Dicas e informações sobre casa e construção

Como pintar uma casa, aplicando selador, massa corrida e pintura

Veja como pintar uma casa ou apartamento, aplicando o selador para iniciar o processo, massa corrida para amaciar a parede e finalmente a pintura com tinta imobiliária. Veja passo a passo.

Pintar as paredes de uma casa ou apartamento não é um bicho de sete cabeças, embora a contratação de um profissional possa ajudar e obter um resultado melhor, mas em muitos casos você mesmo poderá se encarregar desta tarefa. E para quem quer pintar sua casa ou apartamento, separei dois vídeos que mostra como fazer este trabalho, desde os materiais que você usará, aplicação do selador, da massa corrida até o processo da pintura em si. Veja abaixo.

Como pintar uma parede

Este vídeo mostra inicialmente quais os materiais necessários para fazer a pintura de uma parede, como pincel, tinta, rolo, fita crepe, entre outros materiais. Mostra os cuidados que precisam ser tomados antes de começar a pintura e outros detalhes.

Este vídeo é um pouco mais prático e mostra o processo de aplicação do selador, da massa corrida para amaciar a parede e o processo da pintura em si. Mostra também o tempo de secagem ou do tempo que você precisa esperar entre um processo e outro. Mostra ainda a quantidade ou o percentual de água que pode ser diluído na tinta.

Etapas da pintura

A primeira coisa a fazer é esperar o reboco curar e isto leva em torno e 28 dias. Este processo de cura tem a ver com o fato de o cimento e os materiais envolvidos na massa secar bem, pois durante o processo de secagem a parede ainda está em fase de absorção da massa e portanto e necessário esperar.

Uma vez curado o reboco precisa ser preparado, um processo bem simples, mas necessário e você fazer uma limpeza do reboco. Usando uma vassoura, dê uma varrida na parede para tirar a areia que fica exposta, bem como qualquer outra sujeira que estiver na superfície.

Feito isso a etapa seguinte é o selador. O selador é uma tinta mais simples e rala que deve ser aplicado sobre o reboco novo para que o mesmo possa absorver esse tinta e selar a parede. Se você aplicar a tinta direto sem o selador, a primeira demão da tinta irá atuar como selador, mas a tinta além de ser mais cara, não é a melhor opção para este trabalho.

Depois do selador é necessário aplicar a primeira demão de massa corrida, usando espátula e desempenadeira de aço. Se a parede foi bem rebocada e não contém muitas imperfeições a aplicação é mais tranquila e uma fina camada já é o suficiente.

Depois de aplicar a primeira demão é preciso esperar a mesma secar e então correr uma lixa para tirar os excesso que porventura tenha ficado na aplicação.

Aplique uma segunda demão de massa corrida. Esta deverá ser bem mais fácil, uma vez que já tem uma demão aplicada.

Novamente é preciso lixar e agora com a função de dar o acabamento. Use uma lâmpada para que você possa enxergar todas as imperfeições e assim corrigir com a lixa.

Depois de lixado aplique duas demãos de tinta, respeitando o tempo de secagem entre uma e outra.

Observação: Para paredes internas usa-se massa corrida latex e para paredes externas, quando necessário a aplicação, usa-se massa acrílica.

Tira-dúvidas

Posso aplicar massa corrida na parte externa?

Pode, mas neste caso deve-se usar massa acrílica que é indicada para ambientes externos. Esta massa é muito mais resistente e pode ficar exposta a chuva e umidade. A massa latex que usamos internamente é menos resistente, embora possa ser molhada.

Precisa aplicar selador ou apenas a massa?

Normalmente se aplica direto a massa sobre o reboco e portanto dispensaria o selador. Contudo, se quiser aplicar um selador ou um preparador antes, pode ser feito também.

Devo aplicar uma demão e lixar ou aplicar duas demãos para depois lixar?

Aplica-se uma demão, lixa e tenta deixar a parede mais perfeita possível. Depois aplica a segunda demão para corrigir as imperfeições que ainda ficaram na parede e que a primeira não conseguiu resolver. Ai liza novamente e dá o acabamento final.

Por que tem de usar uma lâmpada para lixar?

A lâmpada serve para mostrar as imperfeições na parede que você não conseguiria enxergar sem fogar um raio de luz forte ou bem próximo. Então na medida em que vai lizando, usa-se a lâmpada para perceber se ficou alguma parte sem lixar ou mesmo se após lixado ainda existe imperfeições.

Qualquer marca serve?

Teoricamente sim, mas já ouvi gente que trabalha com pintura recomendando marcas específicas. É claro que as marcas mais baratas tende a ter um produto inferior e isto é consenso para praticamente qualquer coisa.

Posso aplicar massa em madeira?

Pode, mas não é o ideal. Existe massa específica para madeira e neste caso o aproveitamento seria melhor.

Precisa fazer a diluição dela em água?

Não. A massa corrida já vem pronta para a aplicação e portanto não é necessário diluir, nem recomendável fazer, pois se diluir não conseguirá aplicar na parede. É a consistência dela que permite a aplicação com espátulas e a correta distribuição dela sobre a parede.

Lixar a mão ou com lixadeira?

Pequenos espaços podem ser feitos a mão, mas quando a obra é grande, uma lixadeira pode ser muito útil. Outro detalhe é que para a massa acrílica a lixadeira é bem indicada, especialmente se endurecer muito a massa.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade