Quanto custa o metro quadrado da grama em tapetes?

Veja neste artigo o custo da grama em semente ou em tapetes prontos para o plantio. Veja algumas informações sobre o plantio e a melhor alternativa em termos de grama.

Fazer um jardim em casa é uma estratégia bastante interessante para deixar o ambiente mais harmônico e com uma área verde que proporcionar um ambiente mais agradável. Também é preciso considerar que em muitas cidades existe uma lei que obriga os proprietários a manterem um mínimo de área verde em suas casas, com isso plantio de grama é uma prática cada vez mais comum nas residências brasileiras. Digo brasileiras, pois lá fora, jardins gramados na frente das residências é bem comum e você poderá observar isso abaixo na rua que capturei do serviço do Google Street View em Toronto no Canadá.


Exibir mapa ampliado

Para plantar um jardim gramado em uma casa você tem basicamente dois caminhos: primeiro você pode comprar a semente se fazer a semeadura dela direto na terra ou poderá comprar a grama já pronta em tapetes e fazer o replantio dela no seu jardim. As duas opções são viáveis, embora plantar a grama em tapetes é de longe a opção mais indicada por ser mais rápido, uma vez que a grama já está plantada, bastando apenas ela se adaptar ao novo terreno para ficar verdinha novamente.

Custo da grama em semente

Se você preferir comprar a semente e plantar, o custo poderá ser até menor. Pesquisando em alguns sites encontrei a grama esmeralda, que é a mais usada, por aproximadamente R$ 150,00 o kg. Um quilo de grama em semente seria suficiente para cobrir uma área de aproximadamente 200 m/2.

Custo da grama em tapetes

Se a opção for pela grama ponta em tapetes, o custo poderá ser um pouco maior, mas ainda assim eu prefiro, uma vez que o resultado compensa. Neste caso o custo pode variar bastante, mas em minha cidade há um fornecedor que vende a R$ 3,80 o m/2, isto sem considerar a entrega. Vale lembrar que os tapetes de grama geralmente tem medidas de 60 cm de comprimento e 40 centímetros de largura, o que daria 4 tapetes por metro quadrado.

Lembrando que esses valores são de 2014. Em 2015, eu fiz outro jardim e o valor da grama teve um leve aumento.

Veja aqui vários mostrando como é feito o corte da grama em tapetes

Como plantar grama em tapetes?

A primeira coisa a fazer é preparar o solo e embora não haja muito segredo neste tipo de plantio, é necessário levar em conta que o preparo do solo seja talvez a coisa mais importante a fazer. Eu observei no meu jardim que em uma parte a grama fica mais bonita, cresce mais e sofre menos quando falta chuva. Já em outra parte é o inverso. Depois de tentar entender as razões, conclui que em uma parte do jardim havia terra fofa e na outra parte o chão era muito duro. Quando plantei a grama, na época da seca não tive o cuidado de preparar bem o solo.

Com isso, o ideal é que haja terra solta para que a grama possa se desenvolver. É uma técnica antiga que os agricultores usam, ou seja, primeiro é necessário arar a terra, deixá-la fofa para que a raiz da planta possa penetrar.

A segunda coisa a fazer é misturar um pouco de substrato com a terra para enriquecê-la. Adubação química, como fertilizantes também pode ser usado.

Por último é não menos importante é necessário nivelar bem o solo e assim colocar os tapetes de grama um ao lado do outro.

IMPORTANTE: Algumas pessoas não tem o cuidado de colocar os tapetes bem colados um ou outro alegando que a grama cresce e fecha o espaço entre ele. Isto é verdade, mas é preciso levar em conta que ficará um buraco ali e a sua grama vai ficar irregular com buracos no meio. Já pensou um campo de futebol assim?

Quais os cuidados com a grama após o plantio?

A grama não tem muito segredo, uma vez plantada, dificilmente ela morre, mesmo que no inverno ela fique seca, mas ela retorna com força, logo que as chuvas voltem a cair. Veja abaixo os cuidados que você precisa tomar.

Observação: Após o plantio é necessário regar todos os dias com água até que ela esteja devidamente adaptada ao solo.

Algumas perguntas e respostas sobre grama

De onde vem esses tapetes de grama?

Isto poderá mudar dependendo da região que você estiver, já que existe o fator logística envolvido. Mas a região com maior produção de grama no Brasil é a região de Itapetininga no interior de São Paulo.

Qual é a grama mais indicada para jardim?

É o tipo esmeralda. Ela é uma grama muito usada em jardins por ter bonita, tem folhas finas e é boa para cortar. O inconveniente dela é que tem pouca resistência e nas épocas de seca sofre muito e com frequência seca. Mas basta voltar as chuvas que ela se recupera.

Como é feito aquelas listras com cores diferentes nos campos de futebol?

Eu tinha essa dúvida também, afinal é muito comum quando você vai ao estádio assistir uma partida de futebol ou mesmo assistir pela TV, perceber as faixas com cores diferentes.

Certa vez assistindo um programa de TV sobre os Estados Unidos eles mostraram que lá em alguns estádios como os de futebol americano, eles usam tinta mesmo e pintam a grama.

Já aqui no Brasil e nos estádios de futebol eu sabia que não era assim. No ano passado estive visitando Belo Horizonte e fomos conhecer o Mineirão. Então aproveitei e perguntei à guia que estava nos acompanhando como era feito. Ela disse que é feito alternando o sentido de corte da grama. Ou seja, uma faixa é cortada em um sentido e a outra faixa e cortada no sentido inverso. Curioso né?

Qual a melhor época de plantar gramas?

Como fui agricultor na infância, aprendi desde pequeno que se planta qualquer coisa no início do período de chuvas. Aqui no Sudeste do Brasil este período começa em outubro/novembro e portanto é a melhor época também para o plantio de grama.

Por que a grama do jardim cresce mais com água da chuva do que se eu regar?

Regar a grama ajuda e é necessário no início ou quando está faltando chuva, mas é com a água da chuva que ela se desenvolve melhor. A possível razão para isso é que há muito mais água na chuva do que você jogar com a mangueira. Também ela é mais generalizada e molha todo o entorno e não apenas a região regada.



 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade