Dicas e informações sobre casa e
construção

Vasos sanitários: Convencionais, caixa acoplada, infantil e especial

Veja os diversos modelos de vasos sanitários como os convencionais de válvula hidra, os modelos com caixa acoplada, infantil e especial. Saiba também sobre a história do vaso.

Antes dos vasos sanitários, as pessoas tinham que se librar dos dejetos de outra forma: enterrando nos bosques, atirando-os pelas janelas nos esgotos a céu aberto, jogando-os nas correntezas dos rios ou usando penicos que precisavam ser limpos diariamente.

Mas isto mudou com a invenção do vaso sanitário, que foi feita em 1596 pelo inglês John Harrington. Sua invenção sofreu algumas modernizações até chegar aos dias atuais que contam com vários modelos visando atender às diversas necessidades. Veja abaixo os modelos disponíveis atuais e os exemplos de cada um:

Vasos com caixa acoplada

O vaso com caixa acoplada é certamente o modelo mais usados atualmente. A vantagem deste tipo é a facilidade de instalação, bem como de eventuais manutenções. A caixa de água é acoplada no próprio vaso não necessitando de encanamento na parede, muito menos a colocação de válvula de descarga. Existem modelos que o vaso e a caixa se fundem em uma mesma peça.

Mais recentemente foi implementado o sistema de duplo acionamento no acionador da caixa, um para o número 1 e outro para o número 2. Assim você tem uma economia de água quando não precisa de muita quantidade.

Algumas pessoas reclamam da caixa acoplada por ela não dar uma pressão muito grande na água, sendo necessário em alguns casos dar mais de uma descarga para eliminar todos os dejetos.

Veja aqui exemplos de vasos com caixa acoplada

Vasos convencionais

O vaso convencional necessita de uma caixa suspensa para armazenar água ou encanamento na parede com uma válvula hidra para liberar água quando quiser dar a descarga. A caixa suspensa tem suas inconveniências, especialmente do ponto de vista estético, já a válvula hidra tem suas vantagens por permitir uma vazão de água com mais pressão, mas em caso de problemas e necessidade de troca da válvula, as vezes é preciso quebrar a parede.

Veja aqui exemplos de vasos convencionais

 

Caixa acoplada e caixa convencional(econômia de água)

Muitos pensam que as bacias convencionais gastam mais água do que as caixas acopladas, isso é mito. Você pode ter um duplo acionamento, tanto nos modelos convencionais tanto nos de caixaacoplada.É uma das inovações que alguns fabricantes etão oferecendo para garantir mais econômia no consumo de água. São dois botões qua acionam a quantidade certa de água a ser utilizada;o primeiro botão é para descarga com volume reduzido de água e mantém a limpeza que você precisa na bacia, consumindo aproximadamente 3 litros de água, já o segundo botão é para descarga completa que consume aproximadamente 6 litros de água e faz a limpeza total da bacia sem deixar nenhum resíduo. Independente da configuração do seu banheiro você pode contar com um modelo que te ajuda a economizar mais água na hora do uso.

Vasos sanitários infantis

Os vasos sanitários infantis não são tão comuns, mas existem modelos a venda. Na prática eles tem o mesmo funcionamento e as mesmas características, mudando apenas o tamanho ou as dimensões do mesmo. Uma vez que a finalidade é atender crianças, eles são menores.

Mas, crianças crescem e chega uma hora que mesmo que a criança tenha um banheiro próprio será necessário fazer a troca para um modelo adulto.

Veja aqui exemplos de vasos sanitários infantis

Vasos sanitários especiais ou acessíveis

Este tipo de vaso é usado com mais frequência em prédios públicos, banheiros de shopping center e outros locais de grande acesso de pessoas. Embora ele possa também ser instalado em residências, quando houver uma pessoa com deficiência com portador de necessidades especiais.

Lembrando que além do vaso com acessibilidade é necessário um conjunto de outros recursos para atender melhor as necessidades da pessoa com deficiência, como o próprio assento do vaso, barra de segurança, alça de apoio e outros produtos de acessibilidade.

Alguns produtos são fabricados em plástico de alta resistência e são adaptáveis a maioria das bacias sanitárias convencionais, que são indicados para idosos e portadores de necessidades especiais, podendo ser utilizado tanto no ambiente doméstico, como em hospitais e clínicas d erepouso.

São vários modelos no mercado, modelos com alças laterais e sem alças, ambos fixados por parafusos direto no vaso sanitário, outro modelo não requer fixação no vaso sanitário facilitando a instalação e transporte em casos de viagens, outro modelo é um modelo fixo porém com articulação oferecendo mais particidade na higienização.

Veja aqui exemplos de vasos especiais

Com informações de Leroy Merlin e As 100 maiores invenções da história, livro de Tom Philbin, Editora Difel, página 93.

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Vaso sanitário quadrado

Veja abaixo algumas opiniões e comentários sobre vaso sanitário quadrado


É uma necessidade ter um vaso sanitário, indiscutivelmente, mas eles podem ter um papel mais do que apenas o necessário. Vasos quadrados são lindos, diferentes e dão todo um diferencial ao ambiente, deixando o banheiro bem mais bonito com um aspecto sofisticado em relação a decoração do local.

Dificilmente a gente acha muitas opções no mercado para comprar. Normalmente dentre dez opções no modelo tradicional, oval, a loja disponibiliza um, no máximo dois, vasos sanitários quadrado.

Ana Paula, São João de Meriti - Rio de Janeiro


Vaso sanitário quadrado possui um design mais arrojado, ficando bem alocado em decorações mais modernas e minimalistas. O formato pode combinar com outros itens do banheiro, como o chuveiro e a pia quadrados, harmonizando-se geometricamente. O vaso quadrado certamente possui um aspecto estético mais agradável do que o modelo tradicional.

Algumas pessoas podem ter dificuldade em se adaptar à utilização prática do modelo quadrado, achando que ele é desconfortável. Ainda, dependendo do modelo, é possível que acabe acumulando alguns resíduos especialmente difíceis de serem retirados. Outra desvantagem está em encontrar tampas para substituição, em caso de danificação da original, pois o modelo tradicional ainda acaba dominando mercados e lojas de varejo mais acessíveis. Assim, é provável que o proprietário acabe tendo que despender um pouco mais de dinheiro em lojas especializadas. Em alguns casos, pode ser necessário ajustar o jato d’água da descarga, para que abranja toda a superfície do modelo.

Bruna, Porto Alegre, RS


Os vasos sanitários quadrados, deixam o ambiente mais moderno, bonito e arrojado eles dão um ar de sofisticação e requinte ao banheiro são perfeito para banheiros grandes, pois os vasos sanitários quadrados combinam melhor com um ambiente mais amplo deixando ele mais gracioso e imponentes, um banheiro com um vaso sanitário quadrado faz o ambiente parecer mais amplo do que já é.

Por ser um vaso maior, e por ter um ar mais sofisticado acredito que não combinaria com um banheiro menor, pois além de diminuir o espaço útil do banheiro ficaria desproporcional e não combinaria nem um pouco com esse banheiro mais simples e menos arrojado, o preço de um vaso sanitário quadrado também é algo que deve ser considerado na hora da escolha para que o orçamento não seja ultrapassado.

Sandra Regina Ferreira, Viamão/RS

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.