Dicas e informações sobre casa e construção

Pias e cubas de banheiro: De embutir, de apoio, de sobrepor e mais

Veja os vários modelos de pias e cubas para banheiros, como os modelos de embutir, de apoio, de sobrepor, cubas de semi encaixe e mais. Veja os modelos e exemplos de cada um deles.

As pias e lavatórios de banheiros podem ser encontrados em vários modelos para atender a diversos gostos, bolsos e necessidades. São peças importantes, pois além de fazerem parte do acabamento e decoração de um banheiro exercem um papel importante na usabilidade do mesmo. Escolher a cuba ou pia certa trará benefícios e conforto para o seu uso diário. Veja abaixo alguns exemplos de cubas e pias para banheiros.

Cubas de apoio

As cubas de apoio são aquelas peças que são colocadas em cima da base da pia. Ela é indicada para situações onde você não quer furar a pedra, exceto o necessário para passar o cano. Este modelo por ficar sobre a pia tende a ficar alto e portanto é preciso pensar na altura da instalação da pedra da pia, para que não fique alto demais.

Veja aqui modelos de cubas de apoio

Cubas de embutir

A cuba de embutir funciona de forma diferente da anterior, aqui, a cuba será embutida na bancada ou pedra da pia, funcionando de maneira simular a uma pia comum. É necessário observar a profundidade da bancada antes da compra e instalação. Ela é vantajosa, pois não usa espaço sobre a pia.

Este tipo é bastante usado quando você compra o gabinete pronto e ai usa uma dessas cubas para embutir nele. Há modelos redondos, oval, retangular e quadrado.

Veja aqui modelos de cubas de embutir

Cubas de sobrepor

A cuba de sobrepor é uma espécie de junção dos dois modelos anteriores, ou seja, ela é de embutir, uma vez que fica embutida na bancada, mas não totalmente, ficando uma parte dela acima do tampo, como acontece com o modelo de sobrepor. Podemos dizer que ela é meio embutir e meio sobrepor.

Se você acha que a de sobrepor fica muito exposta e a de embutir é muito simples, talvez este modelo seja o ideal por ter um pouco das duas.

Veja aqui modelos de cubas de sobrepor

Cubas de semi encaixe

Os modelos de semi encaixe também mesclam a função de embutir e de apoio, mas a maioria dos modelos parecem funcionar mais como apoio já que ele fica exposto mesmo. O diferencial é que ele tem um certo encaixe na bancada, daí vem o seu nome.

Veja aqui modelos de cubas de semi encaixe

Pias e lavatórios

Essas são as pias tradicionais de banheiros, compostas por uma única peça que dispensa inclusive o uso de gabinete ou armário. Este tipo de pia já foi muito usado no Brasil, mas atualmente as pessoas tem optado mais por modelos com gabinete ou mesmo aqueles com pias e armários planejados usando cubas.

Um detalhe importante é que este tipo de pia sugere o uso de uma coluna, apenas de não ser obrigatório, mas o ideal é ter uma coluna que poderá servir tanto de apoio, como de acabamento para a pia.

Veja aqui exemplos de pias e lavatórios

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade