Tipos de portas: madeira, ferro ou alumínio, qual usar em uma casa?

Veja os principais tipos de materiais usados na fabricação de portas, como é o caso da madeira, ferro ou alumínio. Veja as características, vantagens e desvantagens de cada uma.

Os materiais de construção são os mais diversos possíveis e quando precisamos optar por um tipo ou outro é comum surgir a dúvida de qual é o melhor. No caso de portas há vários tipos de materiais que são usados na fabricação, como ferro, madeira, alumínio, PVC, entre outros. Qual modelo usar em uma casa não é apenas uma decisão financeira, deve também ser levada em conta a questão usual, comodidade, aplicabilidade, entre outras características.

Abaixo algumas dicas que pode ser úteis na escolha do tipo de porta a ser usado em uma casa.

Portas de Ferro

Portas de ferro

A porta de ferro é um tipo bastante comum e muito usado, talvez em grande parte pelo custo já que é possível encontrar modelos bem baratos de ferro. Tem como desvantagem a possibilidade de enferrujar e é pouco resistente a exposição a água, por isso requer uma boa pintura, bem como a conservação dela. Como vantagens há grande variedade de modelos e muitos com custo baixo, mas também com modelos sofisticados. Ou seja, tem para todos os gostos e bolsos.

Veja aqui modelos de portas de ferro

Algumas características dessas portas:

Portas de madeira

portas de madeira

A porta de madeira é reconhecida por ser elegante e um material bastante resistente. Há muitos tipos como é o caso de portas de madeira maciça ou aquelas que são ocas. Este último tipo é mais usado para portas internas como quartos, banheiros e outros, já a de madeira maciça é mais comum para portas externas onde é necessário um material mais resistente.

A desvantagem deste material é que ele não pode ficar exposto a chuva ou umidade, requer manutenção de pintura ou verniz e a madeira pode expandir ou contrair dependendo da umidade, com isso é comum em determinada época do ano a porta pegar um pouquinho no batente ou no piso em função da sua expansão.

Veja modelos de portas de madeira

Principais características:

Portas de alumínio

As portas de alumínio são boas alternativas tanto para áreas internas ou externas, mas é mais comum o seu uso como portas externas, especialmente na cozinha, nas portas balcões ou portas janelas que muitos colocam nos quartos. A vantagem deste tipo de porta é que o alumínio é altamente resistente a água, ferrugem, sal (no caso de cidades litorâneas), entre outros. Como desvantagem pode ser o seu custo que geralmente é um pouco maior, mas uma boa pesquisa de preços pode ser a solução para encontrar modelos bons e com preços acessíveis.

Veja aqui modelos de portas de alumínio

Principais características:

Portas de vidro

Portas de vidro

As portas de vidro tornaram-se muito comuns, especialmente em ambientes comerciais, como é o caso das famosas portas giratórias de banco (foto acima). Nesses ambientes elas são muito úteis, pois permite a visibilidade de um lado para o outro, não requer manutenção e são duráveis.

Mas é comum também fazer o uso de portas de vidro em residências e as melhores aplicações para esse caso são:



 


Deixe uma resposta





Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade