Casa própria, sonho ou realidade?

Segurança familiar, proteção, conforto, dignidade e direito. Veja a análise sobre a compra da casa própria vista por muitos apenas como sonho. Veja as opções para torná-la realidade.

A compra da casa própria é para muitos é apenas sonho, para outros realidade. Sonhar não custa nada, já diz o conhecido bordão, mas quando o assinto é a casa própria é ais do que justificado, pois todas as famílias, sejam elas pequenas ou grande tem a necessidade de adquirir a casa para sua moradia. Os motivos que levam uma pessoa a sonhar com a casa própria, entre outros esta:

Segurança familiar

Construção civil custo metro quadrado

A casa própria pode significar segurança para a família de várias formas, desde a segurança em si de não ficar na rua com os filhos, por exemplo, até a segurança de morar naquilo que é seu e saber que não será despejado amanhã de manhã simplesmente porque o proprietário da casa pediu a mesma, como acontece nos casos de aluguel, por exemplo.

Conforto da família

O sonho da casa própria é materializado na realidade de ter o conforto familiar. Camas para dormir, uma mesa para sentar como os filhos e almoçar, entre outras coisas comuns à todas as residências. Quando uma pessoa se propõe a construir uma família, ele está disposto a lutar para oferecer o mínimo de conforto à sua família. Alguns podem acreditar que isso é trivial e que todas as pessoas já tem isso, mas esquecem das inúmeras famílias que vivem em barracos, debaixo de pontes, no sertão onde mal comida tem, entre outros casos.

Dignidade

A casa própria pode significar dignidade e assim com foi colocado acima, a dignidade é uma condição de vida digna que envolve um mínimo de conforto e segurança, aliado a outros fatores.

Direito

Por fim acredito que todas as famílias tem o direito de ter uma casa própria e ter moradia garantida. Infelizmente isto ainda não acontece no Brasil e sei que não será fácil de acontecer, pois falta muita coisa em nosso país, exceto dinheiro para financiar obras para a Copa do Mundo e Olimpíadas, enquanto muitos irão continuar com o sonho, apenas o sonho da casa própria.

Como comprar a casa própria?

Quem não tem o dinheiro para comprar a vista uma casa, precisará recorrer a uma modalidade de financiamento que poderá ser um consórcio ou financiamento habitacional pela Caixa, por exemplo. Leia os textos: O que é financiamento imobiliário e Como funciona o financiamento de imóveis e também sobre o consórcio: Consórcio de casas, vale a pena consórcio de imóveis ou habitacional?

 


Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade