Mesa redonda, quadrada ou retangular. Qual é melhor?

Veja as dicas de como escolher o tipo certo de mesa para a sua casa e as características dos modelos quadrados, redondos ou retangulares. Confira o artigo.

Uma coisa que faz muita falta em casa é uma mesa. Geralmente as mesas fazem história na família. Guardam as lembranças de muitos almoços de domingo, horas de estudo, afazeres domésticos, discussões, os primeiros passos dos filhos e netos…

São móveis feitos para durar e que geralmente passam de geração para geração.

Mesa redonda, quadrada ou retangular?

mesa de cozinha

O tamanho e o formato da sua mesa vão depender do seu espaço e do número de pessoas que irão utilizá-la com frequência.

Até mesmo o estilo do ambiente (decoração) pode interferir nessa escolha. Inclusive na decisão do material e do estilo da própria mesa. Essa decisão é muito particular e existem muitas escolhas no mercado, com certeza você achará uma que combine com a sua cozinha ou sala. Pode inclusive mandar fazer do jeito que preferir.

Mas a escolha do formato é fundamental e uma decisão que deve ser pensada e tomada antes de ir às compras: Mesa redonda, quadrada ou retangular?

Mesa redonda:

Pode ser comprada sob medida para o espaço disponível. Mas apesar de ser uma mesa muito acolhedora, já que todos ficam praticamente de frente uns para os outros, geralmente acomoda no máximo 6 pessoas. Quanto maior a mesa, mais pessoas cabem, claro. Mas o inconveniente é que a área central da mesa também fica mais distante e dificulta para as pessoas se servirem.

Existem mesas redondas famosas, como a Távola redonda do lendário Rei Arthur. Ele mandou construir uma mesa redonda (só que essa era oca no centro para que todos os convidados pudessem ser servidos). O objetivo era que todos fossem iguais e se sentassem a mesma mesa do Rei.

Quando se fala em discutir democracia ou qualquer assunto de forma igualitária, se usa a expressão “mesa redonda”.

Um recurso interessante é usar um centro giratório. Vai permitir o acesso a tudo que houver no centro, sem que seja necessário ficar pedindo para os outros.

Esse tipo de mesa é mais conveniente em ambientes informais, como copa ou cozinhas. Até mesmo cozinhas externas. Mas não é muito elegante para uma sala de jantar.

São ótimas para eventos festivos como aniversários, casamentos, pois a parte central é ótima para arranjos de flores ou objetos decorativos.

Veja aqui uma galeria de fotos de mesas redondas

Mesa quadrada:

As mesas quadradas também podem ser compradas de acordo com o número de pessoas e o espaço onde vai ser colocada. Assim como as redondas podem ser dimensionadas para número de pessoas, mas acomodam bem números pares e proporcionais como 4, 8 e 12. O inconveniente é o mesmo: quanto maior a mesa maior a distância do centro e a dificuldade ao acesso aos alimentos.

Nesse tipo de mesa também cabe usar um centro giratório para facilitar o acesso.

Mas essas mesas são muito úteis em espaços pequenos (com no máximo 4 lugares). Quando dimensionadas para mais pessoas ocupando muito espaço.

É muito útil em cozinhas, pois economiza espaço para ambientes pequenos. É ótima para café da manhã em áreas internas e internas, ou para apoio em outras refeições. Também pode ser usada como mesa de jantar, pois existem modelos muito elegantes e bonitos para combinar com qualquer tipo de decoração.

Veja aqui uma galeria de fotos de mesas quadradas

Mesas Retangulares:

Essas são as mais flexíveis. Podem ser dimensionadas para o número de pessoas que se desejar. Em geral cabem 6 pessoas com conforto.

Servem em qualquer ambiente: cozinhas, áreas externas, sala de jantar. O diferencial é o estilo (country, vintage etc)

Permitem acesso com facilidade ao centro da mesa. Se torna mais difícil apenas para quem senta nas pontas (é um inconveniente), mas os alimentos ficam mais bem espalhados. Num jantar com poucas pessoas, estas podem ser acomodadas só nas laterais, deixando as pontas vazias.

Em jantares formais, geralmente a refeição é servida à americana ou por garçons e não prejudica a quem senta na ponta da mesa.

Essas mesas são menos acolhedoras como as redondas, por que nem todos ficam próximos umas aos outros. Mas são muito comunitárias, permitindo que muito mais pessoas se sentem juntas ao mesmo tempo. Podem ser enormes e acomodar até mais de 50 pessoas.

São muito comuns em festas comunitárias ou em família. Nos restaurantes, quando muitas pessoas se juntam para comemorar alguma data festiva, as mesas (geralmente quadradas) são unidas formando uma grande mesa retangular.

Veja aqui uma galeria de fotos de mesas retangulares

Então, na minha opinião, mesas redondas e quadradas são ótimas para ambientes informais, cozinhas internas e internas, salão de jogos e varandas. Mas o ideal para reunir a família e os amigos para um almoço de domingo ou um jantar são as mesas retangulares. São mais elegantes e comunitárias, ao mesmo tempo.

Mas independente do material e do formato da sua mesa lembre-se que ela serve para agregar, para estreitar os laços. Seja com a família ou com os amigos. Dá no mesmo. Então use a sua mesa e cuide bem dela, por que assim ela vai ter muitas histórias para contar.



 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade