Lista compras de supermercado – Planilha do Excel

Faça o download da planilha em Excel com a Lista compras supermercado, com opções de colocar até três preços diferentes, cálculo do melhor preço e separação de itens por categorias.

Fazer compras de supermercado é uma prática comum aos chefes de famílias e pelo fato e ocorrer todos os meses ou semanas é um hábito que para muitos já é automático, indo sempre ao mesmo supermercado e muitas vezes comprando os mesmos itens, sem as vezes considerar que podem estar pagando mais caro. Pesquisar ainda é o melhor remédio para uma boa economia e para uma boa pesquisa é preciso de uma lista de compras para ajudar a organizar e evitar o esquecimento de produtos que deveriam ser comprados.

Lista de compras no Excel

Como o Excel tornou-se um programa extremamente popular, graças aos seus inúmeros recursos e suas facilidades de uso, ele pode ser uma ótima estratégia para montar uma lista de itens para serem comprados no supermercado. Eu montei uma lista no Excel e você poderá fazer o download dela gratuitamente no link abaixo, mas se quiser aprender um pouquinho de Excel, veja mais abaixo com esta lista foi montada e assim poderá modificá-la para adequar melhor a sua necessidade. Nesta planilha coloquei o item, a marca que você poderá informar e três campos para preços, com isso você poderá fazer uma pesquisa de preços e informar ali e no último campo há uma fórmula que irá retornar o melhor preço entre os três informados.

Download da planilha

Clique com o botão direito do mouse nos links abaixo e faça o Download da planilha nas seguintes versões:

Planilha para Excel 2007, 2010 ou superior

Planilha para Excel 2003 ou anterior (esta planilha poderá ser aberta no BrOffice também)

Como criar uma planilha com a lista de compras

Se você quer aprender a montar sua própria planilha ou saber como foi criado a planilha acima para fins de manutenção, como a inclusão de novos itens e exclusão de outros, veja abaixo um breve tutorial passo a passo da criação da planilha no Excel.

Passo 1: Abra o Excel e digite as informações conforme mostrado na imagem abaixo:

dados da planilha de compras

Passo 2: Selecione da célula A2 até a18 e clique no botão Mesclar e Centralizar. Isto irá mesclar em uma única célula o termo Produtos de Limpeza. Depois faça o mesmo com Bebidas que vai da célula A19 até A24.

Mesclar e centralizar células no Excel

Passo 3: Selecione as duas células que foram mescladas e clique no botão Alinhamento e na janela que abrir altere a orientação para 90 graus e o alinhamento vertical para Centro.

Alinhamento vertical e orientação do texto

Passo 4: Altere o tamanho da letra dos textos: Produtos de Limpeza e bebidas, conforme mostrado abaixo:

formatação da lista de compras

Passo 5: Selecione a primeira linha da planilha e altere a cor do fundo dela. No meu exemplo coloquei a cor laranja.

formatação da linha superior da planilha

Passo 6: Clique no menu Exibição, depois em Congelar Painéis e finalmente em Congelar Linha Superior. A ideia e manter a primeira linha da nossa lista de compras fixa enquanto você navega verticalmente nos depois itens da sua compra de supermercado.

congelar linha superior excel

Passo 7: Agora vamos encontrar o menor valor dos três preços que você pesquisou. Coloque o cursor G2 e digite a seguinte fórmula: =MÍNIMO(D2:F2). A função mínimo irá retornar o menor valor que estiver neste intervalo que vai de D2 até F2.

calcular menor preço função mínimo

Passo 8: Agora vamos copiar a fórmula criada no passo anterior para as demais células da lista de compras. Selecione a célula G2 e com o botão direito clique no canto inferior direito da célula e arraste até o final da lista dos itens. Quando você soltar o botão direito surgirá uma tela com várias opções, selecione Copiar células.

Copiar fórmula entre células Excel

Para completar a planilha, basta repetir os passos acima para outras categorias que nela venha ser colocada.


 


Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2013 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade