Dicas e informações sobre casa e construção

Como simular a prestação para financiar casa ou apartamento?

Veja como fazer uma simulação no site da Caixa para obter o valor da prestação de um imóvel obtido através de financiamento habitacional. Veja também o que é comprometimento de renda.

A grande preocupação das pessoas que pretendem financiar a casa própria é com o valor da prestação, aliás, no Brasil para que isso se aplica de maneira geral, pois até as lojas do comércio tem o hábito de anunciar quanto as pessoas pagariam por mês se comprassem determinado produto, ao invés de anunciar o preço dele me si. Desta forma, saber quando você irá pagar por mês é de fato importante para fazer o planejamento das suas receitas e despesas e assim não ficar apertado lá na frente.

É possível simular o valor da prestação?

Sim. A Caixa Econômica Federal disponibiliza no seu site um simulador de financiamento que é uma ferramenta onde você poderá informar os dados do seu perfil ou os dados do imóvel e com base nisso site irá calcular o valor da primeira estação e também das demais prestações  que são decrescentes. Para usar o simulador da caixa siga os passos abaixo:

Passo 1: Acesse o site www.caixa.gov.br e na aba Habitação, clique em Simulador

Passo 2: Preencha os dados do seu perfil e do imóvel, com a cidade, valor do imóvel, sua renda e demais campos solicitados.

simulador da caixa perfil do comprador

Passo 3: Informe o tipo de relacionamento que pretende ter com a Caixa. Lembre-se: Quanto maior o relacionamento, melhores serão as condições, inclusive com taxas de juros mais baixas.

simulador da caixa relacionamento com a Caixa

Passo 4: Com base nos dados informados o simulador irá calcular os valores das prestações, mostrando o valor inicial ou da primeira e a final. Se você clicar no link indicado será mostrado uma tabela com os valores de todas as prestações que são inclusive decrescentes.

simulador da caixa resultado da simulação

Comprometimento da renda

Um detalhe muito importante que você precisa saber a simulação do financiamento habitacional é que no Brasil a prestação mensal ou o comprometimento mensal não poderá ser superior a 30% da sua renda, isto inclusive irá limitar o valor do imóvel que você pretende financiar. Uma pessoa com renda familiar mensal de R$ 2.000,00, por exemplo, vai conseguir financiar um imóvel cuja prestação fique em pouco mais de R$ 600,00. No Programa Minha Casa Minha Vida, por exemplo o governo usou duas estratégias para permitir que pessoas de baixa renda pudessem financiar suas moradias: baixou a taxa de juros e oferece um subsídio para custear parte do valor do imóvel e assim tornar menor o montante a ser financiado.

Tira-dúvidas

A prestação do financiamento da Caixa diminui a cada mês?

Sim, isto acontece de fato e a razão para isso não é nenhuma bondade do banco para os clientes, e sim o sistema de amortização que eles usam, chamado de SAC - Sistema de Amortização Constante. Com ele as primeiras prestações tem valor bem alto e vai reduzindo mês a mês. No simulador explicado acima é possível ver o valor de todas as prestações e ai você poderá confirmar que de fato ele faz isso.

Mas isto significa que pago menos depois?

Na verdade você paga o que tem que pagar e embora esse sistema gere nas pessoas um efeito psicológico de que depois de algum tempo elas estão pagando menos, na prática não é bem assim. Se as prestações fossem fixas, você pagaria a mesma coisa. O que acontece é que no início os valores mais altos vão amortizar o saldo devedor e na medida que ele diminui as prestações acompanham.

O resultado doo simulador é confiável. Se eu for no banco será a mesma condição?

Teoricamente sim. Tanto é que se você for diretamente na Caixa para fazer uma simulação, ele vão usar o mesmo simulador. Mas o que precisa ser considerado é se você vai apresentar a documentação compatível com o que você simulou. Se sim, não muda nada. Digo isso, pois a renda que você informou ao simulador precisa ser comprovada, caso contrário as condições mudam. Relacionamento com o banco e outros fatores podem alterar a taxa de juros e ai pode mudar o cenário.

Outros bancos tem condições melhores que a Caixa para financiamento?

Provavelmente não, mas vale a pena dar uma olhada, principalmente se você for cliente de outro banco e tiver um bom relacionamento com ele. Essa questão do relacionamento é importante pois ela é usada para influenciar a taxa de juros que você irá pagar. Quanto melhor o relacionamento mais baixo será a taxa de juros e em um financiamento de logo prazo como é o caso do habitacional, isto tem um forte impacto.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade