Dicas e informações sobre casa e construção

Vale a pena comprar pia da cozinha pronta ou fazer sob medida?

Veja algumas dicas mostrando os prós e contra de mandar fazer uma pia sob medida e em quais situações é aconselhável comprar um modelo pronto com gabinete, por exemplo.

Existem vários tipos de pia de cozinhas prontas, com pedras diferentes, gabinetes, entre outros. Existe também a possibilidade de mandar fazer uma pia sob medida que pode ser útil em situações específicas ou quando se deseja fazer o planejamento de toda a cozinha. Mas o que é melhor, comprar pronto ou mandar fazer do seu gosto?

Na construção de minha casa uma coisa já estava certo que a pia deveria ser feita sob medida, isto porque a ideia era planejar os armários e também usar um modelo de fogão chamado cook top que deve ser integrado à pia e por este motivo ela deveria ser um pouco maior para poder abrigar o fogão.

Preço para fazer sob medida

O custo para fazer a pia e algumas peças de balcão que servem como extensão da pia ficou em R$ 1.350,00 mais o valor dos suportes para fixá-la na parede que ficou em menos de R$ 100,00. A pia os os bações ocuparam duas paredes, sendo uma delas de aproximadamente 3 metros e a outra de uns 2 metros e meio, mais ou menos. Eu achei que o valor ficou bem compatível e considerando a necessidade não onerou muito.

Comprar pronto

Se você for comprar pronto é possível encontrar por valores bem mais baixos, já que neste caso é possível encontrar com tamanhos bem menores ou com materiais mais simples. A vantagem de comprar pronto é que não há muita dor de cabeça e a colocação também é mais simples.

Quando usar um ou outro

Acho que primeiro você deve analisar a proposta da cozinha. Se a ideia é fazer algo mais simples e gastar menos, então comprar pronto é melhor. Mas se houver uma cozinha um pouco irregular ou necessitar fazer o planejamento da cozinha como um todo, mandar fazer a pia poderá ser uma estratégia mais útil e aproveitará melhor o espaço que você tem.

Vantagens da pia sob medida

  • Tamanho: O tamanho da pia é um fator importante e uma grande vantagem de você mandar fazer, pois assim você pode estabelecer o tamanho adequado para o espaço que você tem. Com certeza este é um grande diferencial para muitos projetos.
  • Formato: Existem situações em que você tem um espaço que precisaria de uma pia em um formato diferenciado, como por exemplo uma pia de canto e com isso você pode ter a opção de mandar fazer e adequar a necessidade que você tem na sua casa. Esta sem dúvida é uma vantagem significativa de você ter uma pia sob medida.
  • Bancada: Poder integrar a pia com uma bancada de pedra e assim estender o espaço que você tem para preparar alimentos e fazer outras coisas na cozinha, sem dúvida nenhuma é uma vantagem muito significativa e permite tornar o trabalho na cozinha muito mais fácil e deixar as coisas bem mais organizadas.
  • Escolha do material: Ao fazer uma pia sob medida, você tem a opção não apenas de escolher o tamanho e o formato dela, mas também de definir qual é o material que você pretende utilizar. Isto é muito interessante pois a pedra que você usa, por exemplo pode ser a mesma que você irá usar em outras partes da casa, como bancadas, soleiras e outras partes. Assim você pode ter um projeto personalizado e utilizando o mesmo material.

Vantagens da pia pronta

  • Preço: Comprar uma pia pronta tem como vantagem em primeiro lugar o seu preço, afinal fica bem mais em conta você comprar uma pia já pronta do que mandar fazer uma sob medida. Então para aqueles que estão pensando em economia, não resta dúvida do que comprar uma pronta será melhor, especialmente pelo fato de poder encontrar pias com materiais mais simples e tornar ainda o preço mais acessível.
  • Instalação: A instalação dessas pias também tende a ser mais simples uma vez que elas têm tamanhos e padrões já definidos. Normalmente você já compra um gabinete onde elas são posicionadas em cima, sendo um trabalho bem mais tranquilo do que aquelas enormes pedras que você tem que furar parede e fazer uma série de preparações para a instalação, como acontece nas pias sob medida.
  • Pequenos espaços: Outra vantagem das pias prontas é quando você tem pouco espaço para sua colocação, como sabemos que existem modelos de pias com tamanhos bem pequenos para atender a esses casos e assim além do seu preço e a sua facilidade de instalação, ela tem como vantagem atender esses casos onde o espaço tem que ser considerado em primeiro lugar.

Opiniões de algumas pessoas

Veja abaixo os comentários fornecidos por várias pessoas sobre o uso de pia de cozinha com gabinete, armário ou balcão.


Pia de cozinha com gabinete, super bonita e eficiente no dia a dia na cozinha, tornando a cozinha mais bonita e praticidade, pia em 1,50 metros de comprimento por 50 de largura profundidade, revestida em alumínio.

Gabinete totalmente em MDF e na cor branca, com duas portas de abrir para guardar panelas, etc, com 3 gaveteiros de porta garfos, talheres, etc.

Pia totalmente resistente e gabinete prático na hora da instalação fácil e prática.

Na hora da limpeza utilizar somente pano macio úmido e se preferir sabão neutro para não manchar ou danificar a pia e o gabinete.

Super recomendo e indico, na pia de alumínio não utilizar produtos abrasivos como por exemplo alvejantes, ácidos para não danificar ou manchar tanto á pia como gabinete.

Muita praticidade e eficiência.

Aline, Guarujá SP


O gabinete de pia que comprei possui três portas e duas gavetas, internamente tem uma prateleira é muito bom para guardar panelas e organizar os utensílios. O material é MDF 15 Mm aparentemente resistente. A parte superior do balcão encaixou perfeitamente do tampo que eu já tinha a parte traseira já veio com o tamanho certo do recorte para passar o sifão sem precisar cortar em casa. Os puxadores são de plástico bem resistente e são bonitos com detalhe cromado na ponta.

O material da parte traseira do balcão é um MDF de 3 mm bem fino, não sei se vai aguentar muito tempo, meu esposo passou silicone entre o tampo da pia e parede para evitar que caia água no MDF, para não mofar e ter maior durabilidade. Acabei escolhendo um acabamento fosco que não sabia que marcava respingo de água, precisa saber limpar para deixar marcas de pano.

Analu Ferreira Lourenço, BOCAIUVA DO SUL-PARANÁ


A pia acoplada com balcão traz praticidade para uma cozinha que se usa bastante. O balcão permite que se tenha a mão coisas que mais se usa sem precisar ficar andando pela cozinha inteira. Conta com a praticidade de gavetas e prateleiras bem distribuídas permitindo maior armazenamento. Por não precisar fixar na parede é uma boa opção para casas de aluguel pois é de fácil transporte e não danifica o imóvel. Os pés com regulagem de altura ajudam para que a pia fique bem nivelada não deixando água acumular, evitando bactérias e mais trabalho ao secar a pia.

Karina Gomes da Silva Coelho de Souza, Chapecó SC

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade