Dicas e informações sobre casa e construção

Computador ligado direto ou efeito liga-desliga. Economia de energia.

O fato de alguém deixar o computador ligado direto pode trazer problemas de funcionamento? O efeito liga-desliga pode ser melhor para a economia de energia elétrica?

O computador deixou de ser um símbolo de “nerdismo”* ou de bicho de sete cabeças, para ser um objeto útil para as pessoas e as famílias. Hoje é comum encontrarmos pelo menos 1, senão vários computadores em uma casa e em muitos casos para uso coletivo dos membros da família. Alguns devem usar o famoso liga e desliga do computador e outros podem preferir mantê-lo ligado já que irão usá-lo o tempo todo.

Economia de energia

consumo de energia no computador

A primeira observação do efeito liga e desliga em relação a manutenção dele ligado é do ponto de vista de consumo de energia elétrica e neste caso é importante considerar o seguinte. Segundo a Copel – Companhia de Eletricidade do Paraná, apenas a CPU do computador consome em média o equivalente a uma lâmpada de 150 watts, então se considerarmos ainda as demais partes do computador como o monitor, estabilizador, modem e outros é possível afirmar que manter o computador ligado pode consumir bem mais energia.

Comodidade

A segunda observação que faço é do ponto de vista da comodidade, neste caso é evidente que ter o computador ligado é preferível do que ter de ligá-lo para pegar uma receita de bolo em site apenas. Em minha casa eu tenho um computador que considero de uso público e ele fica ligado o dia todo. Assim sempre que alguém precisa fazer aquele uso rápido não precisa ir atrás do notebook e ligar, basta usar aquele que está ali.

Então, apenas de haver mais consumo de energia, penso que a comodidade compensa.

Funcionamento

Finalmente analiso do ponto de vista do funcionamento dele, ou seja, será que mantê-lo ligado por muito tempo não causaria problemas de funcionamento? A resposta é não. Basta observar que nas grandes empresas, por exemplo, há servidores que nunca foram desligados efetivamente. Ficam lá 24 horas por dia, 365 dias por ano trabalhando incansavelmente. É claro que alguns cuidados serão sempre bem vindos, como manter um espaço livre atrás do computador para permitir uma boa ventilação e em dias extremamente quentes, seria bom pensar no ar condicionado ou em um ventilador sobre a CPU para ajudar a resfriar o processador que pode aquecer muito e desligar o computador sozinho.

Qual método é o melhor?

Bem, o tratado deste artigo é exatamente tentar responder a pergunta principal que leva o título deste artigo, afinal, o que é melhor: mantê-lo ligado o tempo todo ou ligar e desligar sempre que precisar usar?

Acima, já expus algumas situações que mostram quem ambos os métodos podem ser usados e que manter ligado o tempo todo pode gerar sim maior consumo de energia.

Faço aqui um paralelo com o celular. Se você mantê-lo ligado o tempo todo, o que vai acontecer? Sua bateria vai acabar mais rápido. No celular temos o nível de bateria que nos dá um parâmetro bastante objetivo do consumo de energia, mas no PC ligado na tomada, não temos esse parâmetro e portanto fica difícil perceber se estamos gastando muito ou não.

Ainda tomando o celular como exemplo, podemos considerar ainda que o consumo da bateria vai ser maior se estivermos usando determinados aplicativos, um bom exemplo é o famoso Waze, que é ótimo, mas consume bateria de maneira absurda. Pelo menos é assim no meu velho aparelho.

Desta forma, o mesmo pode ocorrer no PC. Uma coisa é ele ligado apenas em modo stand-by. Neste caso apenas alguns serviços do Windows estará em execução, o suficiente para gerenciar memoria e as operações básicas para manter o PC ligado. Neste caso o consumo vai ser baixo.

Outra situação é quando você está usando efetivamente o PC e executando operações de demandam alto consumo de energia, acesso a disco e sobretudo, poder de processamento. Neste caso o consumo tende a ser maior também.

Então, respondendo a pergunta, o melhor em termos de consumo e ligar apenas quando precisar, mas em termos de comodidade é melhor mantê-lo ligado. Desta forma, creio que uma boa solução é unir as duas coisas e usar o bom senso.

* nerdismo: expressão que faz referência a pessoa do nerd, indivíduo que tem muito conhecimento de tecnologia. Hoje o termo nerd é ultrapassado, sendo mais usado o geek.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade