Dicas e informações sobre casa e construção

Você contrataria novamente o pedreiro que construiu sua casa?

Problemas no telhado, desnível de escoamento da água no banheiro e cozinha, falta de capricho em algumas coisas, entre outros. Veja porque eu não contrataria o mesmo pedreiro novamente.

Uma das preocupações maiores das empresas atualmente é o chamado feedback do cliente ou qual é a experiência que o cliente teve com a empresa e consequentemente a sua disposição em continuar usando seus produtos ou serviços. Muitas empresas investem cifras relativamente altas para obter essas informações e garantir que o cliente continuará fiel, bem como se os serviços prestados estão de fato atendendo às necessidades do mesmo. Mas quando o assunto é construção civil, uma pergunta que nem sempre tem uma resposta positiva é: você contrataria novamente o pedreiro que fez a sua casa?

Quando eu faço essa pergunta a mim mesmo a resposta é sim e não. Veja abaixo os motivos para isso.

Sim

Um ponto muito positivo no pedreiro que contratei para construir minha casa o que é ele não me deu nenhuma dor de cabeça do ponto de vista comportamental ou moral. Muitas pessoas reclamam de pedreiros e seus ajudantes por terem comportamentos inadequados e nesse ponto eu posso dizer claramente que não tive nenhum problema. Sob esse ponto de vista eu contrataria novamente sem problema nenhum.

Não

Mas por outro lado acredito que eu não contrataria novamente o mesmo pedreira quando eu analiso resultado no trabalho executado por ele, não que tenha ficado ruim, mas acho que poderia ter ficado melhor e que faltou capricho em muitas coisas que foram feitas. Abaixo relacione alguns itens que eu considero que foi falho ou que poderia ter sido feito melhor.

  • Casa ficou fora de esquadro.

    Tá certo que o terreno não ajudava, mas nada justifica o fato de um quarto que é retangular perder o esquadro. Isto eu só percebi depois de pronto.

  • Contrapiso ruim.

    A qualidade do contrapiso também deixou muito a desejar, uma vez que a área externa ficou apenas no contrapiso e eu avisei que gostaria que fosse bem feito pois não colocaria piso.

  • Telhado.

    O telhado foi realmente difícil de fazer, mas o resultado não ficou bom. Embora ele e outras pessoas afirmem que ficou bom, quando olho não gosto do que vejo. Dá a impressão que está torno e quando comparo com outros telhado a diferença do acabamento é nítido.

  • Desnível.

    Minha esposa insistiu com ele no cuidado ao fazer o piso para evitar pontos de parada de água e garantir o desnível correto, especialmente na cozinha e banheiro. Para se ter uma ideia, em um dos banheiros para escoar a água só com a ajuda do rodo.

  • Outros detalhes.

    Há vários detalhes onde fica claro que o serviço foi mal executado, faltando simplesmente capricho. Não é que está errado, mas faltou capricho. E por esses e outros detalhes, eu acredito que se fosse construir outra casa, não contrataria o mesmo pedreiro, embora ele tenha muitas qualidades, como foi bem colocada no início do artigo.

Quais os cuidados devem ser tomados antes de contratar um pedreiro?

Relacionei abaixo algumas dicas que considero importantes e úteis para que você possa analisar antes de contratar um pedreiro para construir a sua casa. Não são regras gerais, mas se atentadas podem produzir certamente um bom resultado.

  • Conversa: Converse com o pedreiro para analisar o perfil dele como profissional e como pessoa. Uma boa conversa pode revelar muitos fatores, inclusive para entender se ele está acostumado a construir casas no padrão que você deseja construir a sua, afinal existem pedreiros que são mais especializados em alguns tipos de construções.
  • Visita a casas que ele construiu: Depois é muito importante você visitar pelo menos uma casa que ele construiu a fim de conhecer a qualidade do trabalho que ele pode entregar. Eu acredito que uma obra pronta diz muita coisa a respeito do profissional e ali você mesmo pode tirar suas conclusões se a qualidade está de acordo com aquilo que você espera.
  • Conversar com pessoas para quem ele trabalhou: Também é importante você conversar com proprietários de casas onde este pedreiro trabalhou, afinal ele pode ser um excelente profissional e entregar um bom trabalho, mas pode ter uma série de outros problemas de relacionamento, atrasos na entrega da obra, bem como outros problemas que não podem ser vistos ou analisados sem o contato com uma pessoa que o contratou.
  • Analisar a equipe: Avalia se esse pedreiro trabalhar sozinho, com uma equipe pequena ou grande. Este é um detalhe bastante importante, uma vez que o pedreiro pode ser um bom profissional, mas as vezes não é um bom administrador e acaba contratando pessoas para trabalhar que não tem a mesma qualidade que ele. Então é preciso avaliar todos esses fatores para entender se você está contratando um bom profissional ou uma boa equipe.
  • Definir um contrato: Depois de tudo analisado é muito importante você estabelecer um contrato relacionando todas as obrigações de ambas as partes, bem como aquilo que você espera deste profissional e do trabalho que ele irá desenvolver. Um contrato pode ser muito útil pois da segurança para ambos os lados e clareza daquilo que se pretende desenvolver.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade