5 coisas que aprendi com a construção de uma casa

Construí uma casa e aprendi que não é bom ter muita pressa, que o planejamento, a administração e outros é de vital importância. Ao final, nem tudo vai fica como queríamos.

Durante a construção da minha casa aprendi muitas coisas e gostaria de compartilhar com vocês pelo menos 5 itens para mim foram de grande aprendizado na construção da minha casa, que certamente me ajudarão em futuros projetos e que possivelmente poderá ser útil para quem ainda pretende fazer sua casa.

Planejamento vai muito além de plantas

O planejamento é importante em tudo que fazemos na vida e na construção de uma casa não é diferente. Contudo, ele vai muito além do que meras plantas arquitetônicas, é preciso pensar em planejamento financeiro, planejamento de tempo para acompanhamento da obra, compra de materiais, planejamento de entrega desse materiais, entre outros.

Paciência é importante

Ter paciência é algo muito necessário, pois não é fácil lidar com pedreiros, arquitetos, engenheiros e outros profissionais envolvidos na construção. Cada pessoa tem um ritmo de trabalho, um temperamento e forma de relacionar com os outros. Sem paciência, as coisas podem ser mais difíceis.

Administrar a obra é essencial

Um dos 5 itens que aprendi é que administrar a obra é um trabalho árduo, mas essencial para o sucesso. Tenha tudo na ponta do lápis e aliado ao bom planejamento, acompanhe cada detalhe. Eu sei que isso irá lhe custar um tempo precioso, mas como disse acima, o tempo também precisa ser planejado.

Pressa atrapalha muito

Aprendi também que pressa é algo que não é muito bem vindo ao canteiro de obras. Eu tinha muita pressa quando construí e hoje me arrependo dela, pois acredito que muitas coisas poderiam ter sido mais bem feitas se não fosse a questão da pressa.

Nem tudo vai ficar como queríamos

Depois de planejar, administrar e fiscalizar de perto a construção da casa, aprendi que nem tudo fica como queríamos. Olho em volta e vejo coisas que não gosto, mas que foram feitas e foram feitas por que tinham de ser feitas. É preciso aprender a lidar com isso e entender que as vezes queremos algo que é inviável tecnicamente, operacionalmente ou até financeiramente.

 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade