Dicas e informações sobre casa e construção

Cozinha moderna com ilha central: vantagens e desvantagens

Veja quais são as vantagens de uma cozinha moderna e com ilha, como a praticidade, o ambiente mais higiênico, um design mais arrojado e outros. Mas também algumas possíveis desvantagens.

Com o passar do tempo, maiores novidades vêm surgindo no mercado com o intuito de trazer mais conforto, praticidade e sofisticação. Na cozinha não seria diferente, atualmente dispondo de uma verdadeira enxurrada de novidades lançadas dia após dia. Nesse sentido, antes de modelar toda a estrutura da sua casa, é fundamental que você avalie quais os prós e contras de qualquer novidade que surge nesse vasto mercado. Pensando nisso, hoje vamos apresentar para você algumas das vantagens e desvantagens de ter uma cozinha moderna com ilha central. Confira o que preparamos para você.

cozinha moderna com ilha

As vantagens

A começar pelas vantagens, é impossível e improvável que um novo modelo não traga consigo vantagens, não é mesmo? Por isso, fizemos questão de separar as principais vantagens que você irá ter se você optar por ter uma cozinha moderna com ilha central na sua casa, confira:

  • Praticidade: uma das maiores vantagens que você tem em optar por ter uma cozinha moderna com ilha central em sua casa, é a funcionalidade. Isso quer dizer que você os espaços da sua cozinha ficam otimizados, deixando os seus espaços mais funcionais. Assim, é possível afirmar que se você sofre com cozinhas com espaços mal aproveitados, a cozinha com ilha central é uma excelente opção para você organizar e aproveitar melhor os espaços da sua cozinha.
  • Ambiente mais higiênico: outra grande vantagem da cozinha moderna com ilha central, é que tudo fica mais higiênico. Isso porque a cozinha é praticamente toda embutida, o que impossibilita que insetos indesejados fiquem passeando pela sua tão desejada cozinha. Nesse sentido, é válido avaliar que se trata de um modelo que oferece muita praticidade, além de muita higiene, para que você tenha a melhor experiência possível com o seu ambiente.
  • Design despojado: se você é daqueles que se preocupa bastante com a aparência da sua cozinha, vai gostar dessa vantagem. Isso porque o design da sua cozinha quem decide é você, uma vez que se trata de um modelo novo e você pode usar e abusar do que há de mais novo no universo das cozinhas. Se você deseja ter uma ilha toda de inox, isso é possível, assim como se você deseja ter uma cozinha estilo vovó ou um estilo mais vintage. Essa vantagem possibilita você usar e abusar da sua imaginação e criatividade, tudo quem decide é você.
  • Planejamento: antes que tudo seja feito, cada detalhe, cada centímetro e cada local da ilha será escolhido por você. Por isso essa é mais uma grande vantagem da cozinha moderna com ilha central, você decide como tudo vai ser do início ao fim. Não precisa se preocupar em pegar um projeto já acabado e ter que se satisfazer com isso, como se trata de algo projetado, você é quem decide o que vai ou não ter na cozinha nova.

As desvantagens

Você deve estar muito curioso por saber quais são as vantagens de se ter uma ilha central em sua cozinha moderna não mesmo? Calma, que antes de você saber qual ou quais as desvantagens em fazer uma cozinha planejada em sua casa, você precisa saber que tudo deve ser extremamente planejado. Isso porque possivelmente a única desvantagem em se fazer uma cozinha moderna com ilha central, seja a impossibilidade de movimentá-la para qualquer outro lugar. O que quer dizer que se você deseja fazer uma ilha central em sua cozinha, deve ter em mente que esse investimento é de longo prazo e não é algo que você pode fazer e remover assim que desejar. Então, antes de construir uma em sua casa, certifique-se de que irá ficar nessa residência por um tempo pelo menos razoável para não ser somente dinheiro jogado fora.

Quanto custa fazer uma cozinha com ilha central?

Como dito anteriormente, existem diversos modelos que você pode escolher para fazer a sua cozinha moderna com ilha central. Nesse sentido, é válido afirmar que o preço da sua cozinha via variar de acordo com o modelo escolhido por você, ou seja, modelos inox por exemplo, podem ter um custeio maior quando comparado a outros modelos.

Por G Produções Editoriais

Opiniões e comentários

Cozinha com ilha é prática?


Mudei-me para uma nova casa faz uns 4 meses, e estava nervoso por causa da cozinha ter uma ilha, pois nunca tive uma cozinha com ilha.

Demorou umas 2 semanas para me habituar, mas agora vejo que é muito mais prático que as cozinhas "normais". Tenho sempre tudo muito perto e a arrumação acaba por ficar melhor. Posso ir colocando a comida preparada na ilha, ou fazer os meus bolos nela, ao invés de sujar o chão todo devido á bancada de a cozinha ser muito pequena (que na nova casa não o é).

Frederico, Coimbra


Uma coisa é certeza não se deve abrir mão de um bom profissional, para montar uma boa tubulação elétrica, rede de gás que passa pelo assoalho e não embutido, na hora de planejar a cozinha certificar-se que terá o espaço suficiente para todos os utensílios.

Uma cozinha com ilha para mim foi ideal para cozinhar e conversar com os familiares de outro cômodo da casa, uma cozinha com ilha o móvel fica isolado dos outros, pelo fato de ficar no meio do cômodo permite circulação em volta, uma ilha de cozinha pode ser utilizada como bancada de refeição ou até mesmo completar o espaço.

Aqui em casa eh sucesso eu estou amando super prático sem dúvida.

Jacqueline Cardoso, São Paulo


A ilha na cozinha é um balcão que fica geralmente centralizado na cozinha é pode conter ou não eletrodomésticos como um cooktop, por exemplo. Ela pode ser um ponto de muita praticidade na cozinha se bem projetada e compatível ao tamanho do ambiente. A ilha é indicada para cozinhas de grande porte ou para ambientes de conceito aberto, onde não há divisão de paredes entre a cozinha e a sala. Para ser considerada uma ilha, o usuário deve ter acesso a todos os seus lados. Se estiver encostada em uma parede não é mais considerada ilha e sim um balcão comum. Pode ser um ponto central para organizar as louças e até receber os amigos enquanto se cozinha. Alguns modelos colocam em um dos lados banquetas altas para que os convidados fiquem sentados em volta do anfitrião enquanto este finaliza a refeição. Se bem projetada, é o coração da cozinha.

Italo Gonçalves, Chapecó SC


Cozinha com ilha é muito prática, pois você acaba ganhando espaço e praticidade.

Tudo o que você como dona de casa necessita para fazer uma refeição para a sua família estará ao alcance de suas mãos.

Você terá espaço para fazer o pré-preparo dos alimentos, preparar os insumos para uma deliciosa refeição em família e ainda participar das conversas da família que estarão na sala assistindo TV.

Você estará perto de tudo e tudo estará perto de você.

Karina de França Hernandes, Curitiba PR

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade