Garantia na construção de uma casa, como funciona?

Será que serviço de pedreiro tem garantia no serviço executado na construção civil? Veja minha desagradável experiência com esta importante questão que você não poderá ignorar na sua obra.

Uma pergunta simples que muitas pessoas podem fazer é se ao construir uma casa é se teremos garantia do serviço executado pela equipe de construtores como engenheiros arquitetos eu também por pedreiros de mestre de obras. Quando foi construída a minha casa nunca pensei a fundo nessa hipótese e não questionei os profissionais que estavam envolvidos na construção da minha casa. Só depois da casa pronta é que percebi que eu havia cometido um erro ignorando esta importante questão e quando fui perguntar para o pedreiro a respeito da garantia, fiquei muito surpreso com a resposta que obtive.

Segundo ele, não havia garantia para o serviço executado uma vez que não era necessário e que tudo que tinha sido feito iria funcionar e portanto não há necessidade de ter garantias nesse caso. Fiquei surpreso e perplexo ao mesmo tempo, pois como pode um serviço de tamanha importância como a construção de uma casa não ter nenhuma garantia para quem contratou um tal serviço? Outro ponto que me deixou bastante preocupado é afirmação de que não há necessidade de garantir uma vez que tudo iria funcionar. Até onde eu sei tudo que o homem faz pode não funcionar e uma casa pode ter muitos problemas por erros na execução do projeto.

E os problemas apareceram…

Não foi preciso de muitos dias morando na casa para perceber que algumas coisas tinham sido feito erradas e que precisaria realmente de um suporte por parte do construtor. Embora eu tenha falado com ele na camaradagem ele falou que resolveria os problemas, mas estou esperando até hoje a boa vontade dele para fazer um “favor para mim”, embora eu tenha feito o pagamento para que ele fizesse serviço bem feito. Isto é um absurdo.

Isso não é regra, mas cuidado

Evidentemente que não funciona assim em todos os casos e também não estou afirmando que todos os pedreiros não dão garantia do que fazem. É possível que tenha outros tipos de pedreiros e mestre de obras que ofereçam garantia pelo serviço executado, mas recomendo fortemente que seja feito um contrato especificando os termos desta garantia a fim de evitar problemas no futuro.

Observação: No caso de engenheiros e arquitetos, como eles são responsáveis pela obra e neste caso a garantia está implícita. Creio que o problema maior está nos detalhes da execução no que diz respeito ao tipo de serviço executado pelo pedreiro ou o mestre de obras, como por exemplo um reboco mal feito, uma torneira vazando, uma janela mal colocada, piso desnivelado, entre outros.

 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade