Dicas e informações sobre casa e
construção

10 itens sobre ventilador de teto: velocidades, benefícios e mais

Veja como funciona um ventilador de teto, suas vantagens e desvantagens, bem como as principais informações sobre a forma de uso deste equipamento em sua casa.

Ventilador de teto é melhor do que os outros modelos?

Embora tenha o mesmo propósito, cada ventilador atende a necessidades mais específicas e com isso em mente não é correto dizer que um é modelo é melhor do que o outro, mas, que existem modelos mais adequados para situações específicas.

O ventilador de teto, por exemplo, tem muitas vantagens em relação aos modelos concorrentes e podemos citar alguns como:

  • Ventilação distribuída. Pelo fato dele estar posicionado em local alto e não haver nenhum obstáculo, sua ventilação fica mais distribuída dentro do ambiente e portanto cumpre bem esse papel.
  • Não ocupa espaço. Pelo mesmo motivo de estar preso ao teto da casa, ele não ocupa espaço no piso ou nas paredes. Isto é bastante útil para deixar o ambiente mais organizado e sobretudo quando não se tem muito espaço no ambiente.
  • Tamanho das pás. Normalmente as pás do ventilador de teto são bem grandes, o que proporciona o maior poder de ventilação no ambiente, esta é uma vantagem considerável em relação a muitos modelos convencionais.
  • É silencioso. Pelo menos se você estiver usando nas velocidades mais baixas, ele costuma ser bastante silencioso, o que é ótimo para usar a noite para dormir.
  • Dentre outros.

Quantas velocidades ele tem?

Normalmente ele tem três velocidades, sendo uma bem mais fraca, uma intermediária e outra bem mais forte. Existem modelos que permite o controle da velocidade numa escala crescente, como se fosse um botão de volume de rádio antigo (talvez não seja da sua época, mas...).

Mesmo com as três velocidades padrão, já temos condições de controlar a ventilação e com isso adaptar a cada necessidade.

Dá para inverter as velocidades?

Sim. Pelo menos nos modelos em que já usei é possível você usar com a ventilação para baixo ou inverter para cima.

Esta possibilidade de jogar o ar para cima é bastante interessante quando você tem ventilador de teto no quarto e quer usar a noite para dormir. Com isso ele não fica sobrando o ar diretamente em cima de você.

Tanto na ventilação para baixo ou para cima, podemos usar os três níveis de velocidades, citados acima.

É possível usar controle remoto para ventilador de teto?

Sim. Existem controles remotos para ventilador de teto e é um recurso bastante interessante pois gera bastante praticidade de uso. Neste caso é instalado um pequeno sensor no ventilador e a partir daí você liga, desliga ou controla os níveis de velocidade usando um pequeno controle remoto que pode ser acionado de qualquer lugar do cômodo.

Pelo menos com os modelos que usei, ao instalar o sistema de controle remoto não é possível mais fazer o controle manual, logo é preciso fazer a escolha entre um ou outro.

Qual a melhor forma de fazer a limpeza?

O processo de limpeza do ventilador de teto é um pouco mais delicado em função da posição que ele fica. Neste caso o ideal é usar uma escada (dessas domésticas) para que você tem acesso a limpeza das pás que pode ser feito com pano úmido e com produtos de limpeza comum.

Normalmente se acumula bastante pó nas pás e a limpeza precisa ser feita periodicamente, até para evitar de ele ficar soprando pó nas pessoas.

As pás do ventilador podem se soltar e cair?

Se você já pensou nesta possibilidade ou teve medo de que isso pudesse acontecer, talvez você não seja o único. De fato, ter um ventilador grudado no teto e movimentando a uma velocidade considerável enquanto você dorme embaixo dele é no mínimo uma boa razão para preocupação.

Contudo a história de uso deste equipamento nos mostra o contrário, ou seja, não se ouve relatos de acidentes deste tipo. Isto porque ele é bem fixado no teto e com isso a chance dele se desprender é bem pequena.

Contudo, é importante fazer a instalação correta para garantir que ele funcione como se espera e não cause nenhum problema de segurança.

O custo-benefício compensa?

Sim. O custo de um ventilador de teto é geralmente mais alto do que muitos dos modelos convencionais, mas ainda assim se considerarmos os benefícios dele, acredito que o resultado é bastante positivo e portanto, vale a pena sim investir neste tipo de ventilador.

Eu particularmente tenho adotado ele para o uso em dormitórios, escritório e área gourmet. É um investimento que vale a pena.

Tamanho

Há diversos tamanhos e portanto é preciso levar em conta o espaço que você tem para a sua instalação. Fiz uma consulta no site da Leroy Merlin e pelo menos nesta data tamanhos mais populares eram dos modelos de 40 a 60 cm, seguido dos modelos de 100 a 120 cm.

Ruido

Como já citado, um dos pontos favoráveis dos modelos de teto é exatamente o fato de não terem muito ruído. É claro que isso pode variar de modelo para modelo e até de fabricante para fabricante. Mas se especialmente estiver usando ele em velocidades mais baixas o ruído é bem pequeno e proporciona um bom conforto acústico.

Onde comprar

Ventiladores de teto podem ser encontrados em lojas de materiais elétricos, lojas de materiais de construção, lojas de decoração e similares. Também é possível encontrá-los em alguns supermercados, especialmente em grandes lojas que tendem a ter uma variedade maior de produtos a venda.

É possível encontrá-los também em diversas lojas on-line, como a Leroy Merlin, Telha Norte, C&C, dentre outras.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.