Ar condicionado gasta muito energia? A conta de luz aumenta muito?

Será que o aparelho de ar condicionado doméstico aumenta muito o consumo de energia elétrica e consequentemente o valor final da conta? Veja um exemplo prático mostrando isso.

O ar condicionado que antes era um símbolo de status tornou-se agora objeto de uso comum em boa parte das residências, isto porque o aumento da temperatura média nos tem levados a buscar alternativas para o conforto doméstico. Mas junto com esta boa alternativa vem também uma preocupação que é com o possível aumento do valor da conta de luz. É verdadeira a ideia que o ar consome muita energia elétrica?

Ar condicionado gasta muito energia?

Sim. O ar condicionado é possivelmente o equipamento doméstico que mais consome energia e que trará maior impacto no valor final da conta de energia. O motivo para isso é que o ar está no grupo dos aparelhos domésticos que geram calor e esses tipos são os vilões. Neste grupo também está o ferro de passar, o chuveiro, a geladeira e outros.

A conta de luz aumenta muito?

Sim. Isto também pode ser verdadeiro caso o uso seja grande no mês. Se você ligar alguns dias apenas e por períodos não muito prolongados é possível que você não perceba grande diferença no valor final da conta, mas se o uso for grande a diferença poderá assustá-lo.

Vou dar um exemplo. Veja a tabela abaixo, ela representa o histórico de consumo de energia em minha residências nos meses finais de 2012 e nos primeiros meses de 2013.

histórico consumo de energia elétrica

Note que em pelo menos dois meses o consumo de energia aumentou significativamente. Mas por quê? Veja agora outra tabela que representa a média da temperatura máxima em minha cidade no mesmo período. Esses dados eu coleto mês a mês de um site que mostra as temperaturas registradas.

média temperatura máxima

Observe que os meses mais quentes, outubro e dezembro de 2012 são os meses que geraram a conta mais alta de energia. Note que os valores altos das contas são nos meses seguintes a esses que registraram altas temperaturas. E de fato foi isso mesmo, pois em outubro e dezembro eu usei muito o ar condicionado e o resultado ficou bastante visível.

Nos últimos dias do mês de outubro, por exemplo, foram registradas as seguintes temperaturas máximas aqui (interior de SP):

Especialmente em dias como esse o ar ficou ligado o dia todo e boa parte da noite, então o impacto do ar no valor da conta realmente foi bastante alto. O modelo que uso é um modelo split da Consul de 12.000 Btus.





Uma resposta para “Ar condicionado gasta muito energia? A conta de luz aumenta muito?”

  1. Leonardo Sampaio disse:

    Obrigado pela informação, foi muito útil!

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2013 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade