Dicas e informações sobre casa e construção

10 itens para analisar na compra de um terreno

Documentação, desnível do terreno, vizinhança imediata e próxima, entre outros fatores que devem ser analisados antes de efetuar a compra de um terreno comercial ou residencial.

Comprar um terreno pode ser uma boa opção de investimento ou a possibilidade de construir a casa própria que muitos, senão, todos sonham ter. Mas a compra errada de um terreno pode trazer dores de cabeça ou pelo menos frustração com o investimento ou aquisição feita. Para tentar ajudar futuros compradores, segue 10 itens para analisar na compra de um terreno.

Documentação

Documentação de imóvel

O ponto de partida é a documentação e para saber a sua situação é necessário pedir uma matrícula do imóvel no cartório de registro de imóveis. Esta matrícula irá mostrar o histórico do imóvel, ou seja, o que foi feito em termos de compra e venda, quem foram os antigos donos, se houve construção, demolição e outras averbações. Se você tiver dificuldade para analisar e entender os dados da matrícula, procure um corretor de imóveis de sua confiança para ajudá-lo na tradução dos termos.

Localização

localização do terreno

A localização é outro ponto importante e dependendo do objetivo da compra deve ser a leitura quanto à localização. Casas para moradia preferencialmente devem ser em áreas mais tranquilas, enquanto que para imóveis comerciais ou conjugados casas e escritório, por exemplo, o ideal é em ruas ou regiões e maior movimento e circulação de pessoas.

É claro que isto depende do ponto de vista de cada um, mas morar em uma rua movimentada com barulho dia e noite não é a melhor escolha para a qualidade de vida sua e de sua família. Naturalmente que regiões muitos isoladas também não é o melhor caminho, especialmente pensando na segurança.

Desnível

Desnível ou topografia

O terreno é plano ou tem desnível? O desnível é perfeitamente aceitável na maioria dos casos, mas quando ele é muito acentuado, os custos para nivelá-lo podem ser altos e consequentemente a construção encarece. O problema é mais grave quando o desnível é para o fundo do terreno, como ocorre quando o imóvel fica do lado de baixo da rua. Existe casos que é necessário fazer um porão ou gastar muito dinheiro para nivelá-lo.

A topografia do lote vai impactar de várias formas no projeto, seja no custo, o tipo de projeto que pode ser mais adequado, tempo de construção e até na maneira de usar a casa depois de pronta.

Largura do terreno

Largura ou dimensões do terreno

Enquanto eu procurava um terreno para comprar, encontrei um em uma localização privilegiada, rua ótima, boa vizinhança e preço bastante atrativo, mas havia um problema, a largura dele era de 5 metros. Tentei imaginar várias possibilidades de construção, minha esposa chegou a fazer alguns desenhos, analisei plantas prontas que encontrei na internet e não consegui chegar a um modelo de casa que atendesse nossa necessidade dentro daquele terreno. Uma pena! Então minha dica é que analise bem essa questão, pois larguras muito estreitas tende a dificultar muito o projeto da casa.

Atualmente há uma tendência de ter terrenos muito pequenos, assim como acontece com apartamentos que vem diminuindo de tamanho. Isto acontece em função do alto custo do metro quadrado na maioria das cidades.

Posição do sol

posição do sol

Muitos podem não dar importância a isso, mas acredito que você deva analisar sim posição do terreno em relação ao sol. Esta análise deve ser feita considerando o sol da manhã e o da tarde, especialmente. O da manhã é importante para funções domésticas, como por exemplo secar roupas, já o da tarde tem a ver com o calor e mostrará a parte da casa que tende a ser mais quente.

O sol é importante em uma casa, mas precisa ser bem analisado para você usar a trajetória dele a seu favor e criar um ambiente com melhor conforto térmico.

Vizinhança imediata

vizinhança imediada e remota

O que tem nos imóveis imediatamente em volta do seu.  Já pensou em morar ao lado de um salão de festas, uma casa noturna, um bar, uma funilaria ou mesmo um terreno baldio que está abandonado e serve para todo tipo de coisa que não presta? Ninguém pode prever o futuro, mas analisar o presente é uma atitude prudente.

Vizinhança próxima

Assim como os vizinhos imediatos é necessário analisar a estrutura do bairro como um todo. Movimentação, tipo de residências ou comércios. Se é um bairro mais residencial, comercial ou misto, entre outras coisas.

Comparação de preços

preço do terreno

O preço pedido pelo vendedor condiz com a realidade da região? Analise junto às imobiliárias os valores que estão sendo pedidos por outros terrenos naquele bairro ou região, compare com outros bairros e tente descobrir se é esse mesmo o valor. Em um programa de TV americana que gosto de ver, antes de fazer uma venda, a corretora levanta os imóveis que foram vendidos naquela região e mostra para o comprador qual é o preço justo do imóvel que está querendo comprar. É uma atitude bastante interessante. Property Virgins é o programa e ele passa no canal Fox Life.

Limitações legais

Questões legais

Por limitações legais entenda como possíveis regras impostas ao terreno quanto ao tipo de construção, finalidade e tempo para construir, por exemplo. Isto é comum em condomínios fechados onde no próprio contrato de compra já vem especificado alguns padrões para uso daquele imóvel e as regras para construção e uso.

Em condomínios residenciais é comum haver um tamanho mínimo para a construção de uma casa, a quantidade máxima de pavimentos, se a frente pode ou não ser fechada com muro, entre outras coisas.

Valorização/investimento

valorização ou investimento

Por fim e não menos importante, analise a possibilidade de valorização daquele terreno levando em conta a estrutura do bairro, a localização, a vizinhança e outros fatores já descritos acima. Em muitas cidades um terreno em condomínio fechado tende a valorizar mais do quem em bairro aberto. Toda compra de imóvel é um investimento que pode ser bom ou não, tudo dependerá de uma análise criteriosa.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade