Dicas e informações sobre casa e construção

Projeto acústico para casa ou apto. Vale a pena?

Compare as opções que podem ser usadas em um projeto acústico para residência e veja se vale a pena ou não investir em acústica doméstica para controle de barulho externo.

O conforto é algo que precisa estar presente em nossa casa. Conforto não é luxo, é bem estar. Ele é importante para promover a harmonia no ambiente e traduzir em uma condição de moradia em que todos possam viver de forma tranquila, com deve ser o lar. Existem fatores internos à moradia ou externos que podem afetar o conforto de uma casa e um desses fatores é o barulho provocado internamente por seus moradores ou externamente pelo som alto do vizinho, carros na rua, empresas ou bares próximos, entre tantos outros fatores.

Barulho externo

O barulho externo é aquele onde temos pouco ou nenhum controle sobre ele e quando isso incomoda afeta de forma muito negativa o conforto de nossa casa a ponto de nos obrigar a buscar uma alternativa que solucione o problema.

vizinhos burulhentos som alto

Projeto acústico

Tive esse problema com um vizinho em uma casa que morava e depois em um terreno onde pretendia construir. O primeiro caso era o som alto e o segundo caso era a rua muito movimentada onde os veículos passavam em velocidade razoável fazendo muito barulho. Para os dois casos pesquisei algumas formas de conter o barulho com soluções acústicas e o que encontrei foi o seguinte:

Paredes

As paredes podem ser cortadas pelo som e uma alternativa é usar produtos especiais na construção ou ainda fazer a parede de forma diferenciada como duas paredes lado a lado com um vão entre elas, pois segundo os especialistas isto bloquearia a passagem do som. Há também as famosas mantas que poderiam ser colocadas entre as paredes, como lã de vidro ou lã de rocha ou até espuma que são esses tipos usados em estúdio de rádio. Lembrando que a segunda parece pode ser de dry wall, o conhecido gesso.

Problema: Este tipo de projeto acústico tem o custo alto e quase inviabilidade para casas já prontas.

Vedar portas e janelas

Segundo alguns especialistas um grande problema da entrada se som em um ambiente é pelas portas e janelas, afinal não faz sentido usar paredes especiais e deixa um enorme buraco das portas e janelas abertas. Esta é uma parte importante dos projetos acústicos e precisa ser considerado.

Problema: Depois de ler com atenção cheguei a conclusão que esta proposta em última análise propõe a criação de um espaço interno totalmente vedado e sem entrada nenhuma de som, mas onde não entra som também não entra ar e ai você dependeria de ar condicionado direto.

Piso e teto

Para casos de apartamento há ainda o problema com o teto e o piso que podem receber som de quem está em cima ou em baixo. As soluções que encontrei são parecidas com a proposta para as paredes. O teto faz mais sentido, mas o piso é mais complicado, mas como este não era o meu caso não fui a fundo para pesquisar outras alternativas acústicas.

Muros e árvores com barreiras acústicas

Alguns arquitetos defendiam a possibilidade de erguer um muro bem alto na frente como proteção para barulho vindo da rua e ainda a possibilidade de plantar árvores. Os dois casos funcionaria como uma barreira para o som, que embora ele faça curva, mas a cada curva ocorre certa perda de intensidade. Essas soluções são paliativas e no caso das árvores por exemplo precisaria de uma pequena floresta para se perceber alguns efeitos.

Projeto acústico vale a pena?

Difícil dizer. A conclusão que tive é que um projeto acústico é caro, requer mudanças estruturais significativas e que é melhor executada se feito na construção da casa. Depois de pronta, fica mais difícil. Conclui ainda que os resultados pode não ser a solução que gostaríamos que tivesse e que boa parte dos casos irá apenas atenuar o problema, a menos que quisermos construir uma bolha totalmente vedada com paredes ultrarresistentes, portas, janelas e outras entradas totalmente vedadas, etc. Por fim conclui que conversar com o vizinho e tentar convencê-lo a abaixar o som e vender o terreno foram para mim as alternativas mais baratas e que solucionou de fato o problema.

Comentários

Veja abaixo alguns comentários e opiniões sobre janela antirruído:


Uma verdadeira maravilha essa invenção. Para quem mora em locais muito barulhentos essa janela é um alívio para nossos ouvidos, para nossa mente. Você pode ter o melhor ambiente dentro de casa, tudo arrumado e organizado, mas se for muito barulhento você se sente incomodado, cansado sem paz. Essas janelas trazem uma sensação imediata de paz, é como se ao fechar a janela gente se sente mais leve. Bendita invenção.

Normalmente não são muito bonitas, elas têm sua função de ser antirruído, mas deixam a desejar no quesito beleza, não colaboram para a decoração do ambiente.

Ana Paula, São João de Meriti - Rio de Janeiro


Eu tinha minhas dúvidas sobre qualidade, se realmente funcionária.

Por morar em uma avenida com muita movimentação de carros, barulhos no período da noite, realmente incrível como as janelas cumpre com o prometido, isolamento acústico perfeito.

Foi instado no quarto a janela e realmente transformou em um lugar muito mais confortável, tranquilo e aconchegante.

Estou muito satisfeita com a janela estamos conseguindo dormir com tranquilidade.

Só tenho q agradecer.

Jacqueline Cardoso, São Paulo


Para quem mora em grandes centros, os ruídos acabam sendo ensurdecedor. Por morar bem no centro, perto de bares, boates e casas de festas e além disso morar em apartamento que o barulho do vizinho acaba fazendo parte do seu dia a dia, acabei me decidindo por adquirir uma janela antirruído, o que facilitou bastante meu dia a dia, ela diminuiu praticamente em 80% os ruídos que antes eram constantes vindo para meu apartamento. Agora, mesmo tendo festa no térreo, consigo dormir plenamente no meu quarto. Até a vida do meu cachorrinho essa janela antirruído melhorou, antes com o barulho dos fogos de artifícios ele sempre se assustava e acabava se machucando, o que já não acontece mais. O design dela é bem moderno, então além de proporcionar conforto ela ainda deixa o ambiente bem mais bonito, ela é para diferentes gostos, possui diferente modelos. Ela tem um preço acessível.

Samara Barboza Lima, Irece-Bahia

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade