Dicas e informações sobre casa e construção

Como montar Planta de casas online grátis. Veja como desenhar

Veja como desenhar a planta de sua casa online com essas boas indicações de programas grátis para design de interiores ou arquitetura. Desenhe plantas e fala projeção de móveis.

Uma das primeiras etapas do processo de construção de uma casa é desenhar a planta e por mais que pareça simples é na verdade uma tremenda dor de cabeça. As veze olhamos uma planta já pronta e não nos damos conta de como é difícil chegar até ali, afinal são muitos fatores que precisam ser considerados, como o espaço do terreno, o tamanho desejado da casa, o custo, já que cada metro quadrado a mais é um aumento significativo no valor final da obra, entre tantos outros detalhes que precisam ser considerados.

Normalmente as pessoas contratam um engenheiro ou um arquiteto para fazer o desenho da planta e demais partes do projeto, mas as vezes é bom você mesmo tentar fazer a planta baixa para ajudar a concretizar a ideia e aliar à sua necessidade. Para isso, você poderá fazer no lápis e papel ou poderá usar um programa de computador para ajudá-lo. Vou lhe dar três alternativas para isso:

Sketchup – http://www.sketchup.com/

O primeiro deles é um software bastante profissional e usado por muitos profissionais da área de arquitetura e design. O Sketchup precisa ser baixado e instalado no seu computador,para usá-lo é necessário um mínimo de conhecimento de design e não é muito recomendado para pessoas leigas no assunto. Há uma versão grátis e paga também.

FloorPlanner – http://br.floorplanner.com/

O segundo é um aplicativo online, isto é, tudo é feito diretamente no site sem a necessidade de você fazer download e instalação de nada. Ele é mais usado para desenhar a planta baixa e é bem simples de usar, bastando escolher os objetos e arrastar e soltar para ir montando o projeto do seu jeito. O seriviço conta com três versões, sendo uma delas gratuita e as demais pagas.

Homestyler – http://pt.homestyler.com

O terceiro e último é um serviço online também que pode ser usado tanto para desenhar a planta da casa como para o design de interiores com a projeção de móveis e demais objetos da casa. Este site tem uma grande vantagem que é uma galeria de projetos já criados por outros usuários e que você poderá reutilizar. Este serviço é de uso grátis.

Desenho manual

Planta casa

Contudo o método mais antigo para fazer plantas de casas é lápis e papel. Aliás, alguns arquitetos ainda utilizam este método profissionalmente. Certa vez contratei um arquiteto para fazer um projeto da minha casa e ele trabalhava com desenho manual e com uma qualidade invejável.

Mesmo que você não seja um profissional de arquitetura, mas queira fazer um esboço de uma planta, pode utilizar este método.

Um detalhe importante é que fazer um esboço de uma planta para levar para o arquiteto, geralmente não é bem visto por eles. Mas a casa é sua e você tem liberdade de expressar aquilo que deseja para seu projeto.

Tira-dúvidas:

É mais fácil fazer no computador ou na mão?

Fácil nenhum deles é. Na verdade existem pessoas com habilidades diferentes e ai vai depender de cada um. No computador tem a vantagem de você reaproveitar um modelo e modificar, caso queira fazer mais uma versão, mas ao mesmo tempo você fica mais preso a ferramenta. Fazer na mão dá mais liberdade, mas é mais complicado porque sempre vai precisar começar do zero.

Vale a pena contratar um arquiteto?

Vale sim. Quando começamos a pensar em construir nossa casa, minha esposa se encarregou de fazer a planta e foram diversas versões até que ela desistiu e contratamos um arquiteto para tocar o projeto. Na verdade o problema não é fazer o desenho da planta, mas sim solucionar os problemas relacionados ao projeto, como a distribuição dos espaços, harmonia e tantos outros. Parece simples quando você olha para a planta pronta, mas chegar até ali é complicado.

O que significa planta baixa?

É a planta que tem o desenho da casa do ponto de vista de distribuição do espaço, tamanho dos cômodos, aberturas de portas e etc. É a planta que as pessoas conhecem. Mas existem outros tipos de plantas que fazem parte do projeto arquitetônico, como a planta de cortes, telhado, elétrico, hidráulico e outros.

Posso fazer uma planta que preencha todo o terreno?

Não. Existem limites que precisam ser respeitados e cada prefeitura poderá ter padronização diferenciada, mas geralmente é necessário respeitar 5 metros na frente do terreno e pelo menos um dos lados do terreno precisa ficar com um corredor de pelo menos 1,5 metros da parede ao muro.

Há também a necessidade de criar espaços verdes e outras que podem variar de cidade para cidade

Deixe uma resposta

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade