Churrasqueira com fogão a lenha é uma boa opção? Como fazer?

Veja as vantagens de se usar churrasqueiras e fogões à lenha acoplados como um espaço gourmet. Veja as dicas de como construir e alguns cuidados envolvidos.

Hoje é muito comum encontrar em casas de família um espaço Gourmet. Bom, para quem não sabe, ou tem pouco conhecimento a respeito, um espaço Gourmet é um lugar à parte da casa (varanda, por exemplo), em que ficam instalados instrumentos de cozinha como fogões, fornos, churrasqueiras, enfim, seria uma cozinha à parte. Esses espaços visam o uso de instrumentos comuns alimentados com lenha e carvão por exemplo.

O mercado oferece uma infinidade de utensílios de cozinha modernos, como fogões a gás, cooktops, micro-ondas, forno elétrico, etc. De fato, eles facilitam a vida hoje, oferecendo cada vez mais praticidade e menos riscos. Mas nem por isso, o bom e velho carvão está sendo abandonado. Assim, como os instrumentos desse espaço são alimentados por um mesmo material, surgiu uma ideia de juntá-los e facilitar ainda mais o manejo com eles.

Veja um vídeo mostrando como fazer uma churrasqueira de alvenaria com fogão a lenha:

Porém esta prática de junção requer muito planejamento. Como todos sabemos o fogo produz muita fumaça e é necessário um compartimento especial para eliminá-la. Como o fogão e a churrasqueira irão ficar juntos e para gerar economia nos gastos de construção, é comum que haja uma única chaminé. É importante bem direcionar os compartimentos para que nada dê errado.

Planejamento

Uma boa opção é construir entre a parte traseira do fogão e o lado da churrasqueira uma chaminé dividida ao meio de forma com que a fumaça do fogão não acabe saindo pela churrasqueira, mesmo que por temperatura de ar, a fumaça fica direcionada a subir, nada impede que ela resolva subir fora da chaminé. Então, uma boa dica é fazer uma chaminé dividida ao meio, compartilhando assim uma única parede entre o fogão e a churrasqueira.

Além disso, pode-se optar por construí-los por cima de lajes de concreto, disponibilizando espaço para guardar coisas, e até mesmo os combustíveis – lenha e o carvão. Entre essas vantagens de se usar churrasqueira e fogão à lenha, vem a que todos nós gostamos de ouvir: queda nos preços da conta de energia elétrica! Dependendo do que será feito, a churrasqueira e o forno elétrico pode consumir muita energia, principalmente se usados constantemente. Além da economia de energia elétrica, existe a economia de gás, usado pelos fogões convencionais.

Veja aqui vários vídeos explicando passo a passo como fazer.

Diferente disso, a churrasqueira e fogão à lenha ou carvão, oferece custo mínimo ou mesmo zero no caso da lenha que pode ser encontrada em fim de obras, e madeiras de demolição. Portanto esse espaço Gourmet, onde os instrumentos para cozinhar/assar fica unificado e não é necessário o uso exagerado de energia elétrica e gás, pode ser uma ótima opção, pois mesmo em espaços urbanos onde a fumaça incomoda muito, pode ser instalados filtros de conversão, que retiram toda a impureza da fumaça.

 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade