O que é pé direito na construção de uma casa

O que é pé direito no projeto e construção de uma casa? Veja a definição do termo, se há padrão de altura para o pé direito e as desvantagens de tê-lo muito baixo em uma casa.

A construção e uso de uma casa envolve em primeiro lugar o conhecimento de termos relacionados a construção e que são importantes em diversos momentos, como a contratação de um serviços, na definição das etapas da obra, na compra de materiais de construção, no entendimento da linguagem da construção, e entre outros.

Pé direito de uma casa

O pé direito é um exemplo disso, pois o termo é bem comum, mas possivelmente nem todas as pessoas o conhece. Pé direito é a altura que fica entre o piso e o teto da casa na parte interna. Para quem está dentro da casa pode-se afirmar também que o pé direito é a altura da parede mais a laje. Este conceito embora simples é importante pois poderá causar alguns impactos negativos na casa se for mal observado, como é o caso do pé direito muito baixo.

Pé direito alto ou baixo?

Uma dúvida bastante pertinente, por sinal é se há um padrão de altura do pé direito ou pelo menos uma altura recomendável. A reposta é que padrão não existe, já que cada construção é um projeto diferente da outra, mas atualmente se recomenda 3 metros, sendo até 2,80 aceitáveis. Abaixo de 2,80 não é recomendável pois pode ficar abafado e muito quente o ambiente.

Acima de 3 metros fica a critério do construtor ou dono da obra, há casos em que alguns ambientes como a sala pode ter um design diferenciado com o pé direito bem mais alto que os demais cômodos. Quando o pé direito é mais alto não há tanto problema, exceto talvez o consumo maior de material para erguer a parede, custo de mão de obra e manutenção. O caso a observar é quando ele é muito baixo e isto se explica pelos motivos acima descrito, especialmente pela possibilidade de ter um ambiente desconfortável.

Pé direito duplo

Existem casos em que se adota o chamado pé direito duplo e isto acontece mais em casas bem altas ou sobrados. Veja abaixo um vídeo que mostra como foi feito a reforma de uma casa com a adoção do pé direito duplo.

Sala com pé direito alto ou duplo

Uma tendência que já pode ser observado em várias construções é o uso de pé direito mais alto apenas na sala, em alguns casos com ele duplo, inclusive. Esta estratégia cria uma espécie de um sobrado, mas só na parte da frente, ficando o restante com a estrutura de casa térrea. Em muitos condomínios residenciais, este tipo de construção é adotada, inclusive para valorizar mais o imóvel.

Vantagens do pé direito alto

Desvantagens do pé direito alto



 


2 respostas para “O que é pé direito na construção de uma casa”

  1. Lenne disse:

    Pe direito muitoooo baixo o qu fazer

  2. fernando disse:

    Pé direito é a diferença entre o piso superior e o piso inferior, essa medida envolve a (espessura) da laje, o conceito que vcs tem de pé direito está ERRADO, essa medida que vcs estão falando refere-se a altura do ambiente e NÃO, PÉ DIREITO.
    antes de escrever algo técnico recorra a uma informação técnica.

    atenciosamente

    fernando

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade