Tipos de portas: madeira, ferro ou alumínio, qual usar em uma casa?

Veja os principais tipos de materiais usados na fabricação de portas, como é o caso da madeira, ferro ou alumínio. Veja as características, vantagens e desvantagens de cada uma.

Os materiais de construção são os mais diversos possíveis e quando precisamos optar por um tipo ou outro é comum surgir a dúvida de qual é o melhor. No caso de portas há vários tipos de materiais que são usados na fabricação, como ferro, madeira, alumínio, PVC, entre outros. Qual modelo usar em uma casa não é apenas uma decisão financeira, deve também ser levada em conta a questão usual, comodidade, aplicabilidade, entre outras características.

Abaixo algumas dicas que pode ser úteis na escolha do tipo de porta a ser usado em uma casa.

Portas de Ferro

A porta de ferro é um tipo bastante comum e muito usado, talvez em grande parte pelo custo já que é possível encontrar modelos bem baratos de ferro. Tem como desvantagem a possibilidade de enferrujar e é pouco resistente a exposição a água. Como vantagens há grande variedade de modelos e muitos com custo baixo.

Portas de madeira

A porta de madeira é reconhecida por ser elegante e um material bastante resistente. Há muitos tipos como é o caso de portas de madeira maciça ou aquelas que são ocas. Este último tipo é mais usado para portas internas como quartos, banheiros e outros, já a de madeira maciça é mais comum para portas externas onde é necessário um material mais resistente.

A desvantagem deste material é que ele não pode ficar exposto a chuva ou umidade, requer manutenção de pintura ou verniz e a madeira pode expandir ou contrair dependendo da umidade, com isso é comum em determinada época do ano a porta pegar um pouquinho no batente ou no piso em função da sua expansão.

Portas de alumínio

As portas de alumínio são boas alternativas tanto para áreas internas ou externas, mas é mais comum o seu uso como portas externas, especialmente na cozinha, nas portas balcões ou portas janelas que muitos colocam nos quartos. A vantagem deste tipo de porta é que o alumínio é altamente resistente a água, ferrugem, sal (no caso de cidades litorâneas), entre outros. Como desvantagem pode ser o seu custo que geralmente é um pouco maior, mas uma boa pesquisa de preços pode ser a solução para encontrar modelos bons e com preços acessíveis.




Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2013 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade