Dicas e informações sobre casa e construção

Como definir o tamanho dos quartos de uma casa ou apartamento

Veja algumas ideias e dicas para você calcular o tamanho de um dormitório no projeto da construção de uma casa vou avaliar o tamanho dos quartos na compra de um apartamento já prontos, por exemplo.

Os quartos de uma casa uma apartamento são locais onde passamos boa parte do tempo em casa, portanto seu tamanho é uma das características que mais importa na fase de projeto de construção, para conceber o projeto é preciso pensar na quantidade de quartos ou dormitórios que é uma casa terá e também o seu tamanho, para isso é necessário pensar nas necessidades atuais e possivelmente nas futuras, levando em consideração o crescimento da família, por exemplo.

Como calcular

Para definir o tamanho de um quarto o primeiro passo é definir quais são os móveis que necessitarão estar ali, isto é absolutamente importante para conceber a ideia do tamanho mínimo que o cômodo pode ter. Imagine que um quarto vá ter um guarda roupa e duas camas de solteiro, então neste caso tire a medida das duas camas e também do guarda roupa, considere os espaços mínimos entre eles e aí você terá o tamanho mínimo que este dormitório precisa ter.

Um exemplo:

  • Cama de solteiro: 1,90 x 1,00 (mts)
  • Guarda-roupa de solteiro: 1,80 x 0,50 (mts)
  • Escrivaninha: 1,50 x 0,50 (mts)
  • Cômoda: 1 x 0,50 (mts)

Neste caso se você encostar as duas camas na parece e deixar pelo menos 60 centímetros entre elas, precisaria de um quarto com 2,60 mts. Se posicionar o guarda-roupa nos pés das camas e deixar pelo menos 80 centímetros entre eles precisará de um comprimento de 3,20 mts. Desta forma o metragem mínima do quarto teria de ser 3,20 x 2,60.

Então, o primeiro ponto deve ser definido pela necessidade que você tem para abrigar os móveis e promover a locomoção dentro do ambiente.

Necessidades futuras

O segundo ponto a analisar é considerar a possibilidade da necessidade no futuro, isto deve ser levado em consideração principalmente para casais novos que planeja ter filhos e reconheça que suas necessidades futuras serão muito diferentes das que você tem amor hoje. Portanto ao definir o tamanho de um quarto é preciso pensar na quantidade de filhos que pretende ter e como eles ficarão acomodados ali.

Apartamentos atuais

Tenho observado diversas plantas de apartamentos estão sendo vendidos atualmente, causa certo espanto ver o tamanho dos dormitórios que estão cada vez menores. É verdade que atualmente o conceito dormitório tem modificado pouco e o uso dos móveis tem facilitado com melhor aproveitamento dos espaços, como por exemplo, fazer um guarda roupa planejado que ocupe o espaço total de uma parede e camas flexíveis que podem ser desmontadas rua recolhidas depois do seu uso. Mas ao comprar um apartamento é preciso observar muito bem tamanho dos quartos e perguntar se você irá adotar este tipo de móveis ou se pretende usar o seus móveis tradicionais.

Design de interiores

O tamanho de um quarto não é necessariamente a coisa mais importante, mas sim o aproveitamento dele. É nesta hora que entra o design de interiores, um braço da arquitetura que se ocupa em planejar os espaços internos de uma, bem como a mobília e decoração do mesmo.

Quartos pequenos bem planejados se tornam grandes. Quartos grandes e mal planejados se tornam pequenos. Veja abaixo um vídeo que mostra como os móveis inteligentes podem ser úteis no aproveitamento dos espaços internos de uma casa, inclusive de dormitórios.

Exemplos de dormitórios

Segue abaixo algumas galerias de imagens com vários exemplos de dormitórios em diversos tamanhos para você se inspirar.

Perguntas

Qual o tamanho ideal de um dormitório?

O tamanho ideal pode variar muito de pessoa para pessoa. Não dá para ser taxativo, mas vou dar o exemplo da minha casa. Tenho dois quartos com 3 x 3,5 metros quadrados e um com 4,60 x 3,60 metros quadrados.

Os dois primeiros não são muito grandes mas é o suficiente para que em um deles tenha um guarda-roupas grande, uma cama de casal e uma escrivaninha. O outro tem um guarda-roupas grande também, uma cama de solteiro e uma cômoda e ainda sobra espaço livre para circulação.

O outro é bem maior e penso que ele seja um tamanho muito com, pois dá para acomodar tudo e ficar com espaço de sobra para circulação.

E se eu quiser colocar uma TV no quarto?

Sem problemas, hoje as TVs são fixadas na parede e portanto nem ocupam espaço do ambiente, até porque são bem fininhas. Então você acaba usando mais espaço para os móveis tradicionais de quarto mesmo.

Tenho um quarto muito pequeno, o que fazer?

Uma boa estratégia é usar móveis planejados, pois assim você cria os móveis de acordo com o seu ambiente. Esse negócio de mudar de casa e querer que os mesmo móveis caibam na outra casa nem sempre dá certo. Especialmente em apartamentos onde os tamanhos estão ficando minúsculos. Planeje os móveis do quarto é use a parte superior da parede para ganhar espaço vertical.

Uma boa dica também é usar guarda-roupas com portas de correr, pois assim você não precisará de espaço extra para abrir as portas como ocorre nos demais modelos onde as portas precisarão de um certo espaço para a sua abertura.

Vou construir. Que cuidados preciso ter?

Se você ainda vai construir, tem a oportunidade de definir bem o tamanho e não ter surpresas depois. Acho que o melhor caminho é tentar definir quais são os móveis que irá colocar lá e planejar os quartos com os móveis dentro. Se você contratar um arquiteto, ele já fará isso como parte do projeto. Basta você explica a necessidade que terá e quais são os móveis que pretende usar.

Desta forma ao montar o projeto e definir o tamanho dos quartos, ele colocará os móveis como simulação e assim você verá como vai ficar.

Mas é muito importante pensar não só na necessidade atual e sua, mas também no futuro, caso mudar sua necessidade ou se você for vender o imóvel.

Deixe uma resposta

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade