Dicas e informações sobre casa e construção

Diferença entre compensado, fórmica e madeira em móveis

Entenda as diferenças entre os tipos de madeiras maciça de compensado, além da fórmica que são materiais utilizados na construção de fabricação de móveis.

Diversos são os materiais usados na construção de móveis para uma casa, muitos móveis são feitos de madeira, outros de madeira compensada, fórmica outros tipos de materiais comuns no uso para fabricação os mais diferentes tipos de peças de objetos mobiliários que são utilizados em uma casa. Abaixo a diferença entre cada um deles.

Madeira

É muito comum ouvirmos a expressão madeiras maciça pois isto é necessário porque há vários tipos de madeiras que são usados para fabricação de móveis ou na construção de uma casa. Quando a expressão madeira maciça é usada significa que é amadeira pura, não compensada o que tenha recebido qualquer tipo de modificação. A madeira maciça tem como grande vantagem o fato da sua durabilidade e resistência, contudo o seu custo é mais elevado quando se comparado a outros tipos de madeiras que foram modificadas para os mais diversos fins.

Compensado

A diferença entre madeira maciça e compensado é que esta última é produzida a partir de pequenos entalhos de madeiras que são compensados formando uma placa bastante resistente, mas não tão resistente quanto à madeira maciça. A madeira compensada é largamente usada na construção de imóveis, portas outros objetos de uso em casa. Tem como vantagem o custo que é bem mais em conta, mas o seu uso não pode ser feito em alguns casos onde a necessidade de maior resistência e aí o ideal é utilizar amadeira maciça.

Fórmica

A fórmica é produzida a partir de um material laminado e já foi muito comum na fabricação de móveis, principalmente mesas e cadeiras, armários e outros móveis de cozinha, por exemplo. Atualmente parece que está um pouco fora de moda o seu uso, mas embora seja possível encontrar ainda diversos objetos produzidos a partir da fórmica. Ela tem como vantagem o fato de poder receber água para limpeza, na superfície externa apenas já que internamente normalmente ela utiliza um material que não é muito resistente à água.

Deixe uma resposta

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade