Dicas e informações sobre casa e construção

Eletros para cozinha: Fogão, cooktop, forno, coifas, micro-ondas

Exemplos e modelos de eletroeletrônicos para cozinha, como fogão convencional, cooktop, fornos de embutir e micro-ondas, coifas, exaustores e depuradores de ar para a cozinha.

Por conta do cozimento, frituras e outros processos de preparo de alimentos, a cozinha é um local onde há muita gordura, fumaça e as vezes o ar quente por conta da formação de calor no fogão. Conheceremos as opções para purificação do ar como coifas, exautores e depuradores, bem como os tipos de fogão e fornos que são usados na cozinha para auxiliar no preparo dos alimentos. Veja abaixo as opções.

Fogões

O fogão é provavelmente o item principal da cozinha, isto porque ele exerce papel importante para auxiliar no preparo dos alimentos. Há basicamente dois tipos de fogões: os convencionais e os cooktops.

Fogões convencionais. São os tradicionais e os modelos mais antigos amplamente usados ainda. Eles podem ser de 4 bocas, 5 e 6 bocas, isto nos modelos residenciais. Eles têm ainda um forno embutido e são alimentados pelo GLP, o chamado gás de botijão ou de cozinha. Exemplos de fogões convencionais

Fogões cooktop. São os modelos mais recentes e modernos. Eles são fixados em uma bancada, muito similar ao que é feito com uma cuba de pia, ou seja, é necessário furar a pedra no tamanho certo para encaixar o cooktop. Exemplos de fogões cooktop.

Fornos de embutir

Os fornos elétricos mais modernos são os modelos de embutir, geralmente em um armário tipo torre onde é normalmente mais apropriado.

Veja exemplos de fornos de embutir

Micro-ondas

O forno de micro-ondas é bem conhecido e um dos eletros mais comuns nas cozinhas brasileiras. Uma característica importante na hora de comprar micro-ondas e atentar quanto ao tamanho dele que é medido em litros.

Veja exemplos de micro-ondas

Coifa, exaustor e depurador

São usados na cozinha para eliminar o ar gorduroso e fumaça provocado por frituras e outros processos de preparação de alimentos. Há uma pequena diferença entre os três, como podemos ver a seguir:

  • Exaustor. Ele faz a troca de ar, tirando o ar quente e fumaçado de dentro da cozinha e substituindo por ar frio do lado de fora. Exemplos de exaustor.
  • Coifa. A coifa geralmente usa uma tubulação para fazer a sucção do ar quente para fora do ambiente. Exemplos de coifa.
  • Depurador. O depurador é equipado com filtros que fazem a filtragem da gordura resultado no ar mais puro. Exemplos de depurador.

Com informações de Leroy Merlin.

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade