Financiamento terreno pela Caixa, como funciona?

Saiba quais são as características mais comuns no processo de financiamento de um terreno pela caixa econômica federal, como a taxa de juros e uso de recursos do FGTS.

A Caixa Econômica Federal é o banco brasileiro que tem maior atuação na liberação de financiamentos habitacionais, este banco atua com diversas linhas de créditos para compra de imóveis, desde imóveis novos, usados, materiais de construção e reforma, compra do terreno, dentre outros. O financiamento de terreno pela Caixa é uma modalidade possível, mas que admiti algumas particularidades em relação às linhas tradicionais voltadas para compra de móveis novos e usados. Existem pelo menos duas características que precisam ser observadas, que são as taxas de juros e a impossibilidade do uso de recursos do FGTS.

Taxa de juros

A taxa de juros praticada pela Caixa para financiar terreno ele é diferente das taxas de juros para compra da casa pronta, por exemplo.  Para entender a diferença fiz uma simulação usando os mesmos valores e o mesmo perfil, alterando apenas a opção de imóveis novos e depois terreno. Nas imagens abaixo você verá o resultado onde fica claro que no caso do financiamento para terreno a taxa de juros de um pouquinho maior e embora a diferença seja pequena, em um financiamento de 420 meses, por exemplo, isto é bastante significativo.

Taxa de juros imóveis novos

Taxa de juros para financiamento de imóveis novos.

Taxa de juros terrenos financiamento

Taxa de juros para financiamento de terrenos.

Recursos do FGTS

A segunda característica deste tipo de financiamento é que a caixa não autoriza uso do FGTS como parte do pagamento do imóvel comprado com recursos de financiamento habitacional. Esta informação eu obtive diretamente na Caixa pois recentemente vendi um terreno e o comprador optou por financiá-lo. Não sei ao certo qual o motivo ou legislação que estabelece este parâmetro, mas na prática ele significa que mesmo que você tenha recursos do fundo de garantia não poderá usá-los neste caso, por outro lado existe a vantagem do processo de financiamento ser um pouco mais rápido, já que todo o trâmite é feito na própria agência.

Aprovação

Para finalizar existe ainda uma característica vantajosa do financiamento de terreno o que é o processo de aprovação do imóvel. No caso de casas  às vezes é comum não ocorrer a aprovação do imóvel, principalmente quando este apresentar algum tipo de deterioração, ou a estrutura do imóvel não apresentar possibilidades de resistência ao tempo. Todo imóvel para ser financiado precisa passar por uma vistoria do engenheiro da Caixa e ao analisar um terreno não tem muito o que analisar, visto que o terreno é um terreno. Já no caso da casa é muito mais fácil encontrar problemas e questionar a condição do imóvel para servir de garantia do financiamento.





Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2013 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade