Dicas e informações sobre casa e construção

Telhado de 2, 3 ou 4 águas? O que significa isso e qual é o melhor?

Veja o que significa o termo águas quando aplicado a construção de um telhado de uma casa, a quantidade ideal delas e em que situações podem ser usadas mais de duas águas no telhado da casa.

Planejar executar a construção de um telhado de uma casa é uma das etapas mais importantes do processo de construção na sua casa, afinal o telhado tem um papel importante na proteção contra o sol, os ventos, a sujeira, mas principalmente em contra a chuva. Por esse motivo o telhado é geralmente divido em partes que chamamos de águas, que na verdade são divisões destinadas a fazer o controle da vazão da chuva e para isso deve-se levar em consideração como será feito a caída da água, para qual lado da casa de quantas armas serão necessários para fazer uma cobertura eficiente e um bom escoamento da água da chuva.

Uma casa pode ter uma, duas ou mais águas. Isto dependerá do projeto do tamanho da casa, bem como as características da mesma e em alguns casos até a própria topografia do terreno poderá ser determinante para definir a quantidade de água necessária. Não existe portanto modelo melhor mas aquele que atende à necessidade da sua construção. De uma maneira geral adotado as seguintes regras

Uma água

telhado de uma água

Uma casa de apenas uma água geralmente é aquela casa pequena que muitas pessoas constroem, por exemplo nos fundos, também conhecido como edículas. Neste caso como geralmente ela é estreita e não ultrapassa 4 metros, por exemplo, é comum fazer apenas uma água, isto é um telhado único com apenas uma direção para queda d’água.

Este tipo também pode ser usado hoje nos chamados telhados embutidos que são aqueles que não ficam aparente, mas que são ocultos por platibandas erguidas acima da parede para esconder o telhado. Neste caso, como ele não ficará a mostra é comum usar telhas grandes, como as de fibrocimento ou de aço galvanizado revestida de isopor, as chamadas telhas sanduíches.

Duas águas

Telhado de duas águas

A casa de duas águas é a mais tradicional e aplica-se quando ela mais de 4 ou 5 metros de largura e neste caso a necessidade de você fazer o escoamento da água para os dois lados. Neste modelo de casa o meio fica alto com caída para direita para esquerda e portanto duas armas águas.

Três ou mais águas

Telhado múltiplas águas

Uma casa poderá ter 3, 4 rua até mais águas dependendo do tamanho da casa e da necessidade do escoamento chuva. Quanto mais quadrada maior for a casa mais a necessidade de criar alternativas de escoamento. Contribui para a necessidade do maior número de água, uma casa que tem um projeto arquitetônico bastante diferenciado onde o telhado segue modelos um pouco de regular e nesse caso às vezes é comum ter várias águas fazendo pequenos escoamentos.

Qual modelo é melhor?

Depende de alguns fatores, como o tamanho da construção, por exemplo. Quando ela é pequena, geralmente se faz uma única água, exatamente pensando no desnível e para possibilitar entrar no foro e colocar caixa d´água, por exemplo. Já em construções maiores é necessário elevar o meio e dar caída para as extremidades, neste caso usa-se duas ou mais águas, dependendo também do projeto arquitetônico e do resultado estético que se deseja ter.

Deixe uma resposta

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade