumas seguradoras como a Porto Seguro oferecem o seguro fiança que é uma apólice como qualquer outra e tem a finalidade de cobrir as despesas do contrato, caso não seja compridas. A coisa ruim do seguro fiança é que ele tem de ser pago anualmente enquanto durar o contrato do aluguel. Nem todas as imobiliárias trabalham com esta modalidade de fiança.

Cuidados a observar

Depois de observar todos os itens descritos acima, considero ainda importante a observação de outros fatores como:

Condição do imóvel. Verifique bem a condição que ele está, pois podem existir surpresas como após a locação. Verifique a parte estrutural dele, funcionamento da parte hidráulica e elétrica, principalmente. O cuidado deve ser maior para casas e apartamentos antigos.

Termos do contrato. Ler um contrato é uma coisa chata, mas é necessário. Leia bem o que diz o contrato e se necessário questione antes de assinar.

Vistoria. Antes de entregar o imóvel para você eles irão fazer uma vistoria na casa ou apartamento, relacionando tudo que tem lá e como está tudo isso, inclusive com provas de imagens (fotos). Antes de assinar, confira tudo para ver se o que você está recebendo condiz com a descrição da vistoria.

 


Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade