Dicas e informações sobre casa e construção

O que é varanda gourmet em casa ou apartamento?

O termo varanda gourmet pode soar estranho para algumas pessoas, mas este termo está muito na moda e tem sido adotada com muita frequência nos projetos de casa ou apartamento recentemente. Leia o artigo e entenda mais sobre isso.

A palavra gourmet possui ascendência francesa, sendo designava os bons apreciadores de vinho, os verdadeiros conhecedores das outras pessoas. Ela é, atualmente, parte do vocabulário da língua portuguesa e ampliou o seu âmbito para tudo o que se relaciona com os prazeres da mesa, na perspectiva da autenticidade e da qualidade.

O termo se associa a tudo que tem toque de requinte e sofisticação. É por isso que nas varandas a palavra passou a ser usada para caracterizar um local mais completo que os de lazer tradicionais.

Uma varanda ampla pode ser uma extensão da sala e da cozinha. Quando essa varanda possui equipamentos como cooktop, forno, bar, ou seja, um espaço para apreciar uma boa comida e bebida ao ar livre, a chamamos de varanda gourmet.

Definindo o que é uma varanda gourmet

A varanda gourmet é um espaço que vem sendo cada vez mais utilizada em projetos de apartamentos. Esse ambiente é criado para oferecer lazer individual ao morador, mas, também, como uma área da casa para receber amigos e familiares.

Diferente das varandas comuns, ela é projetada para acomodar objetos e elementos que, normalmente, ficam em outros cômodos da casa, especialmente da sala e cozinha, a tornando única, bonita e funcional. Ela se destaca por possuir um espaço maior com tecnologia, como se fosse uma expansão da sala com uma visão de varanda. A varanda gourmet une o conforto, a elegância e a praticidade, com um tamanho de espaço para colocar sofás, puffs ou uma rede para descansar.

Esse tipo de varanda é uma ótima opção para quem gosta de receber, uma vez que todos podem ficar acomodados no mesmo espaço. Devido às suas características, não é necessário fazer um deslocamento até a cozinha para servir uma refeição. Ela pode ser equipada com variados eletrodomésticos, ter um espaço com pia e pequenos armários projetados para armazenar os utensílios.

Não há qualquer regra para projetar esse tipo de varanda. O importante é que o espaço tenha diferenciais que atendam às necessidades do proprietário com total praticidade e conforto.

O que pode ter em uma varanda gourmet?

Existem alguns elementos essenciais para a composição de uma varanda gourmet em uma casa ou apartamento. Alguns deles são:

Churrasqueira

A churrasqueira é muito importante em uma varanda gourmet. Ela é um item extremamente prático para preparar alimentos, além de ajudar na beleza do espaço. É importante que seja escolhido um material de destaque para revestir a superfície aparente.

Atualmente, existem algumas composições mais modernas para churrasqueiras mais discretas. Para um visual mais sofisticado é indicado acabamento em madeira, azulejo ou pastilhas, e para um estilo mais rústico é indicado pedras naturais e irregulares ou tijolinho maciço.

Outra característica comum na churrasqueira gourmet é seu estilo quadrado e uniforme, diferente das churrasqueiras de tijolinho aparente que são achatadas em sua base e afunila na parte superior.

Bancada

Uma bancada é um bom elemento para apartamentos pequenos, podendo servir para preparar alimentos e bebidas. Ela pode estar acompanhada de banquetas altas para comer a refeição.

Poltronas e puffs

As poltronas e puffs proporcionam conforto para os convidados se sentirem acolhidos no ambiente. Há uma grande variedade de modelos e estilos para escolher entre uma variedade de sofás, pufes, banquinhos etc., e acessórios como mantas e almofadas para os assentos.

No caso de varandas muito abertas, o melhor é mobília de material sintético para ter o máximo de resistência.

Fogão cooktop

O fogão é item fundamental e o modelo cooktop é ideal por poder ser instalado em uma bancada projetada para a área, podendo ter pia ou uma minicozinha para preparar as refeições.

Mas para ter um cooktop é preciso instalar uma coifa acima do fogão para sugar toda a fumaça, um ambiente livre de odores ruins.

TV

Uma TV é um item importante em qualquer residência, seja um apartamento ou uma casa. Ela pode ser instalada diretamente na parede ou ser colocada sobre uma prateleira alta para ocupar menos espaço no local.

Com a instalação de uma prateleira, além da TV, também, podem ser colocados os acessórios que são utilizados em conjunto com a televisão.

Spot e pendentes para iluminação

Uma boa iluminação também faz parte deste ambiente e isto normalmente são feito com spots de led ou pendentes sobre a bancada. O ambiente fica bastante aconchegante a noite com esses recursos de iluminação.

Varanda gourmet planejada

Fazer uma varanda gourmet planejada com móveis multifuncionais ajuda a garantir que todo o espaço seja muito bem posicionado e aproveitado, principalmente em apartamentos. Uma varanda gourmet planejada é a melhor estratégia de posicionamento dos ambientes.

Assim o arquiteto pode planejar não apenas a varanda gourmet, bem como a sua integração com a casa ou o apartamento. Isto valoriza muito o ambiente e ao torná-lo integrado fica com mais praticidade ainda.

Por Redação e G Produções Editoriais

Comentários

Veja abaixo alguns comentários e opiniões sobre a churrasqueira gourmet:


O churrasco fica pronto em poucos minutos, bem mais rápido e limpo do que no método com carvão. O sistema automático também confere mais segurança ao churrasqueiro

Tem um tamanho compacto e foi fácil a instalação, Uso em bancadas para almoços ou reuniões pequenas entre amigos.

Fácil de limpar, possui acendimento automático e regulador de temperatura, não produz fumaça, só vapor.

Requer tomada próxima da área de preparo das refeições e, dependendo do modelo, pode consumir bastante energia. O risco de um aparelho sem certificação pegar fogo é grande.

Jacqueline Cardoso, São Paulo


Quando se fala em uma churrasqueira gourmet a maior vantagem com certeza é a sua beleza, podendo deixar ela onde quiser. Além dessa vantagem não têm outra. Se na sua casa tiver um espaço, a churrasqueira que recomendo é a de tijolos, pois, além de bonita é ótima, mas se não tiver a gourmet seria a melhor opção para o designer da casa, além dela não fazer fumaça.

A única desvantagem que consigo lembrar seria o preparo da casa, pelo fato de não fazer fumaça o sistema dela não produz muito fogo, a carne acaba cozinhando e ficando mais seca pelo seu preparo lento. O que não seria uma desvantagem para quem não gosta de carne sangrando. Mas churrasco bom é assado não cozido.

Cesar pinheiro Alves, São Paulo, SP


Churrasqueira gourmet, muito bonita eficiente e prática na hora de fazer um bom churrasco, revestida e alumínio fundido e com reguladores de altura facilitando a temperatura ideal para o churrasco e carnes evitando assim de queimar os alimentos.

Com manivela para elevar ou baixar as grelhas ideal no preparo do churrasco, acompanhando rufos em inox chapas e chaminé em inox.

Super prática e resistente, não enferruja e fácil na hora de utilizar, para a limpeza recomendável uso somente de espuma macia, água e detergente neutro para não danificar as partes internas e externas da churrasqueira gourmet.

Com grelha gourmet parrilheira modelo argentino, com inclinação e gavetinha de acumular óleo decorrente ao assado dos alimentos e carnes.

Super prática e de fácil instalação, eficiência no dia a dia, muito boa e resistente.

A churrasqueira gourmet para a fixação e instalação deve ser um lugar construído idealmente e somente para ela para, com material de alvenaria.

Aline, Guarujá SP


 

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade