Dicas e informações sobre casa e
construção

Ao trocar o porcelanato, tem que mexer nas portas e soleiras?

Veja esta importante dica para evitar problemas com a substituição do piso porcelanato da sua casa ou apartamento. Aqui relato minha experiência que pode ser usada por outras pessoas.

A substituição do piso de uma casa é uma das tarefas que fazem parte das tradicionais reformas que vez ou outra as pessoas executam em suas casas ou apartamentos.

Sabemos que com o tempo certos materiais acabam se deteriorando, sendo necessário à sua substituição, com o piso não é diferente.

Mas uma pergunta que precisa ser respondida é: ao trocar um piso porcelanato de uma casa, existe a necessidade de trocar também a soleiras de portas, bem como a própria folha de porta?

Bem, como eu fiz a substituição do porcelanato da minha casa, posso dar algumas dicas para aqueles que estão pretendendo fazer e tomar cuidado com alguns itens.

Altura do porcelanato

Quando propus fazer a substituição do porcelanato, a ideia não era mexer com as soleiras, muito menos com as portas, mas eu não atentei para um detalhe importante: altura do porcelanato.

O que acontece é que é o trocar o porcelanato, comprei um modelo maior e não percebi inicialmente que o fato dele ser maior também significa que ele é mais alto e isto causou diferença em relação à altura das soleiras que estavam alinhadas com o piso que era um pouco mais baixo.

Desta forma, foi necessário retirar as soleiras para alinhar altura delas com o novo piso. Acontece que ao tirar a soleiras algumas quebraram, pois são pedras que estão coladas com argamassa. Pois isso foi necessário a substituição de algumas peças.

Folhas das portas

O mesmo aconteceu com as portas cuja alturas estavam bem alinhadas com o piso atual, mas ao chegar o novo piso ele se elevou um pouquinho e dessa forma foi necessário retirar as folhas de portas e ajustar o tamanho delas.

Como no meu caso as portas eram de madeiras, isto pode ser feito, mas fique atento se você tiver por exemplo portas de ferro, alumínio ou mesmo de vidro, pois nesse caso seria um belo de um problema para resolver.

Alternativa

Para não ter o mesmo problema que eu tive, uma alternativa seria comprar um piso do mesmo tamanho do que você já tem, pois nesse caso espera-se que altura seja a mesma.

De qualquer forma é importante ficar atento nessa questão da altura pois se houver diferença de altura em relação ao piso que você já tem, você poderá ter problemas com a soleiras, folhas de portas ou até com móveis planejados, por exemplo.

Como é feito a substituição?

Existem duas maneiras: piso sobre piso ou a retirada do antigo e a colocação do novo.

Piso sobre piso

A primeira alternativa é a mais simples de se fazer e é indicada em situações em que o piso atual esteja bem alinhado, sem peças soltas e em condições de servir de base para a colocação de outro em cima.

Existe uma argamassa específica para este fim e, portanto, evita-se a quebradeira de piso, sujeira e muito transtorno.

Por outro lado, eleva-se a altura do piso, independente do modelo que você comprar e ai os problemas descritos acima serão bem óbvios. Eu não optei por fazer o piso sobre piso.

Substituição

A segunda alternativa, foi a que escolhi, ou seja, foi retirado o piso atual e depois colocado o outro. Para isso é preciso arrancar todas as peças, limpar tudo e depois fazer a colocação do novo porcelanato.

Dá mais trabalho, mas acredito que fique melhor.

Nos dois caso o grande inconveniente é que a casa precisa ser desmontada, isto é, todos os móveis, incluindo os planejados, precisam ser retirados e claro que isso causa um grande transtorno, muito trabalho e estresse.

Então, deve ser um processo bem planejado para tentar aliviar um pouco.

Uma última dica: Evite porcelanato brilhante. Eles são lindos, mas pelo menos a minha experiência com eles não é muito positiva. Eu não sei se é apenas o modelo que comprei ou se é uma característica geral deles.

O que acontece é que eles mancham com muita facilidade e dá muito trabalho para limpar. Quando digo que eles mancham, me refiro a manchas que dá para tirar, mas no meu caso usamos o produto Cif Cremoso e esfregando com força para sair.

Essas manchas podem ser de arrastar móveis ou objetos ou de alguma sujeira mais pesada.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.