Vasos sanitários: Convencionais, caixa acoplada, infantil e especial

Veja os diversos modelos de vasos sanitários como os convencionais de válvula hidra, os modelos com caixa acoplada, infantil e especial. Saiba também sobre a história do vaso.

Antes dos vasos sanitários, as pessoas tinham que se librar dos dejetos de outra forma: enterrando nos bosques, atirando-os pelas janelas nos esgotos a céu aberto, jogando-os nas correntezas dos rios ou usando penicos que precisavam ser limpos diariamente.

Mas isto mudou com a invenção do vaso sanitário, que foi feita em 1596 pelo inglês John Harrington. Sua invenção sofreu algumas modernizações até chegar aos dias atuais que contam com vários modelos visando atender às diversas necessidades. Veja abaixo os modelos disponíveis atuais e os exemplos de cada um:

Vasos com caixa acoplada

O vaso com caixa acoplada é certamente o modelo mais usados atualmente. A vantagem deste tipo é a facilidade de instalação, bem como de eventuais manutenções. A caixa de água é acoplada no próprio vaso não necessitando de encanamento na parede, muito menos a colocação de válvula de descarga. Existem modelos que o vaso e a caixa se fundem em uma mesma peça.

Mais recentemente foi implementado o sistema de duplo acionamento no acionador da caixa, um para o número 1 e outro para o número 2. Assim você tem uma economia de água quando não precisa de muita quantidade.

Algumas pessoas reclamam da caixa acoplada por ela não dar uma pressão muito grande na água, sendo necessário em alguns casos dar mais de uma descarga para eliminar todos os dejetos.

Veja aqui exemplos de vasos com caixa acoplada

Vasos convencionais

O vaso convencional necessita de uma caixa suspensa para armazenar água ou encanamento na parede com uma válvula hidra para liberar água quando quiser dar a descarga. A caixa suspensa tem suas inconveniências, especialmente do ponto de vista estético, já a válvula hidra tem suas vantagens por permitir uma vazão de água com mais pressão, mas em caso de problemas e necessidade de troca da válvula, as vezes é preciso quebrar a parede.

Veja aqui exemplos de vasos convencionais

Vasos sanitários infantis

Os vasos sanitários infantis não são tão comuns, mas existem modelos a venda. Na prática eles tem o mesmo funcionamento e as mesmas características, mudando apenas o tamanho ou as dimensões do mesmo. Uma vez que a finalidade é atender crianças, eles são menores.

Mas, crianças crescem e chega uma hora que mesmo que a criança tenha um banheiro próprio será necessário fazer a troca para um modelo adulto.

Veja aqui exemplos de vasos sanitários infantis

Vasos sanitários especiais ou acessíveis

Este tipo de vaso é usado com mais frequência em prédios públicos, banheiros de shopping center e outros locais de grande acesso de pessoas. Embora ele possa também ser instalado em residências, quando houver uma pessoa com deficiência com portador de necessidades especiais.

Lembrando que além do vaso com acessibilidade é necessário um conjunto de outros recursos para atender melhor as necessidades da pessoa com deficiência, como o próprio assento do vaso, barra de segurança, alça de apoio e outros produtos de acessibilidade.

Veja aqui exemplos de vasos especiais

Com informações de Leroy Merlin e As 100 maiores invenções da história, livro de Tom Philbin, Editora Difel, página 93.



 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade