Dicas e informações sobre casa e
construção

O sol da tarde é mesmo um problema em casas e apartamentos?

Veja uma análise baseado na minha experiência de moradia em um apartamento que recebe sol da tarde. Veja 5 pontos que devem ser considerados ao tratar este problema.

O sol da tarde é um problema bastante recorrente em casas e apartamentos e para muitas pessoas ele se torna um ponto de observação na hora de comprar ou alugar um determinado imóvel.

A preocupação com esse problema é justificável, afinal o Brasil é um país tropical e tem o calor como uma das suas características mais marcantes. Claro que isso impacta diretamente na maneira como nós moramos.

O objetivo deste artigo é analisar se o sol da tarde é de fato um problema tão grave como alguns imaginam ou se ele pode ser contornado com relativa eficiência.

Quando estava procurando um apartamento para comprar, uma das minhas primeiras opções era um apartamento que estava com sua face voltada para o sol da tarde, o que me preocupou bastante.

Por esta razão, procurei analisar bastante antes de fechar a compra, mas como o apartamento era bom, acabei comprando, e aqui gostaria de relatar a minha experiência com o problema do sol da tarde.

Para isso, gostaria de analisar cinco pontos importantes que você deve ter em mente ao lidar com esse problema.

Sol da tarde nas estações do ano

O primeiro ponto a observar é que a incidência do Sol muda de acordo com a estação do ano. A Terra tem uma inclinação que determina o foco de incidência do sol.

No verão, a incidência é mais direta e há mais horas de sol ao longo do dia. Consequentemente há mais calor, especialmente a tarde pelo acúmulo de sol ao longo do dia.

No inverno, a incidência do sol é perpendicular e tem menos horas de sol. O efeito aqui é o contrário do verão.

E nas estações do outono e primavera, ela fica no meio termo.

Esta observação é importante porque o sol da tarde no verão não é o mesmo do inverno. Um tem uma incidência maior e tem o aspecto da quantidade de horas de sol durante o dia. Portanto, é preciso considerar que no inverno, parte da primavera e do outono, o sol da tarde não chega a ser um problema tão forte assim.

Nuvens e chuva nas tardes de verão

Se no inverno o problema não é tão relevante, no verão sim. Isso é verdade, mas há um fator importante que ser considerado.

Durante os meses de verão, a tendência em pelo menos parte do país é ter tardes com muitas nuvens e chuva. Isso significa que no momento em que o sol teria forte incidência sobre a sua casa ou apartamento, terá uma nuvem para bloqueá-lo.

É claro que isso não acontece todos os dias, mas pode acontecer em boa parte dos dias, dependendo da região em que você estiver no Brasil. Isso acaba minimizando o problema, como percebi em minha experiência.

O sol da manhã é diferente, pois a formação das nuvens começam a ocorrer no final da manhã e se intensifica durante a tarde. Assim, no verão, a chance de ter sol de manhã é bem maior do que a tarde.

Janelas fechadas

Não resolve totalmente o problema, mas manter as janelas fechadas no período da tarde quando o sol está incidente ajuda bastante.

Esta é uma prática que deve ser adotada para evitar que a insolação incida diretamente dentro do imóvel. Isso não resolverá completamente o problema, mas, combinado com outras ações, pode ajudar consideravelmente.

Utilização de cortinas blackout

No meu caso, tenho uma porta de vidro que dá para a sacada. Nesse caso, nós instalamos cortinas blackout que, à tarde, geralmente fechamos. Isso funciona como uma espécie de barreira para bloquear a entrada do sol no apartamento. Pode não parecer muito, mas isso ajuda bastante e essas cortinas mostraram-se eficientes no nosso caso, talvez possam ajudar também.

Ar-condicionado

Por fim, e não menos importante, existe a questão do ar-condicionado, que pode resolver o problema do calor dentro do apartamento ou da casa. Ter um ar-condicionado no Brasil deixou há muito tempo de ser um luxo e hoje é uma necessidade que acredito que todas as pessoas deveriam ter.

É importante destacar que para usar o ar-condicionado é bom observar os fatores anteriores que eu citei, ou seja, manter janelas fechadas e cortinas também para evitar a incidência do sol dentro do imóvel.

O uso do ar-condicionado deve ser combinado com esses outros fatores para aumentar a sua eficiência, refrescar mais rápido e, consequentemente, ter um consumo menor de energia elétrica.

Conclusão

O sol da tarde é sim um problema que precisa ser considerado, mas não deve ser usado para descartar um determinado imóvel de imediato simplesmente por receber sol à tarde. O que precisa ser feito é analisar esses fatores e usá-los de forma combinada para obter um melhor conforto térmico dentro da sua casa ou apartamento.

Um detalhe importante é que, pelo menos no meu caso, que estou no 11º andar, tenho uma vista maravilhosa no final da tarde com um belíssimo pôr do sol (quando não tem muitas nuvens). Portanto, se há desvantagem em um aspecto, pode haver vantagem em outro.

Avalie e tome uma decisão consciente na hora de escolher seu imóvel para comprar ou alugar.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.