Dicas e informações sobre casa e construção

A loja Leroy Merlin é mesmo a casa da sua casa?

Será que o slogan da Leroy Merlin faz mesmo sentido? Veja esta análise da construção da minha casa e das vantagens e desvantagens de comprar nesta loja de materiais de construção.

A famosa loja de materiais de construção, decoração, jardinagem e afins, Leroy Merlin tem como slogan: “A casa da sua casa”. Embora este seja um apelo comercial e marketing, tão comum em boa parte das empresas, fiquei tentando a analisar se este slogan faz mesmo jus ao que anuncia.

Após terminar, ou quase, a construção da minha casa, notei que durante o período da obra minhas visitas a esta loja foram maiores do que qualquer outra, foi onde acabei consumindo mais tempo de pesquisa e compra e restava apenas saber se foi onde comprei mais em termos financeiros.

Controle financeiro e de materiais da construção

Nas duas casas que construí tive o cuidado de manter em cada uma planilha de controle financeiro e de materiais, assim, cada compra era cuidadosamente lançada na planilha especificando a data da compra, o nome da loja, os materiais comprados, o valor, forma de pagamento, entre outras informações.

Como eu tinha então esses dados, fiz uma pesquisa para saber se a Leroy Merlin tinham ficado também em 1º lugar como a loja que mais comprei e o resultado foi exatamente o que eu já imaginava.

De acordo com um levantamento preliminar, aproximadamente 13% do todo o montante financeiro consumido na construção foi destinado a compra na Leroy Merlin e embora não seja um número muito alto é preciso levar em conta alguns fatores:

  • Não comprei material básico lá, como pedra, areia, cimento, etc. Este tipo de material é mais aconselhável comprar em lojas pequenas e próximas, para facilitar a entrega;
  • Boa parte do dinheiro da construção fica nas questões básicas e estruturais, como cimento, concreto usinado, ferro, etc. Esses materiais, como já explicado não foram comprados na Leroy Merlin;
  • Na construção de uma casa existe uma quantidade enorme de lojas e fornecedores que você precisa comprar, visto que os preços são diferentes, a qualidade dos produtos ou mesmo a disponibilidade deles pode variar bastante. Então é comum haver muitos fornecedores;
  • Se em um deles você compra mais de 10% do total então é algo significativo.

Leroy Merlin: A casa da sua casa?

Voltando ao tema deste artigo, gostaria apenas de reforçar que não estou fazendo propaganda paga, mas apenas afirmando que pelo menos no meu caso, o slogan de a casa da sua casa teve bastante sentido.

Vale a pena comprar na Leroy Merlin

Tem coisas que sim, outras não. Material básico eu acho mais complicado, agora acabamento, pisos e porcelanatos, iluminação, jardinagem, entre outros valem a pena sim. Claro que é preciso fazer uma boa pesquisa de preços, mas se garimpar um pouco você vai achar bons preços.

Além da questão preço, uma das vantagens é a enorme variedade de produtos, o que ajuda bastante já que pode comprar mais coisas em um único lugar.

Mas fique atento a compras de produtos que necessitam de entrega, neste caso eles cobram o frete e ai precisa verificar se vale a pena.

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade