Dicas e informações sobre casa e construção

Como construir um sobrado? Projetos, planta e fachadas de sobrados

Veja algumas ideias de projetos que você poderá usar para criar seu próprio projeto de sobrado ou casa de dois pavimentos com a possibilidade de comprar um projeto pronto. Veja dois sites e uma revista especializada em plantas de casas e projetos completos para construir. Modelos de fachadas e projetos de design de interiores.

Sobrado ou casa de dois pavimentos é um tipo de construção bastante comum e tem como grande vantagem do fato de você aproveitar melhor o terreno para poder fazer uma construção de um pouco maior do que uma casa térrea. A construção de um sobrado é bastante comum em áreas mais nobres, como acontece nos condomínios fechados ou quando o terreno não proporciona o tamanho desejado para a construção de uma casa um pouco maior, então a solução é criar um segundo ou até o terceiro pavimento para possibilitar construção de mais cômodos ou de cômodos maiores. Construir a casa dos seus sonhos pode ser um dos projetos mais empolgantes e recompensadores que você pode empreender. Ter a oportunidade de planejar cada etapa do processo e tomar as decisões sobre o seu projeto de construção é uma grande responsabilidade e pode ser esmagadora até para os mais experientes do tipo"faça você mesmo".

Como fazer um sobrado

Para construir um sobrado a primeira coisa a fazer depois de ter o terreno liberado para construção é fazer o projeto da obra e pelo fato de ser uma construção de dois pavimentos, o projeto precisa levar em conta a estrutura necessária para suportar o peso que nesse caso é bem maior. Em alguns casos talvez seja necessário um projeto geológico para certificar que o solo dê suporte a esse tipo de construção.

Do ponto de vista funcional é comum às pessoas construir sala, cozinha, área de serviço e varandas no piso térreo e os quartos no piso superior. Desta forma você teria o piso térreo como sendo aquele de maior movimentação e uso durante o dia, eu piso superior um pouco mais reservado para uso noturno e separado das demais atividades comuns da casa.

Ideias de projeto

Se você precisa de um projeto pronto para construção de um sobrado ou mesmo precisa de ideias para iniciar o projeto individual da casa, sugiro que acesse este link e veja vários projetos de casa de dois pavimentos ou sobrado já prontos para venda, com possibilidade de você fazer adequações para atender a sua necessidade. Este site também é bastante útil para você conhecer algumas ideias de fachada, formato do sobrado, tamanho eu outros itens bastante importantes para você considerar.

A etapa do projeto de uma casa é uma das mais importantes, pois projeto é planejamento e ele irá definir as diretrizes que serão seguidas no decorrer da construção. E não apenas isso, mas irá definir também como será sua casa, o espaço interno, a divisão dos cômodos e muitos outros fatores que irão impactar de forma positiva ou negativa o uso do imóvel.

Nesta fase é natural ficarmos buscando alternativas, modelos, ideias e porque não, projetos e plantas prontas para darmos uma olhada e tentar tirar algumas ideias que poderão ser úteis na elaboração do planejamento da casa. Outros não querem muita dor de cabeça e talvez pressionado pelo tempo, queira mesmo é um projeto pronto para ser executado de imediato.

ideias de projeto para casas

Projeto de fachadas e Plantas

Eu estive nesta situação e gostaria de recomendar dois sites que me ajudou muito pois tem bons modelos de fachadas de casas tanto terra como modelo sobrado também, além de plantas e projetos prontos que você pode comprar diretamente pelo site.

Monte sua casa

O site Monte sua Casa tem quatro divisões interessantes:

Projeto de casas. Com modelos de casas de 1 a 5 quartos e tamanhos que variam de 50m/2 a 300m/2 ou mais.

Projeto de sobrados. Segue a mesma linha do item anterior, ou seja, casas de 1 a 5 quartos ou mais e tamanhos que variam de 50m/2 a 300m/2 ou mais.

Interiores. Uma seção destinada a projeto de interiores, divididos em sala, quartos, escadas, cozinhas, banheiros, entre outros. São projetos de design de interiores muito bacana por sinal.

Fachadas. A quarta parte é destinados às famosas fachadas de casas térreas e sobrados. São muitos modelos com destaques para terrenos estreitos, largos, imóveis de esquina, entre outros.

Só Projetos

O site Só Projetos funciona como uma espécie de loja virtual de projetos de casas, pois nele você poderá navegar nos diversos modelos de casas, filtrando por exemplo por número de quartos, largura da frente do terreno, número de pavimentos (casa térrea ou sobrado) e por características em geral.

Além de mostrar a planta humanizada e a fachada do imóvel é possível você comprar o projeto completo pronto para construir e por um preço muito inferior do que se você contratasse um arquiteto ou engenheiro na sua cidade. É claro em muitas situações esses projetos prontos não irão atender suas necessidades e ai você deverá contratar um arquiteto para criar o projeto, mas não custa dar uma olhada.

Os outros opcionais do projeto que você poderá comprar também são:

  • Orçamento quantitativo
  • Documentos da Caixa (caso você queira fazer o financiamento da construção)
  • Registro do projeto
  • Projeto Hidro-Sanitário
  • Projeto Elétrico

Revista Casas de 50 a 90m/2

Outra opção para quem busca algumas ideias é a revista Casas de 50 a 90m/2 da editora Casa Dois. Ela não é tão completa como os sites descritos acima, mas vale a pena por mostrar com bastante detalhes os modelos propostos. Geralmente eles incluem uma seção que mostra o custo de execução de determinado projeto e o que foi gasto em cada parte. Só uma dica: eles focam em projetos de alto padrão, então não se assuste com os valores gastos na construção.

Algumas perguntas

O custo de construção de uma sobrado é o dobro de uma casa térrea?

Alguns podem acreditar que sim e pode até ser verdade, mas a lógica empregada não é necessariamente a de que será o dobro só porque o sobrado são duas casas. Mesmo sendo um sobrado, existem coisas que não são em dobro, veja alguns exemplos:

  • O terreno é único para casa ou sobrado;
  • O telhado também é um só;
  • Taxas e infraestrutura de ligação de água e esgoto, bem como eletricidade;
  • A cozinha será uma só, assim como a sala, lavanderia, garagem e outras dependências.

Muitos custos não são dobrados e portanto usar a lógica de preço dobrado não faz muito sentido.

Como funciona esses projetos de meio sobrado?

Atualmente está na moda fazer uma casa mista, geralmente a parte a frente com estilo sobrado e o restante como casa térrea. O que muitos tem feito é uma sala de pé direito duplo e ao lado um quarto em cima ou uma sala de TV, por exemplo. Assim a frente dela fica como sobrado e o restante segue como térrea normal.

Pode ser uma boa ideia para aliar tornar a construção mais barata e ao mesmo tempo ter uma frente mais imponente e bem apresentável.

Muitos acham que o preço de uma construção de um sobrado é muito mais alto do que uma casa térrea.

Imagine uma casa térrea de 100 metros quadrados, então primeiro ponto.

Fundações: verifique o perímetro de uma casa térrea de 100 metros quadrados,é um perímetro grande, se comparado a um perímetro de um sobrado de 100 metros quadrados, então por incrível que pareça nas fundações em alguns casos ela é mais barata num sobrado do que em uma casa térrea.

Voltando na parte da casa térrea, vamos falar de cobertura, cobertura é um ítem relativamente caro em uma obra, imagina você cobrir uma casa térrea de 100 metros quadrados, imagine o perímetro e o custo da cobertura, agora imagina cobrir um sobrado, teoricamente a cobertura sairá mais barata, não é sempre que acontece isso porquee existe variações de projetos onde a parte térrea costuma ser maior do que a parte superior.

Veja aqui vários exemplos de imagens de projeto de sobrado para você se inspirar

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade