Dicas e informações sobre casa e construção

Tipos de ar condicionado: Split, cassete, inverter, teto, cortina e mais

Conheça os diversos tipos de aparelho de ar condicionado como é o caso do modelo split, cassete, inverter, teto, cortina e mais. Veja os exemplos e aplicação de cada um deles.

O condicionamento de ar deixou de ser um luxo para ser uma necessidade, isto porque o Brasil que já era considerado um país quente, tem mostrado sinais que está mais quente ainda e portanto seja em comércio, indústria e principalmente em residências, o uso de ar condicionado é cada vez mais comum.

Na relação abaixo há uma lista de modelos de aparelhos, como exemplos, tipos e aplicação de cada um deles.

Ar condicionado de janela

É o modelo mais antigo e que foi sensação nas décadas passadas, embora ainda seja muito usado hoje em dia. Este modelo, apesar de ter o nome de janela, na verdade é instalado na parede através de um buraco onde a parte frontal fica dentro do ambiente e a parte traseira fica para o lado de fora do ambiente. Além de consumir muita energia elétrica, ele produz muito ruído, logo é uma opção que deseja ser usado apenas quando outros modelos não for uma alternativa.

Veja aqui exemplos de ar condicionado de janela.

Ar condicionado Split

O modelo Split é certamente o mais adotado atualmente e ele tem esse nome porque ele é composto de duas peças, sendo a parte interna (evaporador) que é instalada dentro do ambiente e a parte externa (condensador) que é instalada do lado de fora, podendo inclusive ficar a certa distância. O termo Split vem do inglês que significa “dividido”.

Veja aqui exemplos de ar condicionado split

Ar condicionado inverter

O inverter não chega a ser um modelo diferente do Split, mas somente pelo fato de ele ter uma tecnologia de funcionamento diferenciado do Split convencional. Com essa tecnologia existe a promessa de uso de menos energia elétrica para o aparelho funcionar, já que ele fica ligado direto, ao contrário do modelo convencional que fica ligando e desligando.

Apesar de parecer contraditório, mas segundo os especialistas o fato de manter o aparelho ligado em um padrão constante gera menos gasto de energia elétrica do que ficar ligando e desligando.

Veja aqui exemplos de ar condicionado inverter

Ar condicionado de teto ou cassete

O modelo de teto geralmente é usado quando existe um sistema de ar condicionado central. Geralmente eles são mais usados em empresas, escolas, igrejas ou locais maiores onde há a necessidade maior da distribuição do ar condicionado pelo ambiente.

Veja aqui exemplos de ar condicionado de teto ou cassete

Ar condicionado portátil

O modelo portátil é uma opção para locais onde a pessoa não pode instalar um modelo Split, por exemplo, como pode acontecer em alguns tipos de apartamentos, ou mesmo em casas por uma limitação qualquer.

Este modelo é móvel é como todo ar condicionado ele precisa retirar o ar quente de dentro e jogar para fora, portanto ele tem um tubo que deve ser passado para o lado de fora pela parede, porta ou janela.

Veja aqui exemplos de ar condicionado portátil

Cortina de ar condicionado

A cortina de ar condicionado é um aparelho que é geralmente usado em conjunto com outros aparelhos de ar condicionado. Ela é usada quando há necessidade de manter as portas apertas quando o sistema de condicionamento estiver ligado, como acontece em lojas, por exemplo. Instalada em cima da porta ela evita que o ar frio saia do ambiente e assim ajuda manter a temperatura interna.

Veja aqui exemplos de cortina de ar condicionado

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade