Dicas e informações sobre casa e construção

Reforma de um banheiro: O que você precisa saber

Veja as dicas direcionadas a quem pretende fazer a reforma de um banheiro, mostrando os principais pontos de atenção e os cuidados que se deve ter na substituição de peças no banheiro.

Reformar é preciso, pois com o tempo existe uma deterioração natural dos produtos e especialmente no banheiro que é uma área molhada, isto acontece com mais frequência.

Existe também a mudança de conceito, já que com o passar do tempo a arquitetura, o design de interiores e outros aspectos mudam e novos produtos e métodos construtivos chegam ao mercado.

Assim, o banheiro é um cômodo da casa sujeito a mudanças e a reformas.

Mas, diferentemente dos demais cômodos da casa, o banheiro é certamente o mais complicado para se fazer reformas e dependendo do que se pretende mudar, as coisas podem ser bem complicadas.

Então elaborei alguns pontos que julgo importante de observar ou ter mais atenção:

Revestimento

Normalmente as paredes do banheiro são revestidas em sua totalidade. Há uma nova tendência de revestir apenas a parte inferior da parede, mas sinceramente acho bem complicada esta ideia.

Se você optar por fazer isso, aplique uma boa tinta na parte superior e que seja lavável, mas acredito que o revestimento na parede inteira ainda seja a melhor opção.

Piso

Se for substituir o piso e optar por peças maiores do que a que você tem hoje, a maior atenção deve ficar por conta do desnível, pois dentro do box é necessário ter um desnível para a água escoar naturalmente para o ralo. Quanto maior as peças, menos desnível tende a ter.

A combinação de piso e revestimento também é importante. Neste caso, consultar um arquiteto é muito útil para se ter uma boa combinação de cores e formas de ambos.

Ralos

Reformei recentemente minha casa e substitui o ralo tradicional e redondo pelo modelo linear ou seca piso como também é conhecido. Tive e ainda estou tendo problemas com ele, pois o escoamento da água ocorre de maneira muito lenta e depois que você termina de tomar o banho a área do box está cheia de água.

Em um dos banheiros tivemos de quebrar o piso novamente, trocar a caixa sifonada por uma bem maior e o encanamento que sai dela e vai para a rede de esgoto. Com isso parece que melhorou, mas no outro banheiro o problema ainda continua.

Muita atenção com esse ralo linear.

Vaso sanitário

Vasos sanitários são praticamente iguais em sua funcionalidade, mudando apenas o aspecto visual e a sua forma externa. Assim, se houver necessidade de troca é em função de adequação estética. Se ele funciona hoje por válvula e você quer trocar por caixas acopladas, a diferença do consumo de água é bem positiva, mas a potência cai bastante.

Em modelos de caixas acopladas escolhas as ecológicas que tem dois botões de acionamento, sendo uma com pouca água e o outro com maior volume.

Box

Substituição de box é bem tranquilo, uma vez que eles são posicionados apenas em cima do piso e fixados, geralmente com silicone. Caso não vá trocar, opte por fazer uma boa higienização dele, uma vez que o vidro do banheiro tende a juntar muita mancha que não sai com a limpeza comum.

Nicho

Pretende fazer um nicho? Posso garantir que é ótimo e uma das boas invenções que fizeram para banheiro. Existe já uns modelos prontos, que são colocados, bastando apenas quebrar a parede para colocá-los.

Mas fique atento para a largura da sua parede, pois normalmente não se fura a parede de um lado para o outro para colocar o nicho e assim apenas uma parte dela. Então quando mais larga for a espessura dela, mais espaço terá para acoplar um nicho pronto ou para construir um.

Pia

A substituição da pia deve ser feita em conjunto com o armário. Uma boa sugestão é colocar uma pia do seu gosto e planejar o armário de forma a integrá-los. É bom comum hoje ter pedras no banheiro e a cúpula separada que é posicionada em cima. Veja abaixo algumas ideias:

Armário

Como disse acima, normalmente tem-se usado armário planejado para a pia do banheiro. Mas há também os modelos prontos que também são úteis. Veja abaixo algumas ideias:

Espelho

O espelho acima da pia é um clássico do banheiro. Se for reformar e optar por trocar o espelho, uma opção que surgiu recentemente é o espelho suspenso. Achei um pouco estranho, mas está na moda, acho. Veja abaixo:

Janela

A janela do banheiro não é normalmente um item que entra na reforma, mas em alguns casos ela pode ser trocada e a melhor alternativa são os modelos pivotantes de vidro apenas. Sempre lembrando que ela deve ser alta.

Porta

A porta do banheiro pode sofrer mais do que as demais por estar em um cômodo de área molhada, então se houver deterioração ou algum problema, a substituição pode ser recomendada. Portas de banheiro de madeira devem ser bem envernizadas, de preferência pintadas com uma cor próxima da cor natural da madeira.

Se for colocar portas de vidro, elas precisam receber uma película que torna o vidro opaco, mas não é muito comum usar porta de vidro no banheiro.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade