Qual o valor da mão de obra para fazer um muro de uma casa?

Veja os detalhes da mão de obra e o custo por metro linear e metro quadrado para a construção do muro de uma casa. Baseado em uma construção real e com valores reais.

Um dos itens que mais pesa na construção de uma casa é o custo com a mão de obra, que além de ser difícil de encontrar, quando encontra o custo é alto e onera bastante o montante final que você gasta para construir uma casa qualquer. Um bom exemplo é a construção de um muro, peça fundamental em qualquer terreno para a fatura construção de uma casa.

Eu acabei de fazer a construção do muro em terreno o que pretendo construir uma casa confesso que o valor final na obra ficou um pouco acima do que eu imaginava que o custo da mão de obra certamente foi um dos itens que mais impactou. Inicialmente o pedreiro havia me passado os seguintes valores referente a mão de obra para a construção:

O custo por metro linear é referente ao alicerce e o custo por metro quadrado é construção do muro em si, ou seja, o que vem depois do alicerce. Por que a diferença? Metro linear é o mesmo que em linha, no caso do alicerce conta apenas a construção do comprimento dele, já o muro você considera o comprimento e a altura. No meu caso ficou assim:

Laterais direita e esquerda: 25,5 metros lineares cada um e 10 metros lineares no fundo. A frente não foi murada.

Então ficou assim 61 metros lineares e 122 metros quadrados, já que o muro ficou com uma altura de 2 m/2.

Calculando o custo da mão de obra teremos:

Sem contar o reboco e o chapisco o custo da mão de obra para o muro foi de R$ 40,00 o metro quadrado. Devo admitir que o trabalho ficou excelente e a execução em tempo hábil.

Reboco e chapisco

Como o muro precisou ser chapiscado, já que o reboco vai ficar para o final, houve ainda um custo de R$ 5,00 por metro, embora eu tenha pago apenas a metade, por conta de outro fator.

Fatores que podem interferir no valor da mão de obra

Há vários fatores que podem favorecer ou aumentar o valor que os pedreiros cobram para executar a construção de um muro. Dentre eles destaco os seguintes:

Muro de arrimo

Este tipo de muro, também conhecido com muro de sustentação precisa ser mais robusto, ter um alicerce mais forte, colunas mais resistentes e usar materiais estruturais, como tijolinho ou bloco de concreto. Em casos como esse o valor cobrado para execução de um muro geralmente é maior.

Tipo de material

Fazer um muro com lajota demanda um tempo, com tijolinho demando outro tempo. Certamente o pedreiro irá avaliar este aspecto e outros para saber se o material usado ajudará ou não. Lembrando que este tipo de serviço, tem o seu preço calculado em tempo gasto para a execução, logo, se um material tende a levar mais tempo para construir com ele, o preço pode se elevar também.

Tipo de acabamento

Fazer o muro, chapiscar e rebocar é uma coisa, se precisar de acabamento diferenciado, o preço também aumenta. Muitos colocam pedra aparente, fazem acabamento com massa e texturas diversas, entre outros.

Dicas:

Antes de contratar um profissional para a construção do muro, peça para ele especificar o que está incluso em termos de mão de obra, pois no meu caso eu ela minha inexperiência imaginei no início que o reboco estivesse incluso no valor do m/2 da mão de obra, mas não está;

Veja outros trabalhos que este profissional tenha feito para assegurar que a qualidade é satisfatória. Esta é a maneira mais adequada para avaliar se vale a pena contratar um pedreiro ou mestre de obras. Ao avaliar as obras que ele fez, você consegue concluir se a qualidade aplicada ali é satisfatória para o seu caso;

Faça um contrato ou documente tudo que for combinado. Isto é importante, pois este negócio de conversar e não documentar é problemático e causa muitos desacordos. Ao documentar, mesmo que no futuro o pedreiro venha a pedir mais dinheiro pela execução do trabalho, você terá como provar que o valor combinado foi outro;

Acompanhe a execução do trabalho. Este é um ponto também importante e que exige realmente dedicação de quem está construindo. Há bons profissionais no mercado e com boas intenções, mas nem sempre o resultado sai conforme você esperava e por isso é importante acompanhar.

 


Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade