Casa em L, cuidado com a iluminação e ventilação

Veja minha experiência com uma casa em L e os problemas que encontrei com a iluminação natural do ambiente e a pouca ventilação natural que este modelo proporciona.

A famosa casa em L é um modelo de casa cuja planta simula uma letra L e é um tipo de construção bastante comum no Brasil. Geralmente usada quando alguém quer fazer a construção no fundo do terreno a fim de aproveitá-lo melhor pensando talvez em uma futura construção na parte da frente do terreno.

Como vendi minha casa com a finalidade de fazer uma nova construção em outra parte da cidade, tive que alugar uma casa temporariamente e esta casa que aluguei é uma casa em L. Embora seja uma boa casa, percebi duas sérias deficiências nela: A iluminação e a ventilação. Como esses dois fatores influenciam no conforto e inclusive na conta de luz, resolvi compartilhar essa experiência para que outras pessoas possam avaliar bem seus projetos antes da construção.

Iluminação

A iluminação ficou bastante prejudicada na sala da casa. A sala fica bem na curva do L e a luz natural tem pouca penetração neste cômodo. O resultado é o uso da luz artificial até durante o dia. Na verdade isto não deve acontecer em todos os casos, aqui o problema foi agravado por uma varanda que acaba abafando também a luz natural. Veja o rascunho abaixo que fiz da planta da casa.

Desenho casa em L

Ventilação

Mas o fator mais preocupante é a ventilação. Como a casa foi feita na divisa, não há área de escape par o ar, assim, mesmo que tenha portas e janelas na frente, o ar não tem para onde sair no fundo e, portanto a ventilação é bloqueada. Resultado: uma casa muito quente. Como não bastasse isso ela fica muito exposta ao sol da tarde, contribuindo muito para o aumento de calor, especialmente no final da tarde e a noite.

O problema do calor

O Brasil é um país tropical, esta expressão é muito comum e você já deve ter ouvido falar muito dela. Mas o que isto significa? Bem, isto quer dizer que a posição geográfica do Brasil está localizada nos trópicos do Equador e de Capricórnio. Quando mais próximo você estiver da Linha do Equador, mais quente tende a ser e mais regular tende a ser os períodos de calor. Quando mais distante estiver desta linha, mais irregular tende a ser os períodos de temperatura, isto é, frio e calor, mas um calor mais brando.

Com isso, o Brasil é um dos países mais quentes do mundo, não o mais quente, mas ele entra no grupo dos mais quentes. Com isso a preocupação na construção de uma casa, deve levar em conta este fator.

Projeto térmico

Para resolver ou pelo menos para amenizar este problema, os arquitetos trabalham com o projeto térmico que pode ser feito isoladamente ou como parte de um projeto de uma casa qualquer. Isto significa que ao projetar uma casa é preciso levar em conta a questão do calor e permitir áreas de ventilação e em muitos casos usar recursos e materiais que venham trazer o conforto térmico. Entre as técnicas que podem ser usadas para uma casa em L ou outros tipos de construção estão:

Conclusão

Eu não quero com isso dizer que o modelo de casa em L deve ser evitado, mas que ele precisa ser bem planejado dentro do espaço que você tem no terreno levando em conta os fatores acima expostos. Pense como será a ventilação da casa, isto é muito importante e também como será a exposição dela ao sol, especialmente o sol da tarde que é mais forte.

No meu caso a solução teve de ser ventiladores de teto em cada cômodo e agora adotei um ar condicionado, que resultará assim no aumento significativo da conta de luz. Pense nisso.

 


3 respostas para “Casa em L, cuidado com a iluminação e ventilação”

  1. [...] grande em torno da frente da casa, cobrindo todas as paredes voltadas para o terreno. Veja aqui o modelo da casa em L. Então ficou claro que sem ventilação e ainda tendo a varanda para impedir que pelo menos um [...]

  2. [...] Ventilação e iluminação. Este item é importantíssimo e deve ser levado muito a sério, pois negligenciar isso poderá trazer problemas para o imóvel como pode ser visto no texto: o cuidado com a iluminação e ventilação. http://www.casadicas.com.br/casa/casa-em-l-cuidado-com-a-iluminacao-e-ventilacao/ [...]

  3. [...] Esses recuos e outros recursos no desenho visam principalmente a iluminação e a ventilação dentro do imóvel. Para entender melhor leia o texto: Casa em L, cuidado com a iluminação e ventilação. [...]

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade