Dicas e informações sobre casa e
construção

Vantagens e desvantagens de cozinha externa

Veja esta análise a respeito da construção e uso de uma cozinha externa, como extensão da cozinha principal da sua casa. Será que vale a pena fazer? Os benefícios são maiores que as desvantagens?

Toda casa tem uma cozinha, mas em algumas situações as pessoas optam também por criar uma cozinha extra e na parte externa para ser usada em situações pontuais ou mesmo no dia a dia.

Existem vantagens do uso desse tipo de cozinha? Que desvantagens estariam envolvidos em você ter duas cozinhas para gerenciar na sua casa? Será que compensa planejar e construir este espaço em casa.

Abaixo veremos uma breve explanação das vantagens e desvantagens de você ter uma cozinha externa na sua casa. Boa parte do que está contido abaixo é fruto da minha experiência, pois eu fiz duas cozinhas quando construí minha casa. Vamos lá:

Cozinha de casa

Vantagens

Isolar a sujeira

A primeira vantagem que podemos pontuar é a possibilidade de você isolar a sujeira que é muito comum na cozinha para área externa da sua casa. Nesse caso eu estou considerando que você optar por cozinhar na cozinha externa e não na cozinha principal.

Essa estratégia pode funcionar bem porque você tem toda a sujeira concentrada lá fora, evitando assim que a casa fique muito engordurada ou que acumulei muita sujeira internamente.

Sem cheiro de gordura e fumaça dentro de casa

Reforçando o que já citei no tópico anterior, o fato de você usar uma cozinha externa que esteja isolada do restante da casa, permite que aquele cheiro de gordura e fumaça não entra pra dentro de casa e portanto é possível manter a casa mais limpa.

Evidentemente que tudo depende como ela foi feita e se há mesmo este isolamento entre a parte externa e interna. No meu caso é bem tranquilo, pois tenho uma porta dupla de correr que separa os dois ambientes, então basta fechar a porta e o isolamento está feito. Se deixar a porta aberta as duas cozinhas se integram.

Usar em situações especiais

O que muitas pessoas fazem a utilizar apenas a cozinha externa em situações pontuais, como aquele almoço de domingo onde reúne muita gente, aquele churrasco ou mesmo em outras datas.

Esta é uma excelente estratégia porque você separar aquilo que a do dia a dia que pode ser feito internamente, daquelas situações em que envolve maiores preparações e talvez mais sujeiras como aquele dia que você resolve fritar peixe ou fazer outros preparar os mais delicados.

Sensação de liberdade

Ter uma cozinha externa, especialmente quando ela for bem aberta, traz uma sensação de liberdade muito bacana. Na minha casa por exemplo temos uma cozinha externa e enquanto você está usando é possível ter um acesso visual para toda a área do terreno que é bem grande, bem como para áreas externas. Eu acho bacana você cozinhar e ao mesmo tempo ter esta sensação de liberdade e acesso a outras coisas.

Fogão e forno a lenha

Embora eu não tenha, muitas pessoas optam por fazer um fogão além minha e também um forno a lenha na cozinha externa. Esta é uma excelente estratégia e que agrega muito valor a esse ambiente. Desta forma você poderia usar a cozinha interna para as preparações básicas do dia a dia e usar o fogão é o forno a lenha para fazer as preparações mais especiais.

Desvantagens

Maior custo de construção

Construir duas cozinhas também tem suas desvantagens e uma delas é o maior custo de construção, obviamente. Aqui na minha casa percebi isso claramente pois tive que comprar dois fogões, duas pias, fazer duas bancadas, dois sistemas e armários, sem contar a construção em termos de prédio em si. Então o custo realmente fica um pouco mais alto.

Duas cozinhas, dois trabalhos

Mas não é só durante a construção que o custo fica maior, no dia a dia você acaba tendo dois trabalhos, isto se você utilizar as duas cozinhas simultaneamente. Basicamente são duas pias de louças para lavar, dois fogões para lavar, dois espaços para passar pano no chão, dentre outros.

Acumula mais sujeira

A cozinha externa traz como desvantagem o fato dela acumular mais sujeira, especialmente aquelas que são muito abertas como a minha, por exemplo. O acúmulo de pó é muito maior e se considerarmos os períodos mais secos do ano situação fica bem mais crítica.

Acesso de pássaros e outros animais

Aqui em casa temos frequentemente a visita de pássaros na cozinha externa e como o meu escritório fica com acesso visual à cozinha externa, frequentemente observo pássaros em cima da bancada ou pequenos insetos, como uns “marimbondos” que vem tomar água no meu bebedouro externo, dentre outros.

Nem todos os animais são muito bem-vindos, porque vem também os pernilongos, as vezes baratas, aranhas, dentre outros animais peçonhentos.

Cozinhar com o vento

Uma desvantagem muito grande de se ter uma cozinha externa é você tentar cozinhar em dia com muito vento como acontece com muita frequência aqui na minha casa. Há situações em que fica impossível cozinhar pois o vento apaga o fogo quase toda hora e então temos que mudar para cozinha interna para terminar as preparações. Não é sempre, mas quando está ventando muito é realmente bem complicado.

Em dias de frio é ruim

Situação similar ocorre em dias muito frio, que é bastante raro por aqui, mas eles acontecem. Nos períodos de mesas de inverno é bem mais complicado usar a cozinha externa, especialmente no período da noite quando a temperatura cai bastante ou para fazer o café da manhã onde está muito frio também.

Chuva

Dependendo de como é feito a cozinha externa pode receber incidência de chuva e embora seja um problema mais raro também pode acontecer. Na minha casa não é muito comum exceto quando acontece chuvas muito forte e com um pouco de vento acaba molhando bastante.

Conclusão

Como visto acima existem vantagens e desvantagem ter uma cozinha externa. Eu acredito que as vantagens são bem maiores e aqueles que podem fazer, certamente ficaram satisfeitos com o resultado.

Minha dica é ao fazer a cozinha externa tentar manter ela um pouco mais fechada e não tão aberta para evitar problemas com dias de frio, chuva ou mesmo incidência direta de ventos.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.