Condomínio de vários blocos de apartamentos é bom para morar?

Quais as vantagens e desvantagens para quem mora em condomínio de vários blocos de apartamentos? Vale a pena comprar um apartamento nesses condomínios para morar?

Todas as pessoas gostariam de ter a casa própria para morar, afinal morar de favor ou de aluguel não é algo que agrade as pessoas. Uma alternativa de moradia que ficou comum no Brasil, especialmente nas grandes cidades são os condomínios de apartamentos, aqueles formados por diversos blocos e que permite que muitas famílias possam morar em um mesmo condomínio, reduzindo o custo de construção e utilização de terreno e consequentemente o preço final dos apartamentos.

Vantagens para quem mora

As vantagens para quem mora nesse tipo de condomínio estão relacionadas com a economia principalmente, pois é mais barato comprar um apartamento em um desses blocos do que comprar uma casa que vai ocupar um terreno inteiro. Para quem não sabe o preço de uma casa inclui o preço do terreno também. Outra vantagem ainda econômica é o preço do condomínio que tende a ser bem mais barata que nos apartamentos de torres. O motivo é que normalmente esses blocos são baixos e não usam elevador e ainda tem uma infraestrutura mais enxuta e portanto mais barata.

Minha Casa Minha Vida em Fortaleza

Desvantagens

Não dá para generalizar, mas em muitos casos há falta de privacidade já quem todos moram muito próximos uns dos outros. Existem ainda problemas relacionados a barulho em muitos condomínios deste tipo. É bom lembrar que na maioria dos casos as construções são simples e não leva em conta o isolamento acústico ou um projeto mais refinado visando atenuar ruídos.

Eu morei em um desses condomínios e eu ouvia nitidamente as moças do apartamento de baixo andar dentro de casa com seus sapatos barulhentos, sem contar abertura e fechamento de portas de guarda-roupas, entre outros tipos de ruído.

Condomínio de vários blocos de apartamentos é bom para morar?

É bom sim, mas precisa ter cuidado na hora de comprar, pois existem os bons e os ruins. Avalie o tipo do condomínio, veja se o estilo de vida das pessoas que moram ali esta de acordo com o seu, afinal se você é uma pessoa recatada e de hábitos moderados, não se sentirá bem em um condomínio com vários apartamentos onde o estilo de vida seja de pessoas sejam de festas contínuas com muito barulho e agitação.

É importante observar se o condomínio tem um regimento interno e principalmente se a direção faz valer o regimento. Normalmente todos os condomínios precisam ter o regimento que entre outras coisas deve estabelecer as condutas para o convivi comum das pessoas, mas é importante verificar se ele está sendo respeitado e se houver desrespeito, se há a devida punição.

Lembre-se: Um lugar sem normas onde cada um faz o que quer não é lugar para morar.

 


Deixe uma resposta





Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade