Dicas e informações sobre casa e construção

Tipos de condomínio: horizontal e vertical, residencial e comercial

Veja quais são as diferenças entre condomínio horizontal e vertical e ainda entre condomínios residenciais e comerciais. Entenda o que é um condomínio e como ele funciona.

O termo condomínio é usado para designar uma situação onde mais de uma pessoa tem domínio sobre um determinado bem. No caso do setor imobiliário, os condomínios são bastante comuns e refletem boa parte dos empreendimentos imobiliários no momento. Mas existem algumas classificações que precisam ser feitas para uma melhor compreensão do termo, então é comum encontrarmos as classificações horizontal e vertical, residencial e comercial.

Condomínio Vertical

O termo vertical pode ser usado para informar que se trata de um edifício de apartamentos no formato de torre, que pode ser formado por apenas uma torre ou várias torres irmãs. É uma definição que serve como orientação no caso de venda ou de referência para quem compra um imóvel na planta, por exemplo.

Condomínio horizontal

condomínio horizontal condominios de casas

Já o condomínio horizontal é aquele onde as construções são feitas no plano horizontal ou uma ao lado da outra e não em cima da outra como acontece plano vertical. Em outras palavras podemos usar um termo mais popular que seria o condomínio de casas construídas no plano horizontal. Esse tipo de condomínio deve ficar cada vez mais restrito pois ele exige um terreno maior para a sua construção e com as limitações geográficas cada vez maiores, especialmente nas grandes cidades fica evidente que os condomínios verticais terão muito mais espaço do que os horizontais.

Condomínio Residencial

Outra classificação encontrada com facilidade é quanto a finalidade dele, neste caso podemos afirmar que há dois tipos: residenciais e comerciais.

O condomínio residencial é aquele destinado a moradia de uma família. Normalmente o contrato de compra de imóveis em condomínio residencial expressa a obrigatoriedade de aquele imóvel ser usado para fins de moradia e normalmente de uma única família. Naturalmente que com a vida moderna, moradia e trabalho as vezes se juntam, mas o que geralmente não é permitido é a construções de prédio comerciais destinado a exploração de atividades comerciais e circulação de pessoas.

Condomínio Comercial

E os condomínios comerciais são destinados a construção de prédios para a exploração da atividade comercial ou industrial por exemplo. Em muitos casos eles são fomentados pelas prefeituras que visam atrair empresas, em outros casos são criados por iniciativa privada para exploração comercial do setor.

Conclusão

Seja residencial ou comercial, seja vertical ou horizontal, os condomínios são em última instância uma sociedade formada por duas ou mais pessoas e toda sociedade tem conflitos de interesse, de valores, entre outros. Normalmente os condomínios são regidos por um contrato onde fica especificado os direitos e deveres de cada condômino e é administrado por uma empresa especializada em administração de condomínios. Também é necessária a eleição de um síndico que é responsável pela orientação, fiscalização e intervenção em eventuais conflitos. Em sua seu papel é fazer valer o contrato e manter a boa ordem no condomínio.

Deixe uma resposta

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade