Dicas e informações sobre casa e construção

Impermeabilização de teto, parede e alicerce de uma casa

Veja os tipos de impermeabilização que podem ser aplicados a teto, parede e alicerce de uma casa. Produtos usados e exemplos desses tipos de impermeabilização.

A água é um item essencial à nossa vida, mas se não tomarmos cuidado com ela, grandes podem ser os estragos em uma casa por conta de um grande problema chamado infiltração. Como sabemos a unidade pode vir de todos os lados e ao construir é necessário fazer as devidas impermeabilizações para evitar que a unidade possa gerar infiltração e danificar paredes, teto e outras partes da casa.

Veja abaixo os principais tipos de impermeabilização.

Impermeabilização do alicerce

Antigamente não se tinha o hábito de impermeabilizar o alicerce, ficando a preocupação apenas com as paredes, mas a umidade não tem regras e ela pode vir de todos os lados, inclusive pela terra que está abaixo da casa. Desta forma muitas paredes tinham infiltração por conta de problemas com umidade no alicerce.

Hoje o consenso é de que ao fazer o alicerce é necessário impermeabiliza-lo e para isso normalmente usa duas formas ou dois produtos, sendo um deles a base de concreto e outro asfáltico. Com isso, eles impedem que a umidade do solo suba para as paredes, evitando assim as famosas infiltrações.

Veja aqui exemplos e informações sobre impermeabilização de alicerce

Impermeabilização de paredes

As paredes sempre são uma preocupação a parte quando o assunto é infiltração, pois é nelas que surgem esses problemas. Existem algumas formas de proteger uma parede e creio que as formas mais comuns seja as seguintes:

Impermeabilizar contra umidade. Este tipo consiste em aplicar o impermeabilizante no reboco cru ou até antes do reboco em cima do chapisco.

Impermeabilizar contra batida de chuva. Esta impermeabilização é feita com um produto, cuja marca de referência é o Vedapren, embora existam outras marcas. Ele é aplicado na parede antes da pintura e evita que a água da chuva que bate ou escorre na parede penetre na mesma.

Veja aqui exemplos e informações sobre impermeabilização de paredes

Impermeabilização do teto

Depois de impermeabilizar paredes e alicerces, não podemos esquecer do teto que pode trazer muitos problemas com água da chuva, principalmente. Telhados com vazamentos, lajes expostas sem o devido tratamento pode ser um problema sério.

Nesses casos o ideal é tratar bem o telhado e garantir que não haja nenhuma goteira. Se não houver telhado e a laje estiver exposta à chuva é preciso impermeabilizar muito bem para evitar que haja infiltração.

A manta térmica é uma boa opção para telhado, já que além de garantir o conforto térmico, ela pode ajudar também na impermeabilização do telhado.

Veja aqui exemplos e informações sobre impermeabilização de teto ou telhado

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade