Dicas e informações sobre casa e construção

Tipos de telhas: Concreto, barro, PVC, fibrocimento, vidro e mais

Conheça os vários tipos de telhas quando ao tipo de material que são fabricadas e suas indicações de uso mais comuns. Concreto, barro, PVC, fibrocimento, vidro e mais

Ao construir ou reformar uma casa, o tipo de telha usado é de vital importância para garantir um bom resultado, seja ele estético, bem como funcional também. Na relação abaixo os principais tipos quando ao material usado na sua construção.

Telhas de barro ou cerâmicas

Telhas de barro ou cerâmicas são as mais antigas e tradicionais usadas no Brasil. Esse tipo foi basicamente a telha usada nas construções rurais e urbanas por muito tempo. Hoje, embora seja ainda muito usada, ela divide espaço e mercado ou outros tipos também. Tem a vantagem de ser relativamente barata e oferecer um bom acabamento estético, bem como ser muito durável.

Veja aqui exemplos de telhas cerâmicas

Telhas de concreto

As telhas de concreto são outra alternativa bastante usada em muitas construções e apesar de seu preço ser um pouco mais alta, ela tem a vantagem de oferecer um acabamento diferenciado e tem sido usada em construções de médio e alto padrão.

Veja aqui exemplos de telhas de concreto

Telhas de fibrocimento

Também conhecida pelas principais marcas como a Brasilit e Eternit, elas tem na verdade o nome correto do produto que é usado para a sua construção, que é o fibrocimento. São telhas geralmente grande e poucas peças são necessárias para cobrir uma grande área de telhado. Usada geralmente em construções mais simples ou em telhados embutidos, que são aqueles que ficam escondidos por platibandas.

Veja aqui exemplos de telhas de fibrocimento

Telhas galvanizadas

O modelo galvanizado é feito de aço e geralmente é destinado à cobertura de galpões, barracão e outras grandes áreas. Ela é leve e por isso é muito usada nesses locais. Aquece muito e é indicado para telhado altos a fim de amenizar um pouco os efeitos do calor.

Veja aqui exemplos de telhas galvanizadas

Telhas sanduíche

A telha sanduíche é feita geralmente por três camadas, sendo duas de aço galvanizado e a camada interna de isopor. Com isso ela se torna uma ótima opção para isolamento térmico do telhado e as vezes é chamada também de telha ecológica.

Veja aqui exemplos de telhas sanduiches

Telhas de PVC

Um modelo que deve ser usado em locais onde não haverá nenhum tipo de carga sobre o telhado, pois é um material mais sensível. Creio que ela pode ser vista como uma alternativa ao fibrocimento. Pode ser encontrada em várias cores e formatos.

Veja aqui exemplos de telhas de PVC

Telhas de vidro

Telhas de vidro podem ser usadas para fins decorativos, mas geralmente a sua principal função é iluminação. Em alguns locais mais fechados como varandas, corredores ou garagens, as vezes fica muito escuro e então são usados algumas peças de telha de vidro para permitir que a iluminação natural entre no ambiente.

Veja aqui exemplos de telhas de vidro

Telhas polipropileno

As telhas feitas de polipropileno são translúcidas e permitem a passagem da luz, embora elas protejam dos raios UV do sol. São boas alternativas ao fibrocimento e indicada para locais abertos como garagens, varandas e outros.

Veja aqui exemplos de telhas de polipropileno

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade