Conduite de energia elétrica pode ter cabo de TV ou internet?

Os cabos de eletricidades que são usados na parede da sua casa para servir tomadas e interruptores podem ficar no mesmo conduíte com os cabos de telecomunicações como TV, internet e telefone?

Uso de conduíte é muito comum construção de uma casa para permitir que os cabos de eletricidade e outros tipos de fios que serão usados na sua casa fiquem embutidos dentro da parede e portanto eles são amplamente utilizados durante a fase de construção. Existem conduítes de espessuras diferentes que podem atender necessidades diferentes também. Mais uma pergunta que precisa ser feita é se eu posso usar o mesmo conduíte para fios de eletricidade e também para outros fios como os de TV a cabo internet e telefone por exemplo?

Eletricidade x telecomunicações

Tomadas e cabos de eletricidade

A resposta para essa pergunta e não. Quando fui solicitar a instalação da TV minha casa que tinha sido construída recentemente o instalador não quis usar o mesmo conduíte que já tinha cabo de eletricidade para passar o cabo da TV e por esse motivo acabei tendo que inutilizar uma tomada para poder aproveitar o espaço dela e assim passar o cabo da TV. Segundo ele existe uma recomendação da Anatel que Agência Nacional de Telecomunicações para que os fios de eletricidade não fiquem juntos com os fios de telecomunicações, como TV, internet e telefone, por exemplo.

Fica a Dica

Diante desse quadro, fica uma recomendação importante para você que ainda vai construir sua casa. Ao definir os pontos de tomadas e interruptores, bem como os locais onde ficarão as TVs e a entrada do telefone e cabo de internet, faça a separação dos conduites deixando um para cada coisa assim você evitar a que seja necessário quebrar a parede você perder uma tomada no futuro para atender a necessidade de passagem de um cabo de telecomunicações.

Evidentemente que existem casos em que os fios ficaram juntos, mas esta não é a recomendação ideal se você pretende construir, fica fácil planejar isso que deixar conduíte separados já que o custo de relativamente baixo e fica bem mais organizado, sem contar que evitar dores de cabeça no futuro.

Como planejar?

Pense em todos os pontos onde você precisará de um ponto de telecomunicações. Isto envolve:

Telefonia fixa. Se você usa ou pretende usar telefones fixos, é importante definir onde o aparelho irá ficar para saber onde deverá ser a entrada do cabo. Faça o mesmo para outros pontos, se for o caso.

Internet. Onde ficará o roteador da internet? Esse roteador é ligado por um cabo que vai até a antena externa ou até a entrada do cabo da fibra, se a sua internet for a cabo. Então a posição do roteador irá determinar o local de entrada desse cabo. Pense em um local estratégico e que possibilite a distribuição do sinal via wi-fi.

Cabos de internet interno. Apesar de absolutamente comum usarmos a internet sem fio em casa, existem algumas situações onde o wi-fi não é uma boa opção e neste caso você teria de puxar um cabo do roteador até esse ponto. TVs Smart, por exemplo, não se comportam muito bem com wi-fi e é comum haver quedas quando o roteador estiver longe. Para casos como esse é necessário puxar um cabo e ai você precisará de conduites e pontos de entrada próximos da TV.

TV a cabo. Outra situação onde você precisará de um conduite específico é para os casos de TV a Cabo e neste caso inclui também as TVs via satélite, pois na verdade, da antena até sua TV o sinal vem por um cabo coaxial. Então, você deverá planejar também onde ficarão as TVs para que possa planejar os conduites e entrada específicas para esse caso.

 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade